Outros Educação de Ciências Sociais

Maiores impérios do mundo

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 16 abril 2024
Maiores impérios do mundo

Os impérios mongol, britânico e russo são alguns dos maiores impérios da história. Ao longo da história, muitos impérios deixaram a sua marca na humanidade, especialmente nos tempos antigos. Alianças, acordos comerciais, armas e casamentos são alguns dos fatores que forjaram o estabelecimento destes impérios. Diferentes povos e nações cresceram para além das suas fronteiras com o objetivo de estabelecer o seu poder cultural, político, econômico, social e linguístico.

Basta fazer um passeio pela história da Humanidade para ter consciência da existência de alguns dos mais extensos e longevos impérios. Tanto o Ocidente como o Oriente tiveram vários impérios notáveis ​​pelo seu domínio territorial até à sua desintegração. Neste artigo do umCOMO você descobrirá quais são os maiores impérios do mundo.

Também lhe pode interessar: Qual é o maior deserto do mundo

Índice

  1. Império Mongol
  2. Império Britânico
  3. Império Espanhol
  4. Império Russo
  5. Dinastia Yuan Chinesa
  6. Dinastia Qing Chinesa
  7. Império Francês
  8. Califado Omíada
  9. Império Português
  10. Califado Abássida
Ver mais >>

Império Mongol

O Império Mongol possuía o maior território contínuo da história da Humanidade, com uma área de 33 milhões de quilômetros quadrados. Seu período de auge foi no século XIII, quando atingiu uma população de 110 milhões de habitantes.

Este número populacional, em um mundo muito menos habitado que o atual, representava 25% do total mundial. Ocupou a Mongólia, a China, a Turquia, parte da atual Rússia, Irão ou Iraque e uma parte da Europa Oriental. O criador do império mongol foi Genghis Khan, pois unificou todas as tribos mongóis.

Maiores impérios do mundo - Império Mongol
Imagem: Reprodução/História Universal

Império Britânico

O Império Britânico conseguiu ser o maior da história da Humanidade apesar de os seus domínios geográficos não serem contíguos. Estavam espalhados por 5 continentes: no seu auge, durante a década de 1920, atingiram 33,7 milhões de quilômetros quadrados e uma população de mais de 500 milhões de habitantes, representando quase 25% da população mundial em 1938.

Além do Reino Unido, o Império Britânico incluía a Índia, o Canadá, a Austrália e grande parte da África.

Maiores impérios do mundo - Império Britânico
Imagem: Reprodução/Enciclopédia de História

Império Espanhol

O Império Espanhol foi o mais poderoso do mundo entre os séculos XVI e XVII sob a dinastia austríaca, mas foi em 1810, com os Bourbons, que atingiu a sua maior dimensão com 20,4 milhões de quilômetros quadrados. Teve possessões na Europa, África, América, os seus domínios percorreram o continente de norte a sul quase ininterruptamente, e na Ásia, onde manteve as Ilhas Filipinas até 1898.

Atingiu uma população de 68 milhões de habitantes, representando 12,3% da população mundial no século XVII.

Maiores impérios do mundo - Império Espanhol
Imagem: Reprodução/História Alternativa

Império Russo

O Império Russo incluía os seguintes territórios: toda a atual Rússia, Alasca, atuais Finlândia e Polônia, antiga Pérsia e Manchúria. Atingiu uma área de 22,8 milhões de quilômetros quadrados e sua época de ouro foi entre 1721 e 1917, ano em que ocorreu a Revolução Russa.

Sua população máxima era de 176 milhões de pessoas, ou seja, 9,8% dos habitantes do mundo em 1917. Dentro de suas fronteiras abrigava mais de 100 grupos étnicos diferentes, embora a etnia russa representasse 44% da população total.

Maiores impérios do mundo - Império Russo
Imagem: Reprodução/Image.jimcdn.com

Dinastia Yuan Chinesa

A dinastia Yuan estabeleceu um império sobre a atual China, atingindo 14 milhões de quilômetros quadrados e com um período de máximo esplendor em 1310. Foi iniciado em 1271 por Kublai Khan, neto de Genghis Khan, e foi seu primeiro imperador. Pouco depois de chegar ao poder, conseguiu conquistar a capital da dinastia Song, o que o permitiu unificar toda a China sob seu comando.

