Psicologia

A psicologia das cores: o que é e significados

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 28 janeiro 2022
A psicologia das cores: o que é e significados

O ser humano recebe estímulos visuais desde o momento de seu nascimento. Um dos mais poderosos é a das cores, pois têm um significado que transcende as questões comerciais. No campo do marketing empresarial, por exemplo, a publicidade expressa a identidade de uma marca por meio de diferentes tonalidades (cores quentes ou cores frias), conectando uma determinada mensagem aos consumidores por meio do uso da psicologia das cores.

Agora, cada uma das cores existentes provoca uma reação diferente em um nível emocional nas pessoas, então é possível falar sobre o conceito de psicologia das cores. Mas o que esse termo realmente significa? Que efeito cada cor tem no comportamento humano? Para saber mais sobre a psicologia das cores, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

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Índice
  1. O que é a psicologia das cores?
  2. Psicologia da cores: amarelo
  3. Psicologia da cores: laranja
  4. Psicologia das cores: branco
  5. Psicologia da cores: vermelho
  6. Psicologia da cores: verde
  7. Psicologia da cores: azul
  8. Psicologia da cores: rosa
  9. Psicologia da cores: roxo
  10. Psicologia da cores: preto
  11. Psicologia da cores: cinza
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O que é a psicologia das cores?

A psicologia das cores pode ser definida como o estudo da influência de cada cor no comportamento do ser humano. Este é um ramo muito amplo dentro da psicologia comportamental. Em termos científicos, argumenta-se que a sensação das cores em cada indivíduo tem uma grande influência em seu estado mental e emocional.

Você pode se perguntar como funciona essa ligação entre as cores e as sensações que elas geram nas pessoas, é que as cores por si só têm a capacidade de ser um grande estímulo. Podem gerar estados de alegria ou tristeza, e até despertar atitudes ativas ou passivas. Algumas criam uma sensação de calma e serenidade (especialmente cores encontradas na parte fria ou azul do espectro), e outras causam raiva e algum desconforto (cores quente ou vermelha do espectro).

Por todas essas razões, a psicologia das cores é um assunto fundamental de estudo para empreendedores, líderes, jardineiros, arquitetos, designers, chefes de cozinha ou empresários. Cada cor tem sua própria crítica, por isso seu uso é capaz de marcar o sucesso ou o fracasso de uma marca. Daí o interesse despertado pela psicologia das cores no mundo dos negócios, principalmente na publicidade e no marketing.

Psicologia da cores: amarelo

A cor amarela é a representação do ouro e da luz. Na psicologia das cores, o amarelo está relacionado à riqueza, felicidade, abundância, poder, ação e força. Mas também representa valores negativos como raiva, inveja ou traição.

A presença excessiva ou grande intensidade do amarelo é capaz de irritar o indivíduo. Por esta razão e em geral, o amarelo é exibido em pequenas superfícies.

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Psicologia da cores: laranja

A cor laranja está associada na psicologia com ação e entusiasmo. O laranja também está relacionado a outros aspectos como sensualidade, luxúria, exaltação e o divino. Em termos de marketing político, o laranja é considerado o tom mais otimista, pelo menos nas sociedades ocidentais.

Veja também: Cores que estimulam a criatividade.

A psicologia das cores: o que é e significados - Psicologia da cores: laranja

Psicologia das cores: branco

Na psicologia das cores, o branco representa inocência, pureza, paz, limpeza e virtude nas culturas ocidentais e até mesmo em algumas orientais, como a hindu. Nas demais culturas orientais e do continente africano, a cor branca simboliza a morte, ou seja, uma alma pura que parte.

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Psicologia da cores: vermelho

A cor vermelha está ligada à paixão, ao estímulo, força, virilidade, revolução e perigo. O vermelho é um dos tons que geram maior consenso entre os especialistas. Segundo a psicologia das cores, esses fatores se devem ao fato de o vermelho se destacar como a cor do sangue, que está associado a uma certa agressividade, vitalidade e sensações extremas. Além disso, usar roupas vermelhas induz a comportamentos mais extrovertidos e assertivos.

A psicologia das cores: o que é e significados - Psicologia da cores: vermelho

Psicologia da cores: verde

No estudo da psicologia das cores, os tons verdes evocam esperança, juventude e uma nova vida. A cor verde também representa ecologia e ação. A maioria dos designers de interiores destaca que os quartos pintados de verde criam um ambiente mais descontraído e estimulam o bem-estar.

A psicologia das cores: o que é e significados - Psicologia da cores: verde

Psicologia da cores: azul

O azul é a representação de frescor, tranquilidade e inteligência, em termos psicológicos. É a cor da água e do céu. No campo do marketing e da publicidade, o azul é usado em logotipos como Twitter ou Facebook. É um tom corporativo e elegante, por isso é um dos mais utilizados pelas empresas. Além disso, a cor azul ajuda a transmitir pureza e confiança.

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Psicologia da cores: rosa

A cor rosa tem atributos muito delimitados no campo da psicologia. Geralmente na psicologia das cores, o rosa representa delicadeza, doçura, amor puro e amizade. Na cultura ocidental também é frequentemente associado ao feminino, por exemplo, é a cor do símbolo da luta contra o câncer de mama. Por outro lado, em outras culturas não está especialmente associado a um sexo específico.

A psicologia das cores: o que é e significados - Psicologia da cores: rosa

Psicologia da cores: roxo

A cor roxa tem um valor especial no campo do marketing e da publicidade, pois representa elegância e sofisticação. De acordo com a psicologia das cores, o roxo está associado à nostalgia, mistério e espiritualidade. É uma cor muito utilizada em produtos de rejuvenescimento devido ao glamour que transmite.

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Psicologia da cores: preto

A cor preta tem conotações negativas, pois está associada à morte, destruição e mal. No entanto, no antigo Egito estava relacionado ao crescimento e fertilidade. Em termos psicológicos, a ligação entre o preto e a escuridão faz desta cor um símbolo de mistério e desconhecimento. No setor da moda, transmite formalidade, elegância e sobriedade.

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Psicologia da cores: cinza

A cor cinza contém significados diferentes dependendo da cultura. Em algumas partes do mundo é percebido como representando mediocridade e indeterminação, enquanto em outras é visto como um tom que ajuda a transmitir paz, tranquilidade e tenacidade.

Se você quiser aplicar tudo o que aprendeu neste artigo sobre a psicologia das cores, seus significados e efeitos nas pessoas, recomendamos que você leia nosso post Como pintar sua casa de acordo com a psicologia das cores. Neste artigo encontrará um guia para selecionar a cor ou cores mais adequadas a cada um dos cômodos, de forma a estimular os seus sentidos e promover o seu bem-estar.

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