Outros Educação Matemática

Como descobrir o Mínimo Múltiplo Comum

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 1 março 2023
Como descobrir o Mínimo Múltiplo Comum

O campo da matemática utiliza diferentes conceitos que são complexos de entender para boa parte da sociedade. Com exceção dos especialistas em ciências matemáticas, capazes de controlar todos os tipos de termos, o restante das pessoas deveriam saber pelo menos o que significam alguns desses conceitos básicos, como o Mínimo Múltiplo Comum e como ele funciona.

É que o Mínimo Múltiplo Comum (MMC) é um conceito amplamente utilizado na matemática. Quem já completou as etapas do ensino obrigatório sabe o que é e como calculá-lo, mas ao longo dos anos pode ter esquecido por não utilizá-lo no dia a dia. Para saber tudo sobre como descobrir o Mínimo Múltiplo Comum, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: O que é Máximo Divisor Comum

Índice

  1. Qual é o Mínimo Múltiplo Comum
  2. Como encontrar o Mínimo Múltiplo Comum
  3. Para que serve o Mínimo Múltiplo Comum?

Qual é o Mínimo Múltiplo Comum

O Mínimo Múltiplo Comum é o menor número positivo, sendo um múltiplo de 2 ou mais números. Para entender melhor a definição e como calcular o mmc, é importante se aprofundar em cada termo desse conceito.

  • Múltiplos: os múltiplos de qualquer número são obtidos quando você o multiplica por números diferentes. Por exemplo, para calcular os múltiplos de 2, você deve multiplicá-lo por 1, 2, 3 e assim por diante até números infinitos: 2*1=2, 2*2=4, 2*3=6, 2*4= 8.
  • Múltiplo comum: é um número que é múltiplo de dois ou mais números ao mesmo tempo, ou seja, é um múltiplo comum desses números. Por exemplo, para calcular os múltiplos comuns de 2 e 3, é preciso tirar seus respectivos múltiplos e ver quais têm em comum: os de 2 são 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, etc. Enquanto os de 3 são 3, 6, 9, 12, 15, 18, 21, etc. Nesse caso, os múltiplos comuns de 2 e 3 são 6, 12 e 18. Os múltiplos são infinitos, então os múltiplos comuns também têm essa condição.
  • Mínimo Múltiplo Comum: representa o menor número dos múltiplos comuns de dois ou mais números. No exemplo anterior, levando em consideração que os múltiplos comuns de 2 e 3 são 6, 12 e 18, o MMC, o Mínimo Múltiplo Comum é 6, pois é o menor dos múltiplos comuns.

Recomendamos que você leia este artigo sobre Quais são os números primos.

Como encontrar o Mínimo Múltiplo Comum

Você sabe como fazer o Mínimo Múltiplo Comum de dois ou mais números? É possível usar dois métodos diferentes:

Método 1

O primeiro método para calcular o MMC é o usado anteriormente: você escreve os primeiros múltiplos de cada número, aponta aqueles múltiplos que eles têm em comum e escolhe o menor de todos.

Método 2

Existe um segundo método que você pode usar para calcular o Mínimo Múltiplo Comum. A primeira coisa que você precisa fazer é dividir cada número em fatores primos. Então, você deve escolher os fatores comuns e incomuns elevados ao maior expoente. Finalmente, você deve multiplicar os fatores escolhidos.

Para que você veja com mais clareza como obter o MMC com este segundo método, no umCOMO te ajudamos mostrando o seguinte exemplo: o cálculo do Mínimo Múltiplo Comum de 12 e 8.

  1. Primeiro, você deve decompor 12 e 8 em fatores primos: 12= 2²*3, 8=2³.
  2. Em seguida, escolha os fatores comuns e incomuns elevados à maior potência. Portanto, neste caso, escolha 2³ e 3.
  3. Finalmente, multiplique esses fatores. Então, neste caso é: 2³*3=8*3=24.
  4. Resumindo, o MMC de 12 e 8 é 24.
Como descobrir o Mínimo Múltiplo Comum - Como encontrar o Mínimo Múltiplo Comum

Para que serve o Mínimo Múltiplo Comum?

Você pode usar o Mínimo Múltiplo Comum para adicionar frações com denominadores diferentes. O que você deve fazer é levar em consideração o MMC dos denominadores das frações e, após convertê-los em frações equivalentes, as somas.

Um exemplo prático é a soma das frações 7/15 e 4/10. Os denominadores são diferentes, portanto não é possível somar seus numeradores. Para resolver a operação, é necessário compatibilizar ambas as frações. Portanto, você deve procurar o Mínimo Múltiplo Comum dos denominadores, que é 30 neste caso. Em seguida, converta seus numeradores dividindo esse valor por cada denominador e multiplicando seu quociente pelo numerador: (30/15)*7=14; (30/10)*4=12. Desta forma, com as frações 14/30 e 12/30, resta apenas somar seus numeradores, cujo resultado é a fração 26/30 com o denominador intacto.

Outro uso do Mínimo Múltiplo Comum é no campo das expressões algébricas. O MMC de duas expressões desse tipo é equivalente ao de menor coeficiente numérico e de menor grau que pode ser dividido por todas as expressões dadas, sem deixar resto.

Como você percebeu ao longo do artigo, o Mínimo Múltiplo Comum é um conceito amplamente utilizado na área matemática e que, sabendo como é calculado, tem diversas utilidades.

Agora que você sabe como descobrir o Mínimo Múltiplo Comum, também pode se interessar por este outro artigo onde ensinamos Como calcular metros quadrados.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir o Mínimo Múltiplo Comum, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como descobrir o Mínimo Múltiplo Comum