Como aprender o sotaque mineiro

Como aprender o sotaque mineiro
Imagem: blogpop.com.br

Tem quem ache bonitinho, tem os que julgam engraçado, diferente, difícil... E tem, ainda, os que gostam tanto de ouvir que queriam falar da mesma forma! O sotaque mineiro é rapidamente percebido por quem não mora no estado de Minas Gerais e é conhecido por resumir algumas palavras, sendo que a sua pronúncia chega a ser confundida, por vezes, com a pronúncia caipira. Em umComo.com.br você conhece as principais peculiaridades deste dialeto e descobre como aprender o sotaque mineiro de forma fácil e descontraída.

Passos a seguir:
1

Existem algumas características fonéticas básicas que quem deseja aprender o sotaque mineiro precisa saber. São elas:

  • Algumas vogais têm os seus hiatos alongados. Por exemplo: rio passa a ser rii.
  • Vogais sucessivas se transformam em similares. Exemplo: o urso vira u rso.
  • Os ritmos têm seus acentos fortalecidos, sendo que os fonemas tônicos são mais compridos que os átonos: calor se torna calôôôr.
  • Exclusão de algumas sílabas com vogais curtas. Exemplo: tomate passa a ser tomat’, sendo o “T mudo” e quase que assobiado.
  • Transformação da letra “E” em “I” e do “O” em “U”. Por exemplo: sudeste para sudesti.
  • Eliminação do som de “U” no final das frases. Caminho, por exemplo, vira caminh.
2

De dez palavras pronunciadas por um mineiro, pelo menos oito levam UAI! Esta interjeição normalmente inicia uma frase e significa susto, surpresa ou entendimento. Então, se você quer passar a ter o sotaque mineiro, pronuncie “uai” mais vezes.

3

Já a expressão aparece muito no fim das frases, principalmente as ditas para mulheres, e não tem um significado próprio.

4

Dimái da conta significa “demais da conta” e também é intensamente pronunciada no sotaque mineiro. Ela tem o objetivo de reforçar uma ideia e demonstrar uma forte opinião sobre determinado assunto.

5

Abrevie a parte de algumas palavras propositalmente, especialmente a sílaba final. A parada da pronúncia antes de “cortar” a sílaba costuma ser brusca: pedreiro fica pedreir.

6

Trem no dialeto mineiro não significa aquele transporte ferroviário que todo mundo conhece! Para os mineiros, este substantivo representa qualquer outro objeto, situação ou algo que a pessoa ache legal. Insira este termo em suas frases, principalmente quando não conseguir lembrar uma denominação específica.

7

Cadim é uma palavra que serve para dizer que você quer só um pouco.

8

O diminutivo está muito presente nas pronúncias. No entanto, ele é dito de uma forma bem diferente e única: no final de cada termo a sílaba “nho” ou “nha” que normalmente é usada para expressar diminuição é alterada para “im”. Assim, menininho vira meninim, trenzinho é trenzim, mulherzinha se torna mulherzim, e etc.

9

Uai, cê aprêêêndeu o sotaq’ mineirim num é? Então, pega "os trem tudo" que o umComo.com.br ensinô e sai prosiando por aí, sô!!!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aprender o sotaque mineiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.