PARTILHAR

O que fazer quando um espelho quebra

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 25 março 2020
O que fazer quando um espelho quebra

Para os mais supersticiosos, um espelho se despedaçar por acidente não é um bom sinal. Dizem que quem quebrar um espelho terá 7 anos de azar mas... será que existe alguma forma de evitar essa maldição? Aqui vamos dar-lhe alguns conselhos necessários para que você saiba o que fazer quando um espelho quebra, deixando de lado o azar e o mau presságio, sendo assim, preste bastante atenção às seguintes dicas porque, como dizem, o seguro morreu de velho. Por isso, tome nota!

Quebrar espelho dá azar?

As origens do azar associado a um espelho quebrado é muito antiga, tanto que, antes da criação dos espelhos pensava-se que tudo aquilo que a água refletia (em rios, em lagoas, em lagos ou no mar) era parte da própria pessoa, algo próximo da projeção de sua alma. Se remontarmos aos mitos gregos, podemos encontrar a história de Narciso que, punido com a habilidade de conseguir ver sua própria imagem no reflexo das água, acabou apaixonado pelo que viu e, afogado nas águas que o refletiam, acabou causando a própria morte. O mito de Narciso deu origem ao termo "narcisismo", condição daqueles que nutrem exagerada admiração pela própria aparência, causando diversos problemas internos e externos.[1]

De acordo com crenças antigas, observar as imagens que se movem e se distorcem em águas na natureza significava presságio de algo negativo. Com o aparecimento dos espelhos, essa crença foi levada e adaptada de forma que, quando quebram - por acidente, ou não - calham em alguns anos de azar.

Existem algumas outras ideias que ligam a falta de sorte com espelhos, todas de origem inexata, como a de que observar-se no reflexo utilizando a luz de uma vela, entretanto, isso não passa de uma superstição[2]. As superstições são crenças que envolvem elementos sobrenaturais, sendo ou não religiosos, e que não têm provas científicas de sua efetividade.

Importante: quando dizemos que não existem provas, de forma alguma está implícito que a crença não seja real e que você deva deixar de acreditar em algo, a intenção é apenas de informar que não se trata de algo comprovado pela ciência tradicional.

Se você acredita nas superstições e morre de medo disso acontecer, continue lendo o seguinte artigo do umCOMO.

Espelho quebrado, o que fazer?

Independente de crenças, espelhos são objetos altamente cortantes e feito com vidro, por isso, a primeira preocupação a se ter caso você tenha causado um acidente, ou se o espelho tiver quebrado sozinho, será a de se livrar com segurança de todos os cacos e também de colocá-los em local seguros para não causar ferimentos nos trabalhadores responsáveis pela remoção de lixo que entrarão em contato com os pedaços de vidro.

Em primeiro lugar, quando um espelho se quebra em mil pedaços, você deve recolher os pedacinhos. Ao fazê-lo, tenha muito cuidado para não se cortar nem se machucar, valendo repetir a varredura do local onde o espelho caiu e de seus arredores para garantir de que nada ficou escondido, sendo necessário remover os móveis próximos para que seja possível retirar pedaços que tenham porventura caído embaixo e que não sejam visíveis. Lembre-se que o espelho pode ser um material perigoso, por isso, é recomendável recolher os pedaços com uma vassoura e uma pá, evitando contato direto com as mãos.

Após a remoção dos cacos do vidro do espelho do chão, não os descarte. Para evitar a má sorte, você deverá reutilizar os pedaços de espelho para algum artesanato ou inclusive pode convertê-lo em pó para depois se desfazer dele. A influência da lua tem muito a ver com o esoterismo, por isso, uma das maiores recomendações se quebrar um espelho é utilizar um dos seus pedaços para que a lua se reflita nele. Isso deve ser feito logo na primeira lua cheia depois do espelho ter quebrado. Lembre-se de como é bom conservar os pedaços do espelho; alguns confiam em que com este método o azar fica reduzido de forma significativa. Porque não experimentar?

Quando os cacos já tiverem sido utilizados para refletir a luz da lua e o sol já tiver surgido, você estará livre de energias negativas e eles poderão ser finalmente jogados. Para o descarte de espelhos ou de outros objetos de vidro que estejam quebrados, é necessário embrulhá-los, evitando que desavisados acabem se cortando, para isso, basta utilizar folhas de jornal ou então alguma caixa de papelão, garantindo que o pacote estará fechado com segurança. Assim que os cacos do vidro estiverem embrulhados, basta jogar no lixo sem preocupações.

O que fazer quando um espelho quebra - Espelho quebrado, o que fazer?

O que fazer para se livrar de azar quando quebrar espelho

Uma das técnicas mais conhecidas para não ser azarado é jogar sal por trás dos ombros. Em múltiplas culturas o sal é um símbolo de boa sorte, por isso, se acidentalmente quebrar um dos seus espelhos, convidamos você a pegar um punhado de sal com a mão direita e jogar por trás do ombro esquerdo. Lembre-se de fazer isso sobre o ombro esquerdo, pois sobre o direito considera-se que atrai ainda mais azar!

Se for pouco supersticioso mas tiver um pouco de medo de que algo ruim possa acontecer, convidamos você a tomar um banho relaxante de sais, que, além de conter a riqueza do sal, ajudará a espantar os pensamentos negativos. Experimente!

Se o banho de sais não for uma opção, você ainda terá algumas saídas. O que existe de mais eficiente para diminuir o azar do que um bom amuleto? É um elemento perfeito para se proteger de incidentes como um espelho quebrado. Entre os amuletos da sorte mais populares encontram-se o trevo de quatro folhas, uma ferradura de cavalo ou umas pedras preciosas. Procure o seu e chame a boa sorte!

Caso você tenha crenças religiosas ou esteja disposto a trilhar esse caminho, saiba que também é possível recorrer às religiões para se livrar de más energias, independente de ter passado por uma situação que atrai má sorte ou não:

  • Ao quebrar espelho, o espiritismo pode te livrar das más energias pelo meio do passe espiritual, que consiste no processo de transmissão de energia por meio das mãos, bastando para isso que você vá até o centro espírita mais próximo de sua casa e peça pelo passe. Além do espiritismo, existem outras crenças que podem te ajudar.
  • Ao quebrar espelho, na umbanda você encontrará a defumação, que servirá também para equilibrar energias e trazer harmonia para o ambiente. Vale dizer que o passe é outra opção na umbanda, sendo que cada linha da religião o fará de forma um pouco diferente, ainda que o objetivo seja o mesmo.

Em umCOMO revelamos para você as pedras para atrair boa sorte caso queira encontrar a sua.

O que fazer quando um espelho quebra - O que fazer para se livrar de azar quando quebrar espelho

O que significa espelho quebrando sozinho?

Quebrar um espelho quebrar é algo muito fácil de acontecer e nem sempre tem que significar um mau pressentimento. Os acidentes acontecem e o melhor para evitar que o azar chegue a você de forma imediata é pensar sempre positivo e com otimismo. Se agarrar os pensamentos negativos será mais fácil que tudo dê errado. Talvez, se não acreditar nas maldições, elas jamais alcançarão você. Pense nisso!

Segundo o espiritismo, espelho quebrado significa que o objeto, por sua capacidade de reter energia, chegou a seu limite e acabou se partindo para se livrar daquilo de mal que foi absorvido, ou seja, é sinal de que você está longe de possíveis más energias que pairavam sobre o local. Quebrar espelho e energia, como você já deve ter reparado, são elementos sempre conectados e essa é uma forma de observar a situação.

Em umCOMO vamos dar-lhe alguns conselhos para que saiba atrair a energia positiva com o seu pensamento e as suas ações.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando um espelho quebra, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Referências
  1. KRAUSS, A. C. W. O mito de Narciso sob o olhar de Leminski: uma metamorfose lírica. Centro de Comunicação e expressão. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/172277/o%20mito%20de%20narciso%20sob%20o%20olhar%20de%20leminski%20-%20vers%C3%A3o%20final.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23/03/2020.
  2. NUNES, R. S. de M. Superstições, crendices e simpatias. Recanto das Letras, Campo Grande, 2009. Disponível em: http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/1678013.pdf. Acesso em: 23/03/2020.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
ROSANA
PRECISO QUE ENVIE PARA O MEU E-MAIL O QUE FAZER QUANDO UM ESPELHO É QUEBRADO, NÃO QUERO QUE PUBLIQUEM NADA SOBRE MIM.
Noly
A senhora não gostaria que enviassem junto a sua resposta um carro 0 km também? kkkkkkkkkkkk
O que fazer quando um espelho quebra
1 de 3
O que fazer quando um espelho quebra

Voltar ao topo da página ↑