Falar com os pais

Como dizer aos meus pais que não quero estudar

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como dizer aos meus pais que não quero estudar

Se por um lado existem várias razões pelas quais os pais querem que seus filhos continuem estudando, também devem compreender que às vezes não é o melhor para eles, que eles podem ter outros planos para o seu futuro. No entanto, quando chega a hora de fazer vestibular, muitos pais costumam se sentir decepcionados ao ouvir que seu pequeno não quer entrar para a faculdade. Mas muito pior seria se o seu filho fosse à universidade só para não decepcionar vocês, o que poderia levá-lo a deixar a faculdade pela metade, perdendo um tempo valioso. Se estiver em uma situação similar, em umComo mostramos para você uma guia sobre como dizer aos seus pais que não quer estudar.

Também lhe pode interessar: Como dizer aos meus pais que fumo

Índice

  1. Como dizer aos seus pais que não quer continuar estudando
  2. Transmita segurança e confiança
  3. A decisão é sua

Como dizer aos seus pais que não quer continuar estudando

Em primeiro lugar, reúna seus pais em um lugar íntimo onde possam conversar sem distrações, como a sala da casa para comunicar a sua decisão. Tente não os preocupar logo de início, diga-lhes que quer falar sobre um assunto mas que não é muito importante, para não entrarem logo em pânico nem a ficarem logo negativos. Quando tiverem se sentado, diga que está pensando em deixar de estudar e que já não tem motivações para isso. De seguida, conte os motivos que o levaram a querer tomar essa decisão com tranquilidade, segurança em suas palavras e assertividade.

Perante qualquer reação que eles tenham, mostre-se compreensivo e mantenha a calma enquanto tenta convencê-los de que é o melhor para você. Afinal, será o melhor para eles também, porque não terão que estar pagando algo que segundo o seu próprio interesse e convicção não vai servir para nada. Lembre-se que o mais importante para eles é a sua felicidade, nada importa mais que isso, por isso, tome a decisão que tomar, eles acabarão sendo compreensivos com você. Talvez não ao princípio, porque querem uma estabilidade financeira para você e um futuro trabalhista seguro, mas logo entenderão que em primeiro lugar você deve estar bem.

Como dizer aos meus pais que não quero estudar - Como dizer aos seus pais que não quer continuar estudando

Transmita segurança e confiança

Para mostrar a sua decisão você pelo menos tem o dever de garantir que possui um futuro trabalhista planejado, pois assim eles estarão tranquilos. Portanto, garanta que podem confiar em você mergulhando a fundo no seu plano, seja ele qual for, durante os próximos 6 meses, demonstrando responsabilidade, formando-se para o cargo se necessário, ampliando seu currículo e mandando-o a empresas e clientes todos os dias.

Por exemplo, o seu plano atual pode ser trabalhar temporariamente meia jornada enquanto se educa em uma área que queira se especializar para o futuro, fazendo algum curso relacionado que seja de breve duração, ou inclusive pode procurar trabalho no estrangeiro a partir de casa e, se tiver sorte, trabalhar uma temporada em outro país. Se esse for o seu plano, diga aos seus pais que isso dará a você muita experiência profissional e em idiomas, pois praticará o inglês habitualmente e aprenderá também a cuidar de si mesmo, adquirindo uma valiosa independência.

A decisão é sua

Por fim, lembre-se que se for maior de idade sua vida é sua e seus pais não podem decidir por você. É claro que é apropriado consultar com eles este tipo de decisões transcendentais porque a sua opinião é importante para você, mas quem decide o que fazer com a sua vida é você.

Apesar do que eles lhe digam, demonstre integridade se quiser seguir em frente com seu objetivo, mas seja também humilde e considere as opiniões deles, valorize seus pontos de vista e depois avalie novamente o assunto com toda a informação, porque pode ser que tenham bons motivos para que você continue estudando e entenda que talvez é melhor acabar a sua formação.

No entanto, faça o que fizer estará decidindo por você mesmo, fato que dará a você valor, independência e confiança, desde que mantenha os seus planos.

Como dizer aos meus pais que não quero estudar - A decisão é sua

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dizer aos meus pais que não quero estudar, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como dizer aos meus pais que não quero estudar