Como morreu Van Gogh?
Vincent Van Gogh é um dos melhores artistas da história da pintura. Muitas de suas obras são conhecidas em todo o mundo e estão expostas nos museus mais importantes, especialmente no Museu Van Gogh, em Amsterdã. Ele nasceu em 30 de março de 1853 e morreu em 29 de julho de 1890. A causa e toda a história por trás de sua morte ainda suscitam debate social, dando origem a diferentes teorias.
Em 2019, um leilão do revólver que supostamente tirou a vida do artista holandês, realizado em Paris, reabriu o debate sobre o que realmente aconteceu. Para saber como moreu Van Gogh, descubra a história por trás de sua morte lendo este artigo do umCOMO.
Onde e como morreu Van Gogh realmente?
Vincent Van Gogh morreu aos 37 anos em um campo próximo a Auvers-sur-Oise, uma cidade francesa. A versão oficial de sua morte é a do suicídio: o pintor morreu 30 horas após ser atingido pelo tiro do revólver com o qual se matou.
Essa versão é sustentada pelo calibre da bala, de 7 mm, que é o mesmo da bala encontrada no corpo de Van Gogh. O gatilho estava na posição aberta, o que implica que tinha acabado de ser disparado. Além disso, o seu mau estado de conservação faz sentido pelo fato de ter permanecido debaixo da terra entre 50 e 80 anos, o que permite remontar até 1890, o ano da sua morte.
Sua potência limitada também oferece uma explicação para como foi possível que o pintor continuasse vivo por mais de um dia, apesar de ter recebido o tiro a uma distância muito curta. Segundo Theo, seu irmão, as últimas palavras que ele disse antes de morrer foram as seguintes: “A tristeza durará para sempre”.
Por que Van Gogh cortou a orelha
E este foi o fim de Van Gogh, de acordo com a versão oficial, que também é a mais difundida. Muitos se perguntam por que Van Gogh cortou a orelha, pois nos últimos 18 meses de vida do artista, ele passou por altos e baixos de genialidade artística e loucura, a ponto de cortar a orelha enquanto brigava com Paul Gaugin em dezembro de 1888, em Arles.
Talvez você tenha interesse em dar uma olhada no seguinte post sobre “Quais são os quadros mais famosos do mundo”.
O que aconteceu nos últimos dias de Van Gogh?
Depois de cortar a orelha, Van Gogh foi internado em um hospital psiquiátrico durante um ano de incrível lucidez pictórica. Nessa época, ele pintou uma de suas telas mais famosas, “A Noite Estrelada”. Em maio de 1890, ele se instalou em uma pousada no município de Auvers-sur-Oise, ao norte de Paris.
Foi no domingo, 27 de julho, que ele pegou o revólver que havia roubado do proprietário da pensão e atirou no próprio peito. E em 29 de julho de 1890, após mais de um dia de agonia, ele morreu.
Talvez você também tenha interesse em saber “Como Frida Kahlo morreu: o que aconteceu com ela e as controvérsias sobre sua morte”.
Van Gogh se suicidou ou foi morto?
Alguns pesquisadores tentaram refutar a versão oficial sobre a morte de Vincent Van Gogh, alegando que ele não se suicidou, mas foi assassinado. Gregory White Smith e Steven Naifeh, autores de “Van Gogh: a vida” (2011), defendem a teoria de que o artista foi baleado acidentalmente por René Secrétan, um jovem de 16 anos que passava as férias de verão na mesma cidade francesa onde Van Gogh morava.
Martin Bailey, autor de “Starry Night - Van Gogh at the Asylum” é outro especialista na vida do pintor. Embora considere a biografia de Smith e Naifeh “excelente”, ele está mais próximo da versão oficial e acredita que foi um suicídio e não um assassinato, pois é isso que acreditam tanto os familiares quanto os amigos mais próximos do artista.
Ele também acredita que há uma grande probabilidade de que o revólver leiloado em Paris em 2019 seja o mesmo que disparou a bala que tirou a vida de Van Gogh.
Qual foi o legado de Van Gogh após a sua morte?
Após a morte de Van Gogh, ficou um legado artístico e cultural impressionante. A preservação de sua obra ficou a cargo de seu irmão Theo, que herdou sua coleção e, após falecer poucos meses depois, Johanna Bonger, sua viúva e cunhada do pintor, encarregou-se de preservar e promover sua obra vendendo algumas obras, emprestando outras para exposições e publicando as cartas de Van Gogh para seu irmão, algo fundamental para seu reconhecimento posterior.
Além disso, sua influência na arte moderna é enorme. Seu estilo particular, marcado pelo uso de cores vibrantes e pinceladas ousadas, lançou as bases para o desenvolvimento da arte moderna. Sua obra influenciou muito artistas e movimentos posteriores, especialmente o expressionismo e o fauvismo.
O impacto de Van Gogh na cultura popular é evidente. Sua influência transcendeu o mundo da arte, já que suas obras foram reproduzidas em produtos como roupas, decoração e bolsas. Sua imagem é reconhecida mundialmente.
Obras mais famosas de Van Gogh após sua morte
As obras mais populares de Vincent Van Gogh após sua morte são:
- "A Noite Estrelada" (1889)
- "Autorretrato com a Orelha Cortada" (1889)
- "O Quarto em Arles" (1889)
- "Os Girassóis" (1888)
- "Terraço do Café à Noite" (1888)
- "A Cortesã (Depois de Eisen)" (1887)
- "Os Comedores de Batatas" (1885)
- "A Igreja de Auvers" (1890)
- "Campo de Trigo com Corvos" (1890)
- "Retrato do Dr. Paul Gachet" (1890)
- "O Carteiro (Retrato de Joseph Roulin)" (1888)
- "Margens do Sena na Primavera, na Ponte de Clichy" (1887)
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como morreu Van Gogh?, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.