Partilhar

Como fazer uma exposição escrita

Como fazer uma exposição escrita
Imagem: lecturayredaccinenlavida.blogspot.com

As exposições escritas são textos que devem ser apresentados de forma clara e ordenada. Neles, em geral, se apresenta um assunto que se argumenta logicamente, com o qual o leitor descobrirá tudo o que engloba a dita questão. Se você não sabe como escrever este tipo de texto, preste atenção no seguinte artigo. Em umComo.com.br damos a você as dicas sobre como fazer uma exposição escrita. Siga estes conselhos e conseguirá desenvolver uma boa argumentação.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma redação discursiva
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, deve ter claro o assunto que vai expor. Faça um esquema prévio à redação com as ideias principais que vai desenvolver. Pode classificá-las por afirmativas e negativas ou por ordem de prioridade.

2

Propomos a você que na hora de redigir, siga o esquema mais simples e geral dos textos expositivos: introdução, desenvolvimento e conclusão. A seguir, damos a você as indicações para desenvolver cada parte:

  • Na introdução, deve apresentar o assunto, dar os dados mais gerais sobre ele e explicar sobre o que vai falar. Com isto, situará o leitor.
  • No centro deverá desenvolver o tema. Dando os pontos positivos e negativos sobre ele e fazendo argumentações lógicas a favor ou contra a questão.
  • O final deve ser uma breve conclusão. Nela devem ser recolhidos os pontos mais importantes que resolvam a tese. Nesta parte deve apresentar um breve resumo de tudo o que foi exposto anteriormente.
3

Por outro lado, qualquer texto expositivo deve conter as três propriedades básicas que o dotem de um sentido completo, para que o leitor compreenda adequadamente esta exposição.

4

Adequação. O texto deve ser adequado à situação comunicativa. Isto é, a linguagem utilizada, deve corresponder ao tipo de tema e ao tipo de público a que vai ser dirigido. Não será o mesmo fazer uma exposição sobre um tema médico, utilizando seu jargão, que uma exposição sobre a televisão atual. Cada exposição deve ser adequada ao seu contexto.

5

Coerência. Esta propriedade refere-se à clareza e ordem do texto. Isto é, a exposição deve ser compreendida na perfeição pelo leitor. Além disso, não deve ser contraditória, mas lógica. Por isso, o esquema da introdução, desenvolvimento e conclusão pode ajudar você a consegui-lo.

6

Coesão. As diferentes partes e ideias que compõem o texto -desde as orações entre si, até aos parágrafos- devem estar relacionadas corretamente. Para fazê-lo mais facilmente, pode utilizar os conectores, isto é, palavras ou expressões que unem as respetivas ideias: assim, por outro lado, deste modo, ou no entanto são algumas das mais utilizadas.

7

Siga estas diretrizes e conseguirá criar um texto expositivo perfeito. Lembre-se de escrever bem e evitar cometer erros de ortografia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma exposição escrita, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como fazer uma exposição escrita

15 comentários
Jorge Benge
Boa tarde. Gostaria de ter um exemplo claro de como fazer uma exposição escrita para reintegração no Itamarity (função pública), e enviar no meu e-mail. Muito obrigada.
Rafael luis ngungulo
Bom dia gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposicao ou melhor um artigo e me enviar no meu e-mal,obrigado
Jose Sinezio Lazaro
Boa tarde!Gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer uma exposicao escrita para reintegracao na funcao publica e me enviar no meu e-mail.Obrigado
Joao Delgado
Boa tarde! Gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposição para solicitação de enquadramento no ministério (trabalho), e me enviar no meu e-mail, obrigado
Alcides Pereira Gomes
Boa tarde! Gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposição, e me enviar no meu e-mail, obrigado
Verónica
PS: a descrição acima descrita adequa-se a ao género textual "texto de opinião" e não a um "texto expositivo", à exposição sobre um tema.
ANA CARVALHO
pretendo que me mostrem uma exposiçao escrita ja elaborada como exemplo
Joaquim cornelio
Bom dia gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposição ou melhor um artigo e me enviar no meu e-mail, obrigado
A sua avaliação:
elina barreiro
como devo usar a virgula correctamente?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elina! Aprenda a usar a vírgula corretamente seguindo essas dicas: http://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-se-usa-a-virgula-7189.html
Selemane Siricate
gostaria que envia-sem-me um rascunho de uma exposição, dirigida a uma escola sobre perda de testes.

Como fazer uma exposição escrita
Como fazer uma exposição escrita

Voltar ao topo da página