Bandeiras brancas e vermelhas

Bandeiras brancas e vermelhas

Existem muitas bandeiras que têm o vermelho e o branco como únicas cores e também existem as que combinam as duas cores com outras. Algumas bandeiras com vermelho e branco, sem outras cores, são as da Áustria, Bahrein, Canadá, Dinamarca, Geórgia, Indonésia, Japão, etc. Por outro lado, algumas bandeiras com vermelho e branco e alguma outra cor nas suas listras ou símbolos são as do Líbano, Malta, Croácia, França, Holanda, etc.

Se você se interessa pelo mundo das bandeiras e quer saber mais sobre elas, não perca este artigo do umCOMO sobre bandeiras branca e vermelha, desde as mais conhecidas até algumas que provavelmente você não conhece.

Áustria

A Áustria é um dos primeiros países que vem à mente quando se pensa em bandeiras branca e vermelha. Possui uma bandeira com três linhas ou faixas de igual largura e em posição horizontal. As listras superior e inferior são vermelhas, enquanto a faixa central é branca. Por outro lado, a Bandeira do Estado da Áustria tem a mesma base, mas acrescenta o brasão nacional no centro.

Bahrein

Este é um país geralmente menos conhecido que a Áustria, mas que partilha estas cores na sua bandeira. Algo curioso sobre a bandeira do Bahrein é que ela é branca e vermelha e possui uma divisão vertical em formato de serra com 5 pontas, deixando mais vermelho do que branco.

Canadá

Sem dúvida, a bandeira vermelha e branca do Canadá é amplamente conhecida, pois é facilmente reconhecível pela folha no centro. A bandeira deste país norte-americano é composta por um quadrado branco no centro, dois retângulos vermelhos à direita e à esquerda e uma folha de bordo do mesmo tom vermelho no centro do quadrado branco.

As línguas oficiais deste país são o inglês e o francês. Assim, embora conheçamos esta bandeira como a "Bandeira Nacional do Canadá", em inglês ela é chamada de "The Maple Leaf", que se traduz como bandeira da folha de bordo, e em francês "l'Unifolié", que se traduz como a bandeira de apenas uma folha.

Dinamarca

A bandeira da Dinamarca tem fundo vermelho e uma cruz nórdica branca no topo. A parte vertical da cruz não fica no centro, mas está um pouco deslocada para a esquerda, onde deveria ficar a lateral do mastro ao hastear a bandeira.

Esta bandeira chama-se Dannebrog e é considerada a bandeira nacional mais antiga do mundo e nela se baseiam as bandeiras de outros países (é o caso da Finlândia, Noruega, Suécia, Islândia, Åland e Ilhas Faroé).

Geórgia

Também é conhecida como "bandeira nacional da Geórgia". É uma bandeira de fundo branco com cinco cruzes vermelhas, uma grande no centro e quatro pequenas nos buracos. A cruz central, a maior, é a cruz de São Jorge, padroeiro da Geórgia. Outro fato curioso sobre esta bandeira única é que ela é a segunda mais antiga do mundo, depois da Dinamarca.

Groenlândia

Na Groenlândia conhecem sua bandeira pelo nome "Erfalasorput", que pode ser traduzido como "nossa bandeira". É uma bandeira com a metade superior branca e a metade inferior vermelha, com um círculo metade vermelho e metade branco, oposto aos fundos para contraste, e deslocado para a esquerda do desenho. No passado eles usaram oficialmente a bandeira dinamarquesa.

Inglaterra

A bandeira da Inglaterra tem uma cruz grega vermelha sobre um fundo branco. Esta cruz é chamada de cruz de São Jorge e está centrada na bandeira, por isso divide o pano branco em quatro partes ou quadrantes. Esta bandeira combinada com a antiga bandeira da Irlanda e a bandeira da Escócia, formando a bandeira do Reino Unido.

Indonésia

Na Indonésia, sua bandeira é conhecida como Sang Saka Merah-Putih, que significa “sublime vermelho e branco em dois tons”. A bandeira da Indonésia é metade vermelha e metade branca, dividida horizontalmente. Seu design é muito simples, pois são apenas duas listras vermelhas e brancas sem escudo ou símbolos. A cor vermelha nesta bandeira simboliza bravura e valor. A cor branca representa paz e pureza.

Além disso, esta bandeira é muito semelhante e é frequentemente confundida com as bandeiras de Mônaco e da Polônia. Para diferenciá-las, é preciso levar em conta que a da Indonésia tem vermelho na parte inferior, ao contrário da Polônia, que é mais larga que a de Mônaco. Outro aspecto é que a da Indonésia tem uma cor vermelha um pouco mais clara que as outras duas.

Japão

A bandeira japonesa é uma das bandeiras branca e vermelha mais fáceis de reconhecer; na verdade, é uma das mais fáceis de reconhecer em todo o mundo. É um retângulo branco com um grande ponto vermelho no centro. Este círculo vermelho representa o Sol, pois é o país do sol nascente, e o fundo branco representa a sinceridade e a pureza. No Japão sua bandeira é conhecida como Nisshōki ou Hinomaru.