Maiores impérios do mundo - Dinastia Yuan Chinesa
Imagem: Reprodução/Enciclopédia de História Mundial

Dinastia Qing Chinesa

É a última dinastia imperial chinesa. Foi precedida pela dinastia Ming e durou quase 3 séculos, de 1644 a 1912. Lançou as bases da China de hoje. Atingiu sua extensão máxima em 1790, com 14,7 milhões de quilômetros quadrados.

Atingiu uma população de 432 milhões de habitantes, albergando 36,6% da população mundial, algo que nenhum outro império conseguiu na história da Humanidade. A dinastia Qing ocupou a atual China, Manchúria, Mongólia, Taiwan e áreas da atual Rússia.

Maiores impérios do mundo - Dinastia Qing Chinesa
Imagem: Reprodução/Chinawisper.com

Império Francês

O império francês teve a sua extensão máxima entre os séculos XIX e XX. A partir da Argélia e da Tunísia, espalhou-se gradualmente pelo norte, oeste e centro da África. Chegou a ocupar o território dos atuais Senegal, Mauritânia, Mali, Guiné, Níger, Costa do Marfim e Chade.

No século XX, acrescentou à sua extensão o Líbano, a Síria, os Camarões e o Togo. Na Ásia, controlava a Indochina Francesa (Camboja, Saigão, Vietname e Laos) e também estava presente na Índia. No total, tinha uma área de 12,9 milhões de quilômetros quadrados e em 1938, seu período de máxima expansão, atingiu 113 milhões de habitantes.

Maiores impérios do mundo - Império Francês
Imagem: Reprodução/Historia.com

Califado Omíada

O ex-governador da Síria, Mu'awiya, fundou o Califado Omíada no ano de 661. Damasco foi a sua capital e incorporou o Magrebe, o Cáucaso e a Península Ibérica aos seus domínios. Tinha uma área máxima de 13 milhões de quilômetros quadrados, tornando-se o maior império visto no mundo até hoje.

A Revolução Abássida ocorreu por volta do ano 750 e Abd al-Rahman I fugiu para Al-Andalus, território no qual fundou o Emirado de Córdoba, que mais tarde foi o Califado de Córdoba, e durou até 1031.

Maiores impérios do mundo - Califado Omíada
Imagem: Reprodução/A História da Espanha

Império Português

A história do Império Português nasceu das conquistas alcançadas pelos descobridores portugueses durante as suas viagens marítimas. Começou a ser forjada no século XV, naquela que ficou conhecida como a Era dos Descobrimentos, graças à conquista de Ceuta em 1415. Concluiu em 1999 com a entrega de Macau.

Henrique, o Navegador, comandou os navios portugueses que exploraram a costa oeste da África, conseguindo diversas conquistas. Espalhou-se por territórios da África, Ásia, América e Oceania, atingindo uma área de 10,4 milhões de quilômetros quadrados em 1815. O Brasil foi seu epicentro econômico e geográfico. Com a independência do país fluminense em 1822, iniciou-se o declínio do Império Português, embora no século XX tenha mantido territórios como Moçambique e Angola.

Maiores impérios do mundo - Império Português
Imagem: Reprodução/Quora

Califado Abássida

É uma dinastia califal fundada no ano 750 por Abu I-Abbas, descendente de Abbas, tio de Maomé. Ele assumiu o controle do Califado Abássida após eliminar a dinastia Omíada. Ele mudou a capital de Damasco para Bagdá, cidade que se tornou um dos principais centros da civilização mundial.

O califado abássida atingiu uma área de 6,9 ​​milhões de quilômetros quadrados. Nos seus domínios incluía a atual Península Arábica, Iraque, Síria, parte da Tunísia, Líbia, Argélia, Turquia e Egito. Al-Mu'tásim foi seu último califa, que os mongóis assassinaram em 1258 na conquista de Bagdá, encerrando o califado.

Agora que você conhece os maiores impérios do mundo, descubra Quais são os menores países do mundo e Quais são os países com monarquia.

Maiores impérios do mundo - Califado Abássida
Imagem: Reprodução/Urbipédia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Maiores impérios do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Reprodução/História Universal
Imagem: Reprodução/Enciclopédia de História
Imagem: Reprodução/História Alternativa
Imagem: Reprodução/Image.jimcdn.com
Imagem: Reprodução/Enciclopédia de História Mundial
Imagem: Reprodução/Chinawisper.com
Imagem: Reprodução/Historia.com
Imagem: Reprodução/A História da Espanha
Imagem: Reprodução/Quora
Imagem: Reprodução/Urbipédia
1 de 11
Maiores impérios do mundo