Partilhar

Como calcular o perímetro de uma circunferência

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como calcular o perímetro de uma circunferência

Você precisa calcular o perímetro de uma circunferência e não sabe como fazê-lo? Este é um problema geométrico muito comum que pode aparecer facilmente nos seus deveres de matemática. Você deverá conhecer alguns valores e aplicar uma fórmula matemática muito simples. Assim, não espere mais e descubra neste artigo de umComo o passo a passo de como calcular o perímetro de uma circunferência, bem como um exemplo para explicá-lo de forma mais clara.

Também lhe pode interessar: Como calcular o perímetro de um retângulo
Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante entender a diferença entre circunferência e círculo, para evitar confusões ou possíveis erros quanto a estes dois termos geométricos. Dessa forma:

  • Circunferência refere-se à curva fechada cujos pontos são todos equidistantes do centro situado em um plano.
  • Círculo é a área contida dentro dos pontos da circunferência.

Por este motivo, não é correto dizer que vamos calcular o perímetro de um círculo, e sim que será calculado o perímetro de uma circunferência.

Como calcular o perímetro de uma circunferência - Passo 1
2

Posto isto, a primeira coisa a ser considerada é a fórmula para calcular a longitude ou perímetro de uma circunferência:

L = 2 · π · r

Ou seja, devemos multiplicar por dois o número pi e o comprimento do raio da circunferência ou, o que seria o mesmo, multiplicar o pi pelo diâmetro da circunferência, porque o diâmetro mede duas vezes o raio (e não será preciso multiplicar por dois).

3

Veremos um exemplo para entender melhor como a fórmula é aplicada:

Imagine que devemos calcular o perímetro de uma circunferência cujo raio mede 6 cm. Por conseguinte, devemos substituir os valores no lugar apropriado e, em seguida, fazer as operações matemáticas, ou seja, multiplicar.

L = 2 · π · r

L = 2 · 3,14 · 6 = 37,68 cm

Por conseguinte, podemos afirmar que o perímetro de uma circunferência de 6 cm de raio é 37,68 cm.

4

Caso tivesse sido fornecido o valor do diâmetro da circunferência para calcular seu perímetro, saberíamos que este mede 12 cm e, portanto:

L = π · d

L = 3,14 · 12 = 37,68 cm

Deste modo, podemos ver que o resultado é exatamente o mesmo que no passo anterior e, portanto, teríamos feito corretamente o cálculo matemático.

5

Por outro lado, se quisermos calcular a área do círculo, isto é, quanto mede a superfície delimitada pela circunferência em unidades quadradas, a fórmula a ser aplicada será:

A = π · r²

Por conseguinte, multiplicamos o valor do pi pelo raio elevado ao quadrado; para isso, consulte nosso artigo sobre como calcular a área de um círculo e poderá aprender o passo a passo.

Como calcular o perímetro de uma circunferência - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o perímetro de uma circunferência, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Como calcular o perímetro de uma circunferência

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marynara
nossa muito obriga você me ajudou muito ;)
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marynara! Que bom saber que foi útil! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como calcular o perímetro de uma circunferência
1 de 3
Como calcular o perímetro de uma circunferência

Voltar ao topo da página