Partilhar

Como dizer aos meus pais que fumo

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dizer aos meus pais que fumo

Dizer aos seus pais que fuma pode ser uma situação muito difícil e algo muito complicado de comunicar. É muito provável que tenha medo da reação que seus pais possam ter, seja se sentirem incômodos, se sentirem decepcionados ou pedirem a você que deixe esse mau hábito imediatamente. Fumar e muito nocivo para a saúde, mas também é uma decisão pessoal, assim se você assumiu que fumar faz parte de sua vida, neste artigo de umComo encontrará algumas ferramentas sobre como dizer aos meus pais que fumo.

Também lhe pode interessar: Como dizer aos meus pais que sou gay
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve fazer antes de dizer aos seus pais que você fuma é pensar como vão reagir. Saber qual seria a resposta de seus pais perante esta confissão permitirá a você saber o lugar e a hora indicada para comunicar. Evite contar quando estiverem ocupados em outras tarefas ou a ponto de sair de casa.

2

Para dizer aos seus pais que fuma também deverá fazê-lo sozinho. Este tema é muito pessoal, por mais que para você pareça natural, seus pais se preocupam com a sua saúde e não vão querer que nada de ruim ocorra com você por adotar este vício. Se está sozinho com eles, poderá conversar de forma mais aberta, não se sentirá intimidado por opiniões ou intervenções alheias e se as coisas saírem de controle, só você será testemunha.

Como dizer aos meus pais que fumo - Passo 2
3

A melhor maneira de dizer aos seus pais que fuma é enfrentar sua decisão de fumar. Não lhes diga: "papai e mamãe, eu fumo". Melhor optar por dizer que faz tempo que queria lhes dizer algo, mas não tinha encontrado o momento ideal e quer deixar claro que, ainda que seja uma decisão muito pessoal, queria contar para não arruinar a confiança que existe entre ambos. Depois diga que faz meses que está fumando e que queria que soubessem por você.

4

Como sabe que é provável que seus pais não reajam da melhor forma, é importante manter a calma ao dizer-lhes que fuma e escutar, sem interrompê-los, o que tenham a dizer a você. Ponha-se no lugar deles e entenda o difícil que é assimilar a notícia que acabam de receber, e deixe claro que ainda que confessar seja algo que você decidiu fazer, que não é culpa deles e que conhece muito bem as consequências de seus atos.

5

Se preferir evitar a comunicação direta, pode dizer a seus pais que fuma de uma forma indireta. Uma alternativa pode ser deixar um maço de cigarros à vista ou no bolso de alguma calça suja para que eles encontrem e assumam diretamente que é seu e que você tem este vício. No entanto, tenha em conta que esta modalidade não é a mais sincera e pode fazer que a reação de seus pais seja pior.

Como dizer aos meus pais que fumo - Passo 5
6

Também pode deixar que seus pais saibam que fuma através de seu cheiro. A fumaça do fumo impregna a roupa de cheiro de cigarro imediatamente, se fumar antes de entrar a casa eles notarão imediatamente que estava fumando ou ao menos terão a suspeita e se aproximarão para perguntar.

Como dizer aos meus pais que fumo - Passo 6
Imagem: saludzac.gob.mx
7

Dizer aos seus pais que fuma pode alterar a relação familiar por um tempo enquanto eles assimilam a notícia e se adaptam. Durante este processo e importante que seja compreensivo com o comportamento, postura, decepção ou desconforto deles. Lembre-se que seus pais só querem o melhor para você.

8

Por último e sem querer repreender, fumar é um vício muito nocivo para a saúde do ser humano e está comprovado que é bem mais fácil deixar de fumar quando a pessoa não tem muitos anos de hábito e, portanto, não é ainda um vício. Se desejar, convidamos você a ler nosso artigo Como deixar de fumar e assim pode evitar dizer aos seus pais que fuma e ter problemas de saúde mais adiante.

Veja também os seguintes artigos que o podem fazer mudar de ideias quanto a fumar:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer aos meus pais que fumo, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como dizer aos meus pais que fumo

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Leonado
Meus pais são fumantes, então foi muito mais fácil de assumir, comecei fumar com 14 e contei que fumava com uns 15, eu ja trabalhava, comprava meu cigarro e não tinha o porque ficar escondendo.

Como dizer aos meus pais que fumo
Imagem: saludzac.gob.mx
1 de 4
Como dizer aos meus pais que fumo

Voltar ao topo da página