Outros Lendas e Folclore

O que é ninho de mafagafos

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 29 julho 2022
O que é ninho de mafagafos

Volta e meia nos deparamos com expressões da língua portuguesa que não sabemos o que significam, nem de onde vieram. Uma delas é a ninho de mafagafos. Afinal, o que é ninho de mafagafos? E mais... o que são mafagafos? Se você chegou até aqui se fazendo estas perguntas chegou a hora de respondê-las, porque aqui no umCOMO vamos te contar se um mafagafo realmente existe e de onde veio esta expressão. Acompanhe!

Também lhe pode interessar: Trava-línguas do folclore

Índice

  1. O que é um mafagafo
  2. O que é ninho de mafagafos
  3. Trava-língua: ninho de mafagafos
  4. Outros trava-línguas

O que é um mafagafo

Antes de buscar saber concretamente o que é um ninho de mafagafos, você já se perguntou o que são mafagafos? São seres reais, irreais, são animais, o que são? De acordo com o dicionário informal[1]: mafagafos são riaturas malignas comumente associadas a histórias e/ou cantigas infantis, porém, a mitologia insiste que eles seriam manifestações do demônio em pessoa.

Outro dos significados para mafagafos de acordo com o dicionário tradicional[2] é: abrigo de malandros.

O que é ninho de mafagafos

Bom, se os mafagafos, ou mafagafinhos para os íntimos, não são criaturas reais, o ninho de mafagafos tampouco é um lugar para eles habitarem, o ninho de mafagafos não é um ninho no sentido literal. Então, afinal, o que é um ninho de mafagafos?

A expressão então é no sentido figurado e muitas pessoas a utilizam no sentido de grande confusão, emaranhado de coisas, algo difícil de compreender. Por exemplo: a história desta traição é um ninho de mafagafos.

Trava-língua: ninho de mafagafos

Mas se mafagafos não são seres reais, de onde veio esta expressão? Pois do seguinte trava-línguas:

Um ninho de mafagafos

Tinha sete mafagafinhos

Quem desmafagafar o ninho de mafagafos

Bom desmafagafador será

E aí, consegue falar rápido? Conta para a gente nos comentários.

Outros trava-línguas

Se você curte trava-línguas, não deixe de conferir também o nosso artigo sobra trava-línguas do folclore e também acreditamos que você pode gostar do texto sobre quais são os ditados populares.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é ninho de mafagafos, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. DICIONÁRIO INFORMAL. Mafagafo. Disponível em: <https://www.dicionarioinformal.com.br/mafagafo/> Acesso em: 25 de julho de 2022.
  2. DICIO. Mafagafo. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/mafagafo/> Acesso em: 25 de julho de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é ninho de mafagafos