Destilação

Como fazer água destilada

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer água destilada
Imagem: revistaepocasp.globo.com

A água destilada é a água obtida através do processo de destilação, que consiste na separação de misturas homogêneas, realiza-se uma ebulição (quando uma substância passa do estado líquido para o estado gasoso) seguida de uma condensação. A água destilada pode ser utilizada para regar plantas, colocar nas baterias dos carros, colocar nos ferros a vapor ou até nos umidificadores. Saiba que pode fazer água destilada em casa? Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer água destilada.

Vai precisar de:
  • Panela e respetiva tampa.
  • Recipiente de vidro (copo por exemplo).
  • Gelo.
Também lhe pode interessar: De onde vem a água da chuva
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é encher com água da torneira uma panela com capacidade para 5 litros. De seguida, deverá colocar um recipiente de vidro na água e certificar-se que ele flutua.

2

De seguida, deverá colocar a água a aquecer, mas tenha em atenção que esta não deverá ferver, caso isso aconteça baixe o fogão.

3

Deverá criar um efeito de condensação através de uma barreira de quente/frio, para isso deverá colocar a tampa da panela ao contrário e colocar gelo nela. Quando o vapor quente atingir a tampa, irá criar condensação.

4

Agora deverá colocar a água a ferver, pois assim o vapor irá subir e condensar na tampa da panela, escorrendo depois para o recipiente de vidro colocado no interior da panela. Deixe que este processo de destilação ocorra, até ter água destilada suficiente no recipiente de vidro.

5

Após ter a quantidade de água necessária, poderá desligar o fogão e retirar o recipiente de vidro da panela. Tenha cuidado ao fazê-lo para não se queimar. Se preferir, também pode deixar esfriar e só depois retirar do recipiente.

6

Deixe a água destilada esfriar e armazene-a em garrafas de vidro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer água destilada, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: revistaepocasp.globo.com
Como fazer água destilada