Qual é a estrutura de um ensaio
O ensaio é um tipo de texto que analisa, avalia ou interpreta um determinado tema, seja de forma oficial ou livre. É um gênero literário, seja poesia, ficção ou drama. Os ensaios também costumam ser regidos por uma estrutura concreta. Se está interessado, neste artigo de umComo explicamos-lhe qual é a estrutura de um ensaio.
Passos a seguir:
Os ensaios devem contar todos com uma clara introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Esta é, de forma abrangente, a estrutura imprescindível que deveremos aprender para poder escrever ou identificar um ensaio.
A introdução de um ensaio é uma das partes mais importantes do mesmo, pois nela, o autor deixará claro qual é o tema que vai abordar, qual é sua tese e suas principais linhas de argumentação. Supõe-se que 10% de todo o ensaio, e no mesmo, podem ser propostos os problemas do tema em questão, reflexões do autor, leituras de outros autores, etc.
No desenvolvimento, o autor de um ensaio expõe e analisa o tema escolhido. Proponha suas ideias e argumentações baseando-se em outras fontes tais como revistas, entrevistas, livros e inclusive fontes on-line. Esta é a parte mais ampla, pois ocupa 80% do ensaio. Além disso é necessário sintetizar e resumir todo o conteúdo, pois ainda que seja a parte mais ampla, não deve aborrecer o leitor.
É no desenvolvimento onde o autor desenvolve sua tese, apoiada como dissemos anteriormente, em suas próprias opiniões e nos dados retirados de outras fontes no período de documentação.
Por fim, temos a conclusão, a parte em que se resume a ideia ou as ideias mais importantes do texto. Aquelas que o autor quer destacar acima de outras. Assim, mostrará claramente qual é sua posição, listando rapidamente os argumentos mais importantes dados no desenvolvimento.
Em umComo você pode ver outros artigos relacionados para melhorar a escrita de ensaios:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a estrutura de um ensaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.