Escrever um ensaio argumentativo

Como fazer uma exposição escrita

Como fazer uma exposição escrita

Saber se comunicar bem na forma escrita é uma habilidade essencial para uma boa comunicação. Nesse sentido, as exposições escritas são textos que devem ser apresentados de forma clara e ordenada. Neles, em geral, se apresenta um assunto que se argumenta logicamente, com o qual o leitor descobrirá tudo o que engloba a dita questão. Se você não sabe como escrever este tipo de texto, preste atenção no seguinte artigo. No umCOMO daremos a você as dicas sobre como fazer uma exposição escrita. Siga estes conselhos e conseguirá desenvolver uma boa argumentação.

Também lhe pode interessar: Como começar uma introdução

Como fazer um texto expositivo - passo a passo

Em primeiro lugar, você deve ter um conhecimento claro o assunto que vai expor. Faça um esquema prévio à redação com as ideias principais que vai desenvolver, podendo classificá-las por afirmativas e negativas ou por ordem de prioridade. Você pode organizar o esquema prévio da seguinte forma:

  1. Em uma folha de papel, escreva primeiro qual é o tema do texto expositivo;
  2. Divida a folha em três blocos: um para triagem e seleção de informações, outro para organização do texto e um terceiro para verificar se você conseguiu atender todos os seus objetivos;
  3. No primeiro bloco, você irá inserir as informações que tem sobre o tema;
  4. No segundo bloco, é hora de usar a estrutura já conhecida de introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, deve apresentar o assunto, dar os dados mais gerais sobre ele e explicar sobre o que vai falar em um parágrafo, de preferência. Com isto, você situará o leitor. No centro deverá desenvolver o tema, dando os pontos positivos e negativos sobre ele e fazendo argumentações lógicas a favor ou contra a questão. Lembre-se que quanto mais bem fundamentado for seu texto, melhor ele será recebido. Use cerca de dois parágrafos para o desenvolvimento. Por último, o final deve ser uma breve conclusão. Nela devem ser recolhidos os pontos mais importantes que resolvam a tese. Nesta parte deve apresentar um breve resumo de tudo o que foi exposto anteriormente, em um parágrafo preferencialmente;
  5. Feito tudo isso, é hora de verificar o terceiro bloco e confirmar se você deu conta de abranger tudo o que queria no seu texto expositivo. Questione-se: seu texto está adequado ao tema? As informações estão dispostas de forma que fazem sentido? Trouxe fontes? Usei conectores no texto (ex.: contudo, todavia, nesse sentido, etc)? O texto está escrito conforme a norma padrão da língua portuguesa?

Caso queira se organizar melhor, você pode imprimir essa ficha e fazer a organização prévia do texto nela. Para mais informações, confira nosso artigo sobre como fazer uma boa redação.

As propriedades do texto expositivo

Lembramos que qualquer texto expositivo deve conter as três propriedades básicas que o dotem de um sentido completo, para que o leitor compreenda adequadamente esta exposição. Vejamos quais são eles:

  • Adequação. O texto deve ser adequado à situação comunicativa. Isto é, a linguagem utilizada, deve corresponder ao tipo de tema e ao tipo de público a que vai ser dirigido. Não será o mesmo fazer uma exposição sobre um tema médico, utilizando seu jargão, que uma exposição sobre a televisão atual. Cada exposição deve ser adequada ao seu contexto.
  • Coerência. Esta propriedade refere-se à clareza e ordem do texto. Isto é, a exposição deve ser compreendida na perfeição pelo leitor. Além disso, não deve ser contraditória, mas lógica. Por isso, o esquema da introdução, desenvolvimento e conclusão pode ajudar você a consegui-lo.
  • Coesão. As diferentes partes e ideias que compõem o texto -desde as orações entre si, até aos parágrafos- devem estar relacionadas corretamente. Para fazê-lo mais facilmente, pode utilizar os conectores, isto é, palavras ou expressões que unem as respetivas ideias: assim, por outro lado, deste modo, ou no entanto são algumas das mais utilizadas.

Siga estas diretrizes e conseguirá criar um texto expositivo perfeito. Lembre-se que uma escrita clara pressupõe a compreensão de todos, por isso o ideal é escrever conforme a norma padrão da língua portuguesa. Confira nosso artigo sobre como escrever sem erros ortográficos para saber mais.

Exemplos de textos expositivos

Como vimos acima, os textos expositivos possuem características bem demarcadas, e essa forma de escrita é muito comum em artigos científicos e reportagens jornalísticas. Será que você consegue verificar as características dos textos expositivos nos exemplos abaixo?

Exemplo 1 - texto científico[1]:

O presente artigo tem como objetivo analisar e refletir a relação entre a história politica e social do país com o poder das músicas e canções durante o período da ditadura militar instaurada no Brasil. Com o regime militar instaurado no Brasil e pelo período de 21 anos que seguiram, muitas manifestações de repúdio aconteceram através dos festivais de canções, ou seja, a música popular brasileira e onde as manifestações vincularam-se a ideais políticos e culturais, uma vez que o golpe de 64 trouxe inúmeras mudanças tanto para a sociedade como para a política instaurando um clima de represália e censura. Assim, na luta contra a censura e contra o controle imposto nesta época, muitos artistas populares, ligados à música, tornaram-se porta-vozes das vozes sufocadas e reprimidas.

