Como calcular o perímetro de um retângulo


Calcular o perímetro de uma figura geométrica consiste em somar o comprimento de todos os lados que a formam, não se trata de uma operação complicada, mas é sempre muito mais fácil se tivermos a fórmula matemática para aplicar. É por isso que neste artigo do umComo queremos explicar-lhe detalhadamente os passos que deve seguir para que saiba como calcular o perímetro de um retângulo.
Passos a seguir:
O perímetro corresponde à soma dos comprimentos de todos os lados da figura geométrica em questão. No caso do retângulo, consistirá em somar ambas as bases e ambas as alturas:
P = a + b + a + b
Assim sendo, podemos agrupar os seus lados de dois em dois, uma vez que são iguais e a fórmula a aplicar será:
P = 2a + 2b
Vejamos um exemplo prático para entender mais facilmente como se calcula o perímetro de um retângulo. Suponhamos que o retângulo tem uma base de 11 cm e a sua altura mede 7 cm, qual o seu perímetro?
A primeira coisa a fazer será substituir os valores na fórmula para calcular o perímetro:
P = 2x11 + 2x7
Em seguida, deverá fazer o cálculo recordando a ordem de prioridades de operações matemáticas que diz que as multiplicações devem ser feitas antes das somas, ou seja:
P = 22 + 14 = 36 cm
E assim concluímos que o perímetro deste retângulo é de 36 cm.
Caso quiséssemos saber a área deste retângulo, a fórmula seria diferente:
A = b x a
E se seguirmos o exemplo anterior, obteríamos o seguinte resultado:
A = 11 x 7 = 77 cm²
Lembre-se que a área deve expressar-se sempre em medidas quadradas, por isso neste caso concreto teríamos uma área correspondente a 77 cm².
Para que aprenda a encontrar o perímetro de outras figuras geométricas, recomendamos-lhe que veja os seguintes artigos:
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o perímetro de um retângulo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.