Outros Educação ciências

Como ocorre o ciclo da água na natureza

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 16 abril 2022
Como ocorre o ciclo da água na natureza

A água é o elemento líquido essencial para a sobrevivência dos seres vivos. O ciclo da água ou ciclo hidrológico é um dos processos naturais mais importantes, pois é essencial para a estabilidade e manutenção do planeta Terra. Devido ao seu papel transcendental, esta é uma matéria de estudo em todas as escolas, porque o conceito de ciclo da água deve ser familiar a todos.

Suas etapas também são desconhecidas, por isso é necessário destacá-las e explicar detalhadamente o processo. Para descobrir como ocorre o ciclo da água na natureza, recomendamos que você continue lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como se reproduzem as plantas

Índice

  1. O que é o ciclo da água
  2. Fase de evaporação do ciclo da água
  3. Fase de condensação do ciclo da água
  4. Fase de precipitação do ciclo da água
  5. Fase de coleta do ciclo da água

O que é o ciclo da água

O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, é o processo de circulação da água na Terra. Este é um dos ciclos biogeoquímicos mais marcantes: a água sofre transformações físicas devido à ação de fatores como calor e frio, deslocamento e passa pelos três estados da matéria, ou seja, líquido, sólido e gasoso.

Deve-se dizer que o ciclo da água é composto por uma série de etapas e processos em que ela varia seu estado em um ciclo que se repete de forma contínua e ilimitadamente. A água é uma substância básica para a vida no planeta Terra, pois todos os seres vivos precisam de água para se desenvolver e viver: seu ciclo permite que ela circule pela hidrosfera e esteja disponível.

Tal é a importância da água que é uma das substâncias mais abundantes na Terra, pois cobre a maior parte do planeta. Encontra-se em estado líquido em mares e oceanos, em estado sólido em geleiras e em estado gasoso como vapor de água.

Agora, quais são as fases do ciclo da água? O ciclo hidrológico é composto por 4 fases principais: evaporação, condensação, precipitação e coleta. Vários fatores ambientais intervêm como a energia solar (principal impulsionador deste ciclo) e a eólica.

Como ocorre o ciclo da água na natureza - O que é o ciclo da água

Fase de evaporação do ciclo da água

Se você estava se perguntando o que é a evaporação no ciclo da água, deve saber que o processo hidrológico começa com a evaporação da água da superfície para a atmosfera. A água líquida dos oceanos e dos corpos compostos pelo líquido evapora do estado líquido para o gasoso através da ação da luz solar e do aquecimento global.

Os seres vivos também estão envolvidos neste processo de evaporação através da transpiração dos animais, das plantas e do resto do mundo vegetal.

Como ocorre o ciclo da água na natureza - Fase de evaporação do ciclo da água

Fase de condensação do ciclo da água

O que é a condensação? Antes de mais nada, essa fase do ciclo da água ocorre graças à ação do vento, o que facilita a movimentação da água na atmosfera em diferentes direções.

Uma vez que o vapor de água atinge altitudes mais altas, temperaturas mais baixas permitem que ele condense, retornando ao estado líquido e formando gotículas de água nas nuvens. À medida que contêm mais gotículas de água, as nuvens ficam mais escuras. Este é um resumo do ciclo da água na parte da condensação.

Fase de precipitação do ciclo da água

Nesta fase do ciclo da água, as gotículas contidas nas nuvens podem ser grandes e pesadas, rompendo assim o seu estado de equilíbrio e produzindo precipitação ou chuva. Geralmente, a água cai na forma de gotículas líquidas das nuvens, mas em certas áreas onde as temperaturas são significativamente mais baixas, pode cair em formas mais ou menos sólidas, como granizo, geada ou neve.

Fase de coleta do ciclo da água

Outra das partes do ciclo da água é a captação e consiste na chegada da água à superfície terrestre. Uma parte dela é utilizada para alimentar os oceanos e outros corpos aquáticos, enquanto a outra é utilizada diretamente pelos seres vivos. Há uma terceira fração da chuva que filtra pelo solo e se acumula, formando camadas de águas subterrâneas ou aquíferos.

Essa água pode emergir novamente, em alguns casos na forma de fontes ou como parte de diferentes corpos d'água, como rios ou córregos. Também pode fluir de volta para o oceano através do fluxo subterrâneo. De qualquer maneira, mais cedo ou mais tarde evaporará novamente e o ciclo começará outra vez.

Estes são os processos dentro do estágio de coleta que ocorrem no ciclo da água:

  • Infiltração: a água que chega ao solo terrestre penetra e se transforma em água subterrânea. A quantidade de água filtrada depende de vários fatores como a inclinação, a permeabilidade do solo e a cobertura vegetal do território. A água infiltrada pode retornar à atmosfera por evaporação ou ser incorporada em diferentes corpos d'água superficiais.
  • Escoamento: a água líquida cai em terreno saturado, ou seja, não é capaz de absorver mais água, e desliza pela superfície até atingir a rede fluvial. O escoamento gera erosão e também transporta sedimentos. Uma determinada área de terra, drenada pelo escoamento, é chamada de bacia.
  • Circulação subterrânea: a água filtrada pelos poros da terra se move pelo subsolo. Às vezes, também desliza através de rochas permeáveis. Essas camadas porosas de rocha nas quais a água subterrânea é armazenada são chamadas de aquíferos.

Se você achou este artigo útil sobre o que é o ciclo da água para crianças e adultos, e deseja mais informações, consulte nosso post sobre O que é a troposfera, no qual informamos mais sobre a formação da nossa atmosfera. Você também pode conferir este artigo que explica Como transformar água salgada em água doce.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ocorre o ciclo da água na natureza, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como ocorre o ciclo da água na natureza