Outros Funerais e enterros

Como Bruce Lee morreu

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 maio 2023
Como Bruce Lee morreu

Bruce Lee é uma das grandes referências mundiais no mundo das artes marciais e do cinema. Ele morreu em 20 de julho de 1973, mas as causas de sua morte permanecem um mistério não resolvido. Bruce Lee morreu muito jovem, representando um ícone para toda uma geração de fãs das artes marciais, daí a enorme expectativa que ainda levanta as incógnitas de sua morte.

Vários fatores envolvem a morte de Bruce Lee: desde tudo o que aconteceu no dia de sua morte até o resultado oficial da autópsia. É importante, portanto, esclarecer cada um desses aspectos na tentativa de entender a situação em torno de sua morte. Para saber como Bruce Lee morreu, de que morreu e quantos anos tinha, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Como morreu Grace Kelly

Índice

  1. Morte de Bruce Lee: o que aconteceu neste dia
  2. Bruce Lee morreu de que
  3. Bruce Lee morreu com quantos anos

Morte de Bruce Lee: o que aconteceu neste dia

Algumas das coisas que são conhecidas publicamente sobre o que aconteceu nos dias que antecederam sua morte são:

  • Bruce Lee começou a ter problemas de saúde dois meses antes de sua morte.
  • Em 10 de maio de 1973, o artista marcial desmaiou durante uma das sessões de substituição do diálogo do filme que estava rodando na época, Enter the Dragon.
  • Nesse mesmo dia, ele foi levado ao hospital queixando-se de uma forte dor de cabeça e sofrendo de convulsões. Os médicos associaram estes sintomas ao edema cerebral, uma condição na qual o excesso de líquido na área cerebral causa inchaço e dor severa. Na ocasião, ele foi imediatamente tratado com manitol.
  • Após uma curta estadia no hospital, Bruce Lee sentiu-se melhor e teve alta. Ele retomou imediatamente sua dieta rigorosa e exercício físico regular: ele combinou arroz, vegetais, leite e peixe, excluindo produtos como pães e bolos, a maioria dos açúcares e farinha refinada. Ele fez muito exercício, incluindo o famoso exercício da Bandeira do Dragão, que se tornou sua marca registrada.
  • Até 20 de julho de 1973, os sinais de Bruce Lee eram satisfatórios e ele parecia estar se recuperando positivamente do edema cerebral que havia sofrido. Exceto pela dor de cabeça ocasional, ele não deu nenhum sinal de preocupação àqueles que lhe eram mais próximos sobre sua saúde.
  • O dia da morte de Bruce Lee foi um dia particularmente ocupado para ele. Ele esteve em Hong Kong, a cidade onde muitos de seus filmes foram rodados; encontrou-se durante grande parte do dia com o produtor Raymond Chow para discutir seu próximo filme.
  • Os mais próximos a ele conheciam o entusiasmo de Lee, atuando em cada cena com grande energia, apesar do calor abrasador do verão. Após a reunião, ele foi ao apartamento da atriz taiwanesa Betty Ting Pei, uma amiga que mais tarde se revelou ser sua amante, e fez planos para jantar com Raymond Chow para finalizar o negócio do filme para seu próximo projeto.

As últimas horas da vida de Bruce Lee

Por volta das 19h30, Lee reclamou de uma dor de cabeça. Ting Pei lhe deu um analgésico comum conhecido como Equagesic, que contém aspirina e meprobamato, um tranquilizante. Depois de tomá-lo, o artista foi dormir, mas depois de algumas horas, Ting Pei subiu ao quarto de Lee quando percebeu que não estava descendo para jantar. Quando ele não reagiu, chamou Raymond Chow para voltar para casa e tentar acordar Lee, mas sem sucesso.

Os dois foram obrigados a chamar um médico, que tentou reanimar Bruce Lee por mais 10 minutos. Quando não teve sucesso, ele foi levado inconsciente para um hospital próximo em uma ambulância.

Bruce Lee morreu de que

O corpo sem vida de Bruce Lee não mostrou sinais externos de ferimentos. Foi realizada uma autópsia e o resultado revelou a morte por um inchaço cerebral grave - uma acumulação de líquido que havia causado um aumento de 13% no tamanho de seu cérebro.

Chow alegou que a morte de Lee foi devido a uma reação alérgica ao analgésico que lhe foi administrado, e o resultado da autópsia corroborou parcialmente esta alegação. Oficialmente, o médico legista decidiu que Bruce Lee morreu após sofrer outro edema cerebral, o segundo, causado pela ingestão de Equagesic.

O mesmo médico legista chamou a morte de Lee de "morte por desventura". Ao contrário de uma morte acidental, esta qualificação implicava que a morte era devida a um risco voluntário e perigoso, embora tomar Equagesic não fosse normalmente considerado perigoso.

Investigações posteriores apoiaram este relatório de autópsia do médico legista, mas ainda não impediram a geração de uma avalanche maciça de teorias conspiratórias em torno da morte de Bruce Lee.

Como Bruce Lee morreu - Bruce Lee morreu de que

Bruce Lee morreu com quantos anos

Nascido em 27 de novembro de 1940, Bruce Lee morreu muito jovem: tinha apenas 32 anos de idade, mas apesar de sua morte prematura tornou-se uma referência mundial e ídolo das artes marciais e do cinema. Em 2022, completaria 82 anos de idade.

A maldição da família Lee é uma das grandes lendas da história do cinema de artes marciais. O único filho de Bruce Lