Partilhar

Como calcular a área conhecendo o diâmetro

O diâmetro de um círculo é uma medida reta que liga todos os pontos da sua circunferência ao seu ponto contrário, viajando através do centro do círculo, o diâmetro, controla a circunferência do círculo. Embora a área de um círculo se calcule geralmente com o raio, que é metade do diâmetro, a área também se pode encontrar diretamente pelo comprimento do diâmetro com a equação da área igual a 1/4 * pi * diâmetro ao quadrado.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como calcular a área de um círculo
Passos a seguir:
1

Para poder calcular a área com um diâmetro, tem que dividir o número pi por 4. O número Pi é aproximadamente 3,14, portanto dividido por 4 equivale aproximadamente a 0,785.

Como calcular a área conhecendo o diâmetro - Passo 1
2

Faça o quadrado da medição do diâmetro. Para este exemplo, o diâmetro é de 6 centímetros. O quadrado de 6 centímetros é 36 centímetros quadrados.

6 x 6 = 36

3

Multiplique o diâmetro ao quadrado por um quarto de Pi. a conclusão deste exemplo é a seguinte: 36 centímetros quadrados multiplicado por 0,7854, é igual a 28,2744 centímetros quadrados.

4

Na seguinte imagem explicamos-lhe porque é que a equação da área de uma circunferência é assim e porque é que é dividida por quatro. Pode aprender as fórmulas para agora explicamos-lhe de onde vem a fórmula do diâmetro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a área conhecendo o diâmetro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Se quer calcular a área através do raio da circunferência, é o mesmo, mas com a equação: A = pi*raio ao quadrado.

Escrever comentário sobre Como calcular a área conhecendo o diâmetro

20 comentários
Alecy da Cruz Pintp
Como saber o volume de um objeto?? (Diametro= 254mm e Altura = 3,2mm e Furo 22,23mm)?
Itamar Jose da Cunha
Quantos metros quadrados tem uma aréa de 3 metros de diâmentro
celso
como calcular circunferências e semicircunferência?
Joselito Andrade
tenho duvida em transformar diametro em metro quadrado ( qual formula aplico)
Rodolfo Pereira Neto
Como consigo obter uma relação de todos os diâmetros de tubos de aço carbono convertido em metro quadrado?
marta marques
Preciso de ajuda gostaria de saber qual o tamanho da área que preciso para colocar uma piscina de 549 cm de diâmetro?
Ana
Mto boom!!! Me ajudou muito
Editor umComo.com.br
Oi Ana! Que bom saber que as dicas foram úteis! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
odenir
por favor, tenho uma caixa d´agua de 2 mts de diametro por 15 mts de altura, quantos mts2 tenho
Danilo
a área da sua caixa é = 3,14 m²
o volume é = 47,13 m³
com a caixa de água cheia vai ter 47123 L
A sua avaliação:
José Simango
muito. continua assim com este blog
Nelia Oliveira
Oi José! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Nilson
Muito obrigado pela sua explicação, já tinha visto um monte de site, mais nenhum com a capacidade de mostrar o porque divide -se por 4. Obrigado!!
Nelia Oliveira
Oi Nilson! Que bom saber que a informação foi de ajuda para você! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

1 de 3

Voltar ao topo da página