Partilhar

Como contar aos meus pais que vou sair de casa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como contar aos meus pais que vou sair de casa

Existem decisões importantes na vida de cada ser humano que implicam desapegar-se de seus entes queridos. Crescer e amadurecer são duas etapas normais no desenvolvimento das pessoas, explorar novas aventuras e viver uma vida própria faz parte da nossa evolução, no entanto, uma importante escolha pode trazer tristeza especialmente para os pais, que viverão um processo novo sem os seus filhos.

Se você se preocupa com a ideia de comunicar a sua decisão, em umComo.com.br vamos esclarecer suas dúvidas para que o pensamento de como contar aos seus pais que vai sair de casa não seja um problema para você.

Também lhe pode interessar: Como dizer aos meus pais que fumo

Primeira coisa

Uma ação tão importante como a independência requer não só de valentia como também dos recursos para a fazer. Ser independente implica uma vida onde você assume todas as suas responsabilidades econômicas e começa a ser responsável por todos os seus atos.

O principal é conhecer seus recursos: tem um trabalho estável? Tem um salário suficiente para o fazer? Pode assumir todas as suas despesas? Pode, inclusive, se dar a alguns caprichos? A ideia é pensar que por mais que as coisas não saiam conforme o planejado, você se possa tornar responsável e, quando conseguir isto, tudo será mais fácil para você e será menos preocupação para seus pais.

Depois de viver tantos anos com seus filhos, é normal que um momento como este seja difícil de comunicar, mesmo que já se tenha atingido a independência econômica, porque em algumas famílias talvez o pai ou a mãe reajam de forma egoísta.

Como parar a chantagem emocional

Sim, muitas vezes os pais podem ser chantagistas com seus filhos, só o fato de se sentirem sozinhos preocupa-os a ponto de fazerem chantagem, mas, mais uma vez, quando demonstrar que está preparado nada poderá parar você.

Argumentar com verdades é a sua melhor arma, comente que foram eles que o prepararam para isso, que se podem sentir orgulhosos desta nova aventura, porque você está pronto e faz parte da vida voar e deixar o ninho.

Quando explicar o bem que fizeram e demonstrar que tem tudo para assumir o risco, o trabalho já está todo feito, eles não terão nenhuma objeção.

Como contar aos meus pais que vou sair de casa - Como parar a chantagem emocional

Aproveite situações positivas

Uma notícia importante merece um contexto especial, por isso, quando for dar a notícia, tente que todas as condições sejam as mais favoráveis possíveis tanto para você como para eles. Se recentemente seus pais tiveram alguma crise, dificuldade familiar ou preocupação, o melhor será deixar as coisas acalmarem um pouco, primeiro porque as possibilidades da resposta ser positiva são mais altas e, segundo, porque se adicionar um jantar especial à notícia, uma viagem juntos, um encontro inesquecível, todo o ambiente estará preparado para que seus pais estejam mais relaxados e emocionalmente estáveis.

Como contar aos meus pais que vou sair de casa - Aproveite situações positivas

Depois de sair de casa

É importante que se separar da sua antiga casa não implique afastar-se completamente. É isto, provavelmente, o que mais dói e preocupa os pais, por isso, certifique-se de ter tempo de qualidade para os visitar, organize saídas especiais e encontros prazerosos de serem lembrados para manter sempre as boas relações.

Se morar em outra cidade ou país a situação pode ser emocionalmente mais difícil mas, hoje em dia, graças à tecnologia muitos aplicativos são gratuitos e vocês podem se comunicar sempre, tornando, assim, tudo mais fácil para ambas as partes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como contar aos meus pais que vou sair de casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Relações Familiares.

Escrever comentário sobre Como contar aos meus pais que vou sair de casa

O que lhe pareceu o artigo?

Como contar aos meus pais que vou sair de casa
1 de 3
Como contar aos meus pais que vou sair de casa

Voltar ao topo da página