Outros Idiomas

Quais idiomas se falam em França

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 28 junho 2019
Quais idiomas se falam em França

Na França converge uma grande variedade de povos, culturas e idiomas diferentes: alguns são novos, outros já estão há muitos séculos acomodados no território francês. Que idiomas falam estes povos? Além da língua francesa, na França falam-se muitas outras línguas que enriquecem o país e o convertem em um dos mais multiculturais do mundo.

Em umComo queremos revelar a você quais idiomas se falam em França para que conheça a realidade deste país, cuja língua é uma das mais faladas em todo o planeta.

Também lhe pode interessar: Quais idiomas se falam em Filipinas

Índice

  1. Idioma oficial: Francês
  2. Idiomas não oficiais
  3. Resumindo

Idioma oficial: Francês

O francês é a língua oficial da França, apesar de em todo o país se falarem outros idiomas que não apenas o francês; mas a língua oficial reconhecida pelo estado é apenas uma.

De procedência latina, o francês é um dos idiomas mais falados no mundo; estima-se que ao redor de trezentos milhões de pessoas têm o francês como língua materna ou como segunda língua. É um idioma oficial em outros países como o Congo, Canadá, Madagascar, Bélgica, Senegal, Suíça Seychelles, Haiti, Luxemburgo ou Mônaco.

Idiomas não oficiais

Mesmo que não sejam reconhecidas como línguas oficiais, existe uma grande variedade de idiomas falados na França além do francês.

  • No sul do país existem cinco idiomas diferentes: o occitano, o provençal, o catalão, o gascão e o corso (em Córsega); também, na zona conhecida como o País Vasco francês fala-se eusquera.
  • No nordeste da França, no vale do Reno, o idioma falado pelo povo é o alsaciano, uma língua muito similar ao alemão; no norte, na zona de Dunquerque fala-se holandês, dada a proximidade do território com os países baixos.
  • No oeste de França o idioma que se fala é um idioma de origem celta: o bretão.

Resumindo

Se quiser saber quais idiomas se falam em França deve-se lembrar que, mesmo que oficialmente só seja reconhecido o francês, no território converge uma grande variedade de povos e culturas que continuam usando as suas línguas autóctones: portanto, as línguas não oficiais da França são nove que, junto à língua francesa, totalizam 10 idiomas falados na França.

Inspire-se: As melhores frases em francês para status

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais idiomas se falam em França, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais idiomas se falam em França