Partilhar
Partilhar em:

Qual a diferença entre auxiliar e assistente

Passo a Passo
Avaliação: 4,8 (94 votos)
3 comentários
9 vezes partilhado
 
Qual a diferença entre auxiliar e assistente
Fonte: redeto.com.br

Quando se está no mundo empresarial, existem diversos termos que designam o que faz ou o que deve fazer um funcionário. Esses termos e denominações são muito importantes para compreender a hierarquia empresarial. Apesar disso, existem várias palavras que nos causam muita confusão, principalmente se tratando de equivalências empresarias. Quado falamos de auxiliares e assistentes as coisas ficam um pouco mais nebulosas e é importante saber se há diferença ou não entre esses dois cargos. Nesse artigo, nós de umComo.com.br te explicaremos qual é a diferença entre auxiliar e assistente.

Passos a seguir:
1

O auxiliar de qualquer função é um empregado designado para dar auxílio a um profissional que a empresa julga de maior importância ou de maior conhecimento. Os auxiliares darão assistência sempre de maneira assídua os seus superiores com informações, dados, serviços e opiniões. Quando falamos, por exemplo, de um auxiliar de marketing, observaremos que ele dará subsídio ao profissional de marketing. Ele fará resumos sobre as campanhas, buscará informações, fará atas de reuniões e será essencial nos serviços que o profissional mais experiente não pode fazer devido a outras prioridades.

Para entender, como exemplo, o que faz um auxiliar administrativo, leia esse artigo que umComo.com.br fez sobre o que faz um auxiliar administrativo.

2

Os assistentes são os profissionais designados por suas empresas para fazer trabalho de assistência a outros funcionários que estão mais alto na escala hierárquica administrativa. Ou seja, a função do assistente é fazer assiduamente o trabalho de auxiliar o seu superior, através de informações, serviços e opiniões. Por exemplo, um assistente administrativo será o encarregado de analisar contas, fazer atas reuniões, dar opiniões sobre projetos da empresa e outras tarefas que o administrador geral não poderá fazer devido a outras prioridades e possibilidades.

3

Aparentemente, não existem diferenças entre auxiliar e assistente, mas isso varia de empresa para empresa. O costume do mundo administrativo é de menosprezar os auxiliares. Se você observar a média salarial de assistentes administrativos e auxiliares administrativos, verá que existe uma desvalorização de auxiliares.

Essa diferença é causada graças a geração de cursos profissionalizantes cada vez mais específicos. Um aluno que faz curso técnico em Administração será contratado para Assistente Administrativo e receberá um valor razoável por isso. Um aluno que faz um curso técnico em Assistência Administrativa será contratado para auxiliar e receberá cerca de 300 reais a menos por isso. Esse processo alcunha a principal diferença entre os auxiliares e assistentes. Apesar disso, eles provavelmente tem o mesmo conhecimento sobre a área, mas a nomenclatura de seus diplomas farão total diferença dentro do ambiente empresarial.

4

Em resumo, tecnicamente você não tem grandes diferenças entre esses dois tipos de profissionais, mas você observou que na prática a situação se torna diferente. A diferença entre um auxiliar e um assistente é salarial. Devido a diversos conceitos mal interpretados, achamos que existe uma diferença que vai além da barreira salarial, mas as funções de um auxiliar e de um assistente dentro de qualquer empresa serão sempre as mesmas: subsidiar e dar auxílio a um profissional de maior experiência ou formação.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre auxiliar e assistente, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Comentários (3)

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre auxiliar e assistente

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
Vânia Alexandre
Boa noite! Trabalho em um condomínio 12x36 há quatro anos e minha carteira esta assinada como atendente , eu faço todo o trabalho que um auxiliar ou assistente e muito mais faz atendo 913 aptos com diversos tipos de problemas alis problemas que vcs nem possam amiginar atendo pretadores de serviço faço planilhar verifico documentação e muitas e muitas coisas a mais gostaria de saber se minha carteira esta assinada correta ? pois não achei essa função em lugar nenhum de Atendente e muito menos administrativo . Gostaria muito de uma orientação sobre isso. atenciosamente, Vânia Alexandre
A sua avaliação:
adrianokanapenisdamota
Bom eu trabalho em uma empreza eu estava como auxilia de produção e meu olerite está vindo como assistente de produção devo altera a minha carteira profissional
MQS
APRENDE A ESCREVER PRIMEIRO, QUEM SABE NÃO MELHORA
Jacson
Obrigado. Tirou minhas dúvidas, ma empresa onde trabalho sou assistente e a minha colega de trabalho é auxiliar, porém o salário dela é bem mais que o meu :/
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Jacson! Que bom saber que o artigo foi útil para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Katarina
Mas você levantou uma dúvida em relação ao artigo, porque disse que é assistente e o auxiliar ganha mais que você. No artigo teoricamente o assistente deveria ganhar mais que o auxiliar. Como esse artigo conseguiu tirar sua dúvida se no final vc fez esse comentário?
Jacson
Já era ciente de que o assistente "ganha mais" do que o auxiliar, esse artigo veio a tirar minhas duvidas. No comentário que fiz onde o auxiliar "ganha mais", o motivo deve ser que exercemos cargos diferentes, onde a minha função sou assistente e a função da minha colega é auxiliar.

Qual a diferença entre auxiliar e assistente
Fonte: redeto.com.br
Qual a diferença entre auxiliar e assistente