Calcular coisas

Como calcular metro quadrado

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 12 abril 2023
Como calcular metro quadrado

Se você precisar tomar medidas de um ambiente ou de uma superfície específica, pode nem mesmo saber por onde começar. Isto é bastante normal, pois pessoas que nunca tiveram que fazer cálculos deste tipo não estão acostumadas a conhecer os truques mais eficazes para calcular os metros quadrados de um determinado espaço.

Embora possa parecer complicado, existem métodos muito simples que o ajudarão a encontrar a medida que você está procurando, portanto, para facilitar sua tarefa, no umCOMO explicamos como calcular metro quadrado de uma casa ou de um espaço da maneira mais simples possível. Tome nota!

Também lhe pode interessar: Como calcular metros cúbicos

Índice

  1. Como calcular metros quadrados de um espaço
  2. Como calcular metros quadrados de uma superfície plana
  3. Como calcular metros quadrados de terreno irregular
  4. Outras dicas para calcular metros quadrados

Como calcular metros quadrados de um espaço

Conhecer os metros quadrados de uma sala ou superfície será útil para realizar seus planos de reforma, pois é essencial conhecer estas medidas ao trocar os móveis ou pintar uma sala. Entretanto, dependendo da área de superfície que você deseja conhecer ou modificar, você terá que usar um método de cálculo ou outro.

Em termos de moradia, é necessário diferenciar entre metros úteis e metros construídos: os primeiros se referem àqueles que pisamos enquanto estamos em casa, aqueles que estão dentro de casa e nos quais podemos acrescentar móveis, enquanto os últimos incluem tudo, divisórias, escadas, paredes, etc.

Para medir corretamente uma sala você terá que aprender como calcular os metros quadrados de uma parede, pois estes são essenciais para encontrar o resultado final. Siga estas etapas:

  1. Primeiro de tudo, você deve medir tanto o comprimento quanto a largura de uma das paredes da sala.
  2. Uma vez que você tenha as duas medidas, multiplique-as entre elas. O resultado desta operação serão os metros quadrados daquela parede.
  3. Repita a mesma operação com as outras paredes.
  4. Quando você tiver os metros quadrados de todas as paredes, junte-as todas juntas para obter o número total de metros quadrados da sala.
  5. É importante subtrair as portas e janelas, tendo em mente que os metros quadrados da sala podem ser usados para comprar móveis ou pintura.
  6. Para isso, calcular os metros quadrados ocupados tanto pelas portas como pelas janelas e subtraí-los do resultado total que obtivemos adicionando as medidas das paredes.

Para um passo a passo mais detalhado, dê uma olhada neste artigo sobre Como calcular a média de metros quadrados de um cômodo.

Como calcular metro quadrado - Como calcular metros quadrados de um espaço

Como calcular metros quadrados de uma superfície plana

É importante diferenciar entre o cálculo de metros quadrados de um ambiente como um todo e o cálculo de uma superfície plana como pisos ou tábuas de assoalho. Enquanto em uma sala calcularemos a medida das paredes, no caso de uma superfície plana, calcularemos nos pisos. Este cálculo será útil, acima de tudo, para assentar azulejos ou um piso flutuante, se você quiser dar a sua casa um visual mais moderno. Neste caso, o cálculo será tão simples quanto isto:

  1. Meça a largura da superfície.
  2. Quando você o tiver, meça também o comprimento.
  3. Multiplique as duas figuras para obter o total de metros quadrados daquela superfície.

Ao contrário das salas, onde deduzimos portas e janelas, para superfícies planas como pisos, não temos que deduzir nada.

Como calcular metro quadrado - Como calcular metros quadrados de uma superfície plana

Como calcular metros quadrados de terreno irregular

Se você está se perguntando como calcular metros quadrados de um terreno irregular, as coisas ficam um pouco mais complicadas. Entretanto, existe um truque básico que o ajudará a calcular os metros quadrados de tal área, embora você tenha que ser um pouco mais paciente. Siga estes passos:

  1. A primeira coisa que você precisará fazer é dividir a área que você quer calcular em formas menores. Você pode usar retângulos, quadrados e/ou triângulos.
  2. Uma vez que você tenha dividido a área, você terá que calcular a área de cada forma.
  3. Finalmente, adicione-os todos para obter o total de metros quadrados do terreno ou da superfície.
Como calcular metro quadrado - Como calcular metros quadrados de terreno irregular

Outras dicas para calcular metros quadrados

Como vimos, os passos a seguir para calcular os metros quadrados de ambientes e superfícies planas são bastante simples, no entanto, podem surgir dúvidas e confusão quando se trata de calcular espaços muito grandes.

Para que não seja tão complicado, no umCOMO detalhamos alguns aspectos a serem levados em conta que o ajudarão a realizar estes cálculos de uma forma mais simples, tome nota:

  • Para calcular os metros quadrados, tenha sempre à mão um metro ou fita métrica. Também é bom ter papel e lápis para anotar os resultados e uma calculadora para realizar as operações matemáticas relevantes em cada caso.
  • O cálculo das medidas deve estar sempre na mesma unidade, ou seja, você deve multiplicar os centímetros por centímetros ou metros por metros. Lembre-se de que 1 cm é equivalente a 0,01 metros.
  • No caso de conversão de centímetros para metros, você terá que dividir o resultado por 100. Por exemplo: 60cm/100 = 0,60 metros.
  • Caso tenha calculado uma medida em pés, você terá que multiplicar o número por 0,3048 para convertê-lo em metros.
  • Caso a unidade de medida calculada seja em polegadas, você deverá multiplicar o número por 0,0254 para convertê-lo em metros.

Agora que você já sabe como calcular metro quadrado, pode ser que precise aprender a calcular metros cúbicos, neste outro artigo do umCOMO você encontrará todas as informações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular metro quadrado, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como calcular metro quadrado