Outros Funerais e enterros

Como Frida Kahlo morreu

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 24 julho 2024
Como Frida Kahlo morreu

Frida Kahlo é um ícone da pintura latino-americana, pois sua arte transcendeu as fronteiras do México. Porém, sua vida foi cheia de dor e sua morte não deixa de levantar questões. Embora seja dito que ela morreu devido a uma doença, há quem continue a levantar a hipótese de que tenha sido suicídio. No umComo revisaremos como Frida Kahlo morreu, o que aconteceu com ela e as polêmicas que cercaram sua morte.

Também lhe pode interessar: Como Matthew Perry morreu
Índice
  1. Quando Frida Kahlo morreu
  2. Do que Frida Kahlo morreu
  3. As polêmicas em torno da morte de Frida Kahlo

Quando Frida Kahlo morreu

Frida Kahlo morreu em 13 de julho de 1954, aos 47 anos. Sua morte ocorreu em sua casa, localizada em Coyoacán, conhecida como Casa Azul, na Cidade do México.

O funeral foi um acontecimento que emocionou todo o país asteca e foi marcado por polêmicas. O velório foi no Palácio de Belas Artes, Kahlo vestia tehuana e huipil. Ela estava acompanhada por importantes artistas do momento, além de personalidades políticas e uma multidão que compartilhava a dor da partida física de uma nartista que deixou um legado inapagável.

Entre as personalidades de destaque que compareceram ao seu funeral estavam Diego Rivera, o ex-presidente mexicano Lázaro Cárdenas del Río, David Alfaro Sequeiros, Aurora Reyes, Lola Álvarez Bravo, a cantora Chavela Vargas, entre outros. O caixão com o corpo de Kahlo foi carregado por um grupo, incluindo Diego Rivera, que mais tarde confessou em sua autobiografia que 13 de julho de 1954 foi o dia mais trágico de sua vida.

O dia da cremação foi chuvoso e, em sua homenagem, Diego Rivera fez o pedido para que cantassem para Frida; entre todas as músicas dedicadas a Kahlo, estava o Hino Nacional do México.

Do que Frida Kahlo morreu

Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 em Coyoacán. Sua vida foi caracterizada por sofrimentos físicos, pois sofria de espinha bífida, que afetava o sistema nervoso e a coluna. A vida lhe deu outro golpe, pois, além dessa síndrome, ela foi atropelada por um ônibus, o que a obrigou a ficar imóvel por 3 meses. Naquela época Kahlo tinha 18 anos e começou a pintar.

Diante da dúvida sobre o motivo da morte de Frida Kahlo, o relatório oficial indica que sua morte se deveu a embolia pulmonar, condição que impede que o oxigênio chegue aos pulmões.

No caso de Frida, são vários os antecedentes que poderiam ter desencadeado a embolia pulmonar, pois, em 1939, ela já havia sofrido de uma trombose venosa na perna direita; grande parte de sua vida também foi uma batalha contra bronquite e pneumonia.

Por outro lado, a dor cônica obrigou-a a tomar analgésicos cujos efeitos colaterais poderiam ter sido fortes e afetado seu sistema cardiovascular. Mas esse cenário não acalmou a dor daqueles que amavam Frida, nem dissipou dúvidas sobre outras possíveis causas de sua morte.

Como Frida Kahlo morreu - Do que Frida Kahlo morreu
Imagem: Juan Guzmán,1950-51. National Geographic

As polêmicas em torno da morte de Frida Kahlo

A morte de Frida Kahlo foi marcada por diversas polêmicas, pois algumas pessoas consideraram que poderia ter sido suicídio, devido à depressão que ela sofria.

Outros comentaram que Frida não recebeu atendimento médico adequado para tratar a embolia pulmonar. Alguns biógrafos comentaram que a morte pode ter sido devido a suas doenças físicas, enquanto outros consideraram a possibilidade de suicídio involuntário devido a uma overdose de demerol, um opioide que funciona como analgésico e que ela pode ter ingerido para tratar suas fortes dores.

Apesar de todas essas hipóteses que surgiram, não há provas ou evidências suficientes para apoiá-las. A verdade é que Frida sofreu muitas angústias em sua vida e isso se reflete em algumas de suas obras. Além da dor emocional, o sofrimento físico era constante.

Até hoje, a morte de Frida Kahlo permanece um mistério para alguns; um acontecimento cheio de dúvidas para outros e uma decisão definitiva sobre o suicídio para aqueles que questionam se poderia ter sido um acidente vascular cerebral. A partida física de Kahlo deixou uma dor e um vazio na vida de muitos que a amavam e que pensavam que os médicos poderiam ter feito muito mais por ela.

Embora o debate permaneça aberto, a causa oficial continua a ser uma embolia pulmonar. De qualquer forma, o que não se pode duvidar é que o legado de Frida Kahlo será eterno e que seus pincéis foram responsáveis ​​por refletir as pinceladas mais dolorosas da vida de uma artista que merecia mais amor do que desgraças em sua existência.

Agora que você sabe mais sobre Como Frida Kahlo morreu, recomendamos As mulheres mais importantes da história.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Frida Kahlo morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: Juan Guzmán,1950-51. National Geographic
1 de 2
Como Frida Kahlo morreu