PARTILHAR

Como escrever um ensaio argumentativo

Como escrever um ensaio argumentativo

Um ensaio argumentativo tem como objetivo apresentar um ponto de vista e convencer. Trata-se de uma escrita acadêmica na qual a opinião pessoal de quem a escreve é a parte mais importante. Esta opinião deve ser sempre produto de uma grande reflexão a respeito de um tema que quase sempre será polêmico. Se quiser saber um pouco mais, mostramos a você como escrever um ensaio argumentativo.

Também lhe pode interessar: Qual é a estrutura de um ensaio
Passos a seguir:
1

O primeiro que devemos fazer é escolher o tema. Para isso, é imprescindível escolher um tema que permita mais de uma opinião, pois de outra forma o ensaio argumentativo não teria nenhum tipo de interesse, pois defenderia uma opinião óbvia e generalizada sobre um tema.

2

Depois de escolher o tema, devemos pesquisar a fundo sobre o mesmo. É importante procurar fontes fidedignas para basear todos nossos argumentos. Ao contrário do que possamos pensar, a Internet será a última fonte. Os livros ou as bases de dados são as mais confiáveis em um trabalho deste porte. Entretanto, se a fonte da Internet é algum organismo oficial também contará com credibilidade suficiente.

3

Tendo-nos informado previamente sobre o tema que queremos tratar, entendemos se os nossos argumentos prévios estavam ou não sustentados. Em caso afirmativo, todo o trabalho estará quase completo, teremos apenas que escrever a tese. Em caso negativo, certamente teremos que continuar procurando ou substituir o tema por outro em que os nossos argumentos estejam suportados por dados e opiniões profissionais.

4

Na hora de escrever a tese, a primeira coisa que devemos fazer é escrever uma introdução suficientemente consistente. Um bom exemplo seria falar do tema em geral, localizar onde pensamos que está o problema ou a polêmica e propor rapidamente uma solução. Esta solução será nossa tese, algo realmente importante, pois o ensaio girará em torno dela.

5

O corpo do ensaio deverá estar dividido de acordo com os argumentos que expusermos. Assim, se formos propor cinco argumentos, podemos apresentar cinco parágrafos diferentes. Evidentemente, pode ser que algum argumento seja mais difícil de explicar do que outro. Não importa, poderemos nos estender sem problema.

6

Devemos procurar suportar cada argumento nas fontes que pesquisamos. Desta forma, estaremos conferindo credibilidade ao mesmo.

7

Por fim, devemos escrever uma conclusão na qual devemos rever rapidamente o conteúdo e sem explicar detalhadamente cada um dos argumentos. Esta conclusão nos ajudará a evidenciar ainda mais nossa opinião.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever um ensaio argumentativo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Atumane Omar António
Quero escrever um ensaio argumentativo com tema introdução a gestão e nao sei como fazer to no primeiro ano da up nampula Moçambique
Como escrever um ensaio argumentativo
Como escrever um ensaio argumentativo

Voltar ao topo da página ↑