Começar um ensaio

Como fazer o título de um Ensaio

Como fazer o título de um Ensaio

O professor de escrita provavelmente fará questão de que você ponha um título em seu trabalho e formate corretamente a página. Os títulos agregam valor a um ensaio. Oferecem aos leitores uma impressão inicial que irá guiá-los, e também podem estabelecer o tom do mesmo. Um título divertido, por exemplo, diz aos leitores que o ensaio será provavelmente de humor. Um título formado a partir de grandes palavras, multissilábicas, diz ao leitor que o ensaio é um trabalho acadêmico sério.

Também lhe pode interessar: Como escrever um ensaio argumentativo
Passos a seguir:
1

Escolha um título que se centre no tema do ensaio e que indique sua postura em relação a ele. Por exemplo, "A etiqueta como Passaporte Social em Middlemarch de George Eliot" diz ao leitor que o autor está escrevendo sobre uma obra literária em particular e que vai examinar os modos e costumes da época.

2

Preste atenção às indicações do seu instrutor sobre o formato do título. Diferentes instrutores têm diferentes expectativas. A maioria quer que seja adotado um estilo acadêmico, tal como o da ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, outros são mais flexíveis. A maioria dos ensaios, diferentemente dos trabalhos acadêmicos, usam o formato da ABNT. Você precisa saber as preferências do seu instrutor para poder realizar os ajustes necessários.

3

Ponha seu nome, o nome de seu instrutor, a turma e a data, um depois do outro, espaço duplo, no canto superior direito, uma polegada por baixo da borda superior do papel. Mantendo dois espaços, vá uma linha para baixo. Escreva o título e centre-o. Use letras maiúsculas em todas as palavras principais, mas não em preposições, conjunções e artigos. Deixe uma linha abaixo para começar a escrever o primeiro parágrafo.

4

Coloque o título no meio da página, e centre-o, só se seu instrutor pedir. Seu nome, o nome do professor, o nome da turma e a data costumam ir sob o título, um após o outro na ordem indicada e centrado, ou às vezes à direita e a três quartos da borda inferior da página. Se seu instrutor solicitar este formato, os nomes e a data devem estar justificados à esquerda. No entanto, ignore a folha da capa a não ser que o instrutor peça especificamente uma. A maioria não quer uma folha de papel adicional no momento de avaliar trabalhos acadêmicos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o título de um Ensaio, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Não utilize o título de um livro ou um conto que planeja analisar como o título de sua apresentação. Você não pode reclamá-lo como próprio, e você não está escrevendo a obra original.
  • Não utilize todas as letras maiúsculas para um título.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Arlindo Nogueira
Quero escrever um ensaio sobre o conto “Muslim: woman”, de Marilene Felinto. Gostaria de sugestões para o titulo desse trabalho. Att, Arlindo
Como fazer o título de um Ensaio