Exemplo 2 - texto jornalístico[2]:

Estado recebe 144.720 doses de vacinas contra a Covid-19 nesta semana

O Ministério da Saúde sinalizou o envio de 144.720 doses de vacinas contra a Covid-19 para esta semana ao Espírito Santo referentes à 27ª pauta de distribuição. Chegam nesta quinta-feira (24) 65.200 Coronavac (Sinovac/Butantan) e 47.970 da Pfizer/BioNTec. Serão entregues também 31.550 da Janssen (Johnson & Johnson), entretanto a data de envio ainda não foi confirmada.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio e a distribuição realizada aos municípios da Região Metropolitana e às regionais de saúde Central, Norte e Sul a partir da manhã desta sexta-feira (25). Para a distribuição da Janssen, a Secretaria da Saúde aguarda confirmação da data de envio.

Além disso, as vacinas Pfizer serão destinadas à aplicação de primeiras doses no público geral por faixa etária e nos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em andamento no Estado.

As doses da Coronavac serão utilizadas para complementar as segundas doses dos esquemas em atraso, finalizando 100% desse atendimento, além de poder dar início a pouco mais de 9 mil novos esquemas (com a segundas doses já asseguradas). Já para as doses da Janssen, ficou pactuado entre Estado e municípios o envio destinado ao público geral por faixa etária. [...]

O que podemos observar nos dois textos?

  • Clareza em relação ao tema
  • Fundamentação que observa aspectos técnicos
  • Uso de dados
  • Coesão e coerência
  • Síntese de ideias na conclusão

Viu só? Fazer um texto expositivo é mais simples do que você imagina!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma exposição escrita, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Referências
  1. MAIA, Adriana Valério. A música popular brasileira e a ditadura militar: vozes de coragem como manifestações de enfrentamento aos instrumentos de repressão. 2015. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015
  2. GOVERNO-ES. Estado recebe 144.720 doses de vacinas contra a covid-19 nesta semana. Disponível em: <https://www.es.gov.br/Noticia/estado-recebe-144-720-doses-de-vacinas-contra-a-covid-19-nesta-semana>). Acesso em: 02 de julho de 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
19 comentários
A sua avaliação:
Maria Marquinha Garcia Vieira Dias
Preciso de ver um modelo de exposição escrita para uma empresa publica
A sua avaliação:
Liete Fonseca
Hoje viajei com Sr. João a quem muito agradeço sua boa vontade, na m/ aplicação tenho Av. República 44 até lhe mostrei e a Uber mandou-o para o 55. Porquê?
Ele telefonou-me e corrigiu-se erro. Foi muito desagradável. O motorista boa pessoa e compreensível não me deixou pendurada.
A sua avaliação:
Milton
Muito bom mas faltou um exemplo de exposição.
A sua avaliação:
nilton gomes
envia um exemplo de exposição para meu email
A sua avaliação:
Joaquim Hugo Alfredo
Estou a pedir todos detalhe de uma exposição escrita já feita,enviar no meu email
Jorge Benge
Boa tarde. Gostaria de ter um exemplo claro de como fazer uma exposição escrita para reintegração no Itamarity (função pública), e enviar no meu e-mail. Muito obrigada.
Rafael luis ngungulo
Bom dia gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposicao ou melhor um artigo e me enviar no meu e-mal,obrigado
Salvador
Como fazer uma exposiçao com visto a resolver o Problema
Jose Sinezio Lazaro
Boa tarde!Gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer uma exposicao escrita para reintegracao na funcao publica e me enviar no meu e-mail.Obrigado
Joao Delgado
Boa tarde! Gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposição para solicitação de enquadramento no ministério (trabalho), e me enviar no meu e-mail, obrigado
Alcides Pereira Gomes
Boa tarde! Gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposição, e me enviar no meu e-mail, obrigado
Verónica
PS: a descrição acima descrita adequa-se a ao género textual "texto de opinião" e não a um "texto expositivo", à exposição sobre um tema.
ANA CARVALHO
pretendo que me mostrem uma exposiçao escrita ja elaborada como exemplo
Joaquim cornelio
Bom dia gostaria que houvesse um exemplo claro de como fazer a exposição ou melhor um artigo e me enviar no meu e-mail, obrigado
A sua avaliação:
elina barreiro
como devo usar a virgula correctamente?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Elina! Aprenda a usar a vírgula corretamente seguindo essas dicas: http://educacao.umcomo.com.br/artigo/como-se-usa-a-virgula-7189.html
Selemane Siricate
gostaria que envia-sem-me um rascunho de uma exposição, dirigida a uma escola sobre perda de testes.
Silva
Uma apresentacaobem dois como fazer?????
said aly
pretendo um exemplar
Joao ferreira neves
gostaria que envia-sem-me um rascunho de uma exposição, dirigida a uma oficina reparação de automovel sobre ma prestação de serviço.
Cellos boys
Nao consigo fazer uma exposicao
Como fazer uma exposição escrita