Letônia

A bandeira nacional da Letônia chama-se "Latvijas karogs". É um retângulo com três listras. A parte superior e inferior são vermelhas escuras ou marrons, enquanto a parte central é branca. As duas faixas superior e inferior são muito mais largas que a faixa central; na verdade, são o dobro da faixa central.

A cor vermelha simboliza o sangue derramado para alcançar a liberdade e a independência do país. A cor branca nesta bandeira representa paz e pureza. Esta bandeira é um símbolo da unidade e independência da sua nação.

Mônaco

A bandeira de Mônaco é apenas vermelha e branca. É composta por duas faixas horizontais de igual tamanho. A cor vermelha está na parte superior e a branca na parte inferior.

Como mencionamos no parágrafo sobre a bandeira da Indonésia, ela tem as mesmas cores, mas é mais curta. Na verdade, a bandeira de Mônaco é um pequeno retângulo, quase um quadrado. Além disso, tal como a da Indonésia, tem cores opostas à bandeira polaca, embora o tom de vermelho seja mais semelhante entre as bandeiras de Mônaco e da Polônia.

Peru

Esta é uma das bandeiras vermelha e branca que é retangular e possui listras verticais. É composta por três faixas da mesma largura, as das extremidades são vermelhas e a central é branca. As instituições oficiais peruanas utilizam a versão da bandeira peruana com o brasão nacional colocado no centro da faixa branca, portanto, no centro da própria bandeira.

Polônia

A bandeira da Polônia é chamada em polonês de "Flaga Rzeczypospolitej Polskiej". É composta por duas faixas horizontais do mesmo tamanho. A parte superior é branca e a parte inferior é vermelha ou carmesim. Embora possa ser confundida com a da Indonésia e de Mônaco, a bandeira da Polônia é mais fácil de diferenciar porque tem vermelho na parte inferior e branco na parte superior, o oposto das outras duas.

Singapura

A bandeira de Singapura tem duas faixas horizontais de igual tamanho: uma faixa superior vermelha e uma faixa inferior branca. No canto superior esquerdo, na lateral do mastro para içá-la, apresenta uma lua crescente branca e ao lado cinco estrelas brancas de cinco pontas, dispostas em círculo e formando um pentágono. Esses símbolos brancos contrastam com o fundo vermelho.

Suiça

A bandeira da Suíça, bandeira suíça ou cruz suíça é uma das mais reconhecidas em todo o mundo. Esta bandeira é quadrada e tem uma cruz grega branca de lados iguais sobre fundo vermelho. A cruz está centrada na bandeira vermelha.

A cor vermelha representa a força e a bravura da nação suíça e a cruz branca é um símbolo de paz, pureza e neutralidade, que é conhecida como parte da tradição suíça.

Tonga

A bandeira de Tonga é vermelha e branca e é muito semelhante à bandeira da Cruz Vermelha. Na verdade, o mesmo formato da bandeira da Cruz Vermelha está localizado no canto superior esquerdo dela e o resto é um fundo vermelho. Portanto, é um fundo vermelho, com um retângulo branco no canto superior esquerdo no qual há uma cruz vermelha equilátera no centro.

Tunísia

A bandeira nacional da Tunísia é um retângulo vermelho que tem um círculo branco no centro e dentro do círculo há uma lua minguante e uma estrela vermelha de cinco pontas. Na bandeira deste país, a cor vermelha representa o sangue travado na época da conquista turca, o círculo branco representa a paz, a lua minguante e a estrela são a associação do Islã.

Turquia

A bandeira turca, chamada Ay Yıldız (lua e estrela) ou Alsancak (bandeira vermelha), consiste em um fundo vermelho com uma lua minguante branca no lado esquerdo, ao lado de uma estrela branca de cinco pontas. É um desenho muito antigo, que na verdade permanece quase igual à última bandeira que o Império Otomano teve.

Catar

A bandeira do Catar ou Qatar, que lembra a de Bahrein, tem fundo de uma cor entre o marrom e o bordô, a bandeira antiga tinha uma parte em vermelho intenso, mas neste design mais recente o tom da cor foi modificado para mais escuro. No lado esquerdo da bandeira há uma faixa vertical com nove dentes brancos.

A cor branca simboliza a paz e a faixa tem nove pontas ou dentes porque representa o fato deste país ter sido o nono a aderir aos países do Golfo Pérsico. A cor marrom foi utilizada no desenho em homenagem a Jassim Bin Mohammed Al Thani, que foi o fundador do país.

Outras bandeiras branca e vermelha

Além das já indicadas, existem também algumas outras bandeiras branca e vermelha com alguma outra cor em suas listras ou símbolos, como as bandeiras do:

  • Líbano
  • Malta
  • Croácia
  • França
  • Países Baixos
  • Reino Unido
  • Estados Unidos
  • Luxemburgo
  • Rússia
  • Paraguai
  • Sérvia
  • Eslovênia
  • Eslováquia
  • Laos
  • Austrália

Depois de descobrir todas essas bandeiras branca e vermelha, te convidamos a descobrir As bandeiras com lua e as bandeiras com estrela.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bandeiras brancas e vermelhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.