Como calcular a área conhecendo o diâmetro

Como calcular a área conhecendo o diâmetro

O diâmetro de um círculo é uma medida reta que liga todos os pontos da sua circunferência ao seu ponto contrário, viajando através do centro do círculo, o diâmetro, controla a circunferência do círculo. Embora a área de um círculo se calcule geralmente com o raio, que é metade do diâmetro, a área também se pode encontrar diretamente pelo comprimento do diâmetro com a equação da área igual a 1/4 * pi * diâmetro ao quadrado.

Vai precisar de:
  • Calculadora
Passos a seguir:
1

Para poder calcular a área com um diâmetro, tem que dividir o número pi por 4. O número Pi é aproximadamente 3,14, portanto dividido por 4 equivale aproximadamente a 0,785.

2

Faça o quadrado da medição do diâmetro. Para este exemplo, o diâmetro é de 6 centímetros. O quadrado de 6 centímetros é 36 centímetros quadrados.

6 x 6 = 36

3

Multiplique o diâmetro ao quadrado por um quarto de Pi. a conclusão deste exemplo é a seguinte: 36 centímetros quadrados multiplicado por 0,7854, é igual a 28,2744 centímetros quadrados.

4

Na seguinte imagem explicamos-lhe porque é que a equação da área de uma circunferência é assim e porque é que é dividida por quatro. Pode aprender as fórmulas para agora explicamos-lhe de onde vem a fórmula do diâmetro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular a área conhecendo o diâmetro, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Conselhos
  • Se quer calcular a área através do raio da circunferência, é o mesmo, mas com a equação: A = pi*raio ao quadrado.