Linguística

Como escrever bem

 
Isadora R. Hausen
Por Isadora R. Hausen. 16 agosto 2023
Como escrever bem

A boa escrita é uma das artes comunicativas mais complexas e ricas que existe. É um recurso de expressão de ideias precioso e que traz um diferencial das demais formas de comunicação: ela, muitas vezes, é permanente.

Quando algo é escrito, seja em papel, seja em meio eletrônico, a durabilidade daquelas palavras é maior do que quando você simplesmente as fala. O texto escrito geralmente fica eternizado no local onde foi grafado e pode ser reacessado quantas vezes a pessoa quiser.

Um texto bem escrito abre muitas portas. Ao escrever bem a pessoa transmite não apenas que domina a língua na qual ela está escrevendo, mas que ela consegue expressar um conjunto de ideias e pensamentos, que ela sabe coordenar uma frase na outra, um parágrafo ao próximo, até ter um texto conciso, claro e de fácil leitura.

Escrever bem é uma habilidade e, como qualquer outra, precisa ser treinada para que a pessoa consiga desenvolvê-la, domina-la de forma a tirar o melhor proveito dela como instrumento de expressão. Neste artigo do umComo revelamos algumas dicas sobre como escrever bem.

Também lhe pode interessar: Como escrever um soneto

Índice

  1. Como saber se um texto é bem escrito
  2. A importância de escrever bem
  3. Leia muito
  4. Use um caderno de anotações
  5. Comece pelos temas que você gosta
  6. Estude a língua portuguesa
  7. Faça cópia de textos
  8. Defina o objetivo do seu texto
  9. Estruture bem o seu texto
  10. Use argumentos sólidos
  11. Revise lendo em voz alta
  12. Peça a opinião de um terceiro
Ver mais >>

Como saber se um texto é bem escrito

Apesar de ser um requisito fundamental para um bom texto, estar de acordo com as regras gramaticais do idioma em que foi escrito é apenas um dos fatores que define se ele é ou não bem escrito.

De nada adiantará um excelente português se o texto não cumpre com o seu objetivo que pode ser simplesmente, comunicar algo com clareza, ou mover o leitor a alguma ação que pode ser: tomar alguma atitude diante do que foi escrito; refletir sobre um assunto; pensar sobre um problema; dentre outras possibilidades.

Para escrever bem não basta você sentar e começar a digitar ou a anotar as suas ideias. A escrita envolve hábitos que, se incorporados à sua rotina, podem te ajudar a escrever bem. Você ainda pode desenvolver várias técnicas e costumes para organizar o conteúdo que será redigido[1].

Ainda, uma vez que o domínio da língua é fundamental para um bom texto, a revisão do que foi escrito é essencial para garantir que nenhum erro gramatical foi cometido e que o encadeamento de ideias foi feito de maneira coerente.

A importância de escrever bem

Escrever bem é de suma importância para quem quer se comunicar bem, ter seus pensamentos compreendidos e se destacar perante os outros. Pode-se dizer que uma pessoa apenas se destaca nos estudos ou na vida profissional se ela tiver uma boa redação.

Saber redigir um texto muitas vezes é uma competência exigida para tirar boas notas escolares, passar no vestibular ou se sair bem em um processo seletivo de trabalho.

Isso porque quem consegue dominar a boa escrita, consegue se expressar de forma mais clara, organizar melhor as ideias e os pensamentos, evitar os duplos sentidos e passar mais confiança[2]. Além disso, praticar o ato de escrever é uma forma de se desenvolver intelectualmente.

Entendida a relevância de escrever bem para conseguir uma comunição efetiva, vejamos a seguir algumas dicas que você pode adotar para desenvolver esta habilidade.

Leia muito

A leitura e a escrita são habilidades que andam juntas e se complementam. Ao ler bastante e conteúdos diversos você amplia o seu vocabulário, algo essencial para você enriquecer a sua escrita. Com um vocabulário vasto, você se habilita a escrever sobre diferentes assuntos e diversifica as linguagens que poderá utilizar no seu texto.

Um bom livro ou texto, bem escrito, é a melhor forma de você conhecer novas palavras, descobrir novos assuntos e, de quebra, ver como aplicar as regras gramaticais que vão ser fundamentais para você conseguir produzir um bom texto.

Use um caderno de anotações

Como para aprimorar a escrita é preciso de prática, nada melhor do que ter um caderno à mão para escrever nele um pouco todos os dias. Inclusive, este hábito será útil para quando surgirem ideias ou pensamentos que você acha interessante incorporar em algum texto. Ainda, fazer anotações é uma excelente forma de exercitar a sua criatividade.

Comece pelos temas que você gosta

Se você está começando a treinar a sua escrita, escolha temas que tenham a ver com você e pelos quais você se interessa. Assim você ficará mais entusiasmado e motivado para escrever, pois se identifica com o assunto que está sendo desenvolvido.

Estude a língua portuguesa

Um texto bem escrito é um texto com um português correto. Dessa forma, além de praticar a escrita, você deve treinar o seu domínio da língua portuguesa. Se tem algum tempo que você não revisa as regras básicas do idioma, dedique parte do seu tempo de escrita para isso. Assim você evitará que algum erro venha a comprometer a qualidade do seu texto.

Faça cópia de textos

Você pode aliar duas práticas em uma. Ao ler um livro, selecione trechos do conteúdo que você gostou e transcreva-os. Com essa técnica, além de você estar em contato com vocabulários diversos, te ajuda a identificar um estilo de escrita que te agrada mais.

Defina o objetivo do seu texto

Antes de começar a escrever, você deve definir que tipo de texto pretende produzir e para qual propósito você o está produzindo. Ao definir o seu objetivo, você deverá também pensar na pessoa para quem você está escrevendo (que tipo de texto e assunto ela se interessa) e o meio em que o seu texto será disponibilizado. Diferentes plataformas de leitura, jornais impressos, artigos científicos, conteúdos de portais da internet, são alguns meios que demandam formatos de textos diferentes.

Estruture bem o seu texto

Ao começar a escrever você deve projetar como as ideias que você deseja expressar serão organizadas ao longo do texto. Além de definir um título marcante que sintetize a ideia principal do texto e chame o leitor a querer lê-lo, você deve subdividir o tema principal em subtemas que estejam interligados e que façam sentido ao longo do desenvolvimento do texto. Ainda, você não deve esquecer da sequência básica de todo texto: introdução, corpo e conclusão.

Use argumentos sólidos

Saber fundamentar bem as ideias dentro de um texto é fundamental para passar confiança ao leitor e demonstrar que você tem conhecimento sobre o que está escrevendo. A boa argumentação vai conferir credibilidade ao que você escreve, e assim você conseguirá influenciar e impactar o seu leitor.[3] Um texto argumentativo passa a ser persuasivo.

Revise lendo em voz alta

Ao terminar de redigir o seu texto, leia em voz alta, avaliando se o que você escreveu está fazendo sentido e se o fluxo de ideias está coerente. Essa prática também ajudará na hora da revisão do texto e de identificar possíveis erros gramaticais. Ao ler em voz alta, você ainda pode identificar palavras repetidas, argumentos que precisam ser melhorados e frases que estejam sem sentido.

Peça a opinião de um terceiro

Ao escrever um texto, você naturalmente faz diversas leituras dele ao longo do processo de produção e assim o seu olhar pode ficar um pouco “viciado" e passar batido por algum erro ou incoerência. Dessa forma, pedir para um terceiro revisar o seu texto pode ser interessante, uma vez que ele pode identificar problemas que você não havia notado e ainda pode fazer comentários com relação ao conteúdo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escrever bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Referências
  1. DICAS PARA ESCREVER BEM. Disponível em: <https://unileao.edu.br/blog/3-dicas-para-escrever-bem/>. Acesso em 08/08/2023.
  2. COMO ESCREVER BEM. Disponível em: <https://biblio.direito.ufmg.br/?p=3589/>. Acesso em 08/08/2023.
  3. COMO ESCREVER BEM. Disponível em: <https://hotmart.com/pt-br/blog/como-escrever-bem/>. Acesso em 08/08/2023.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como escrever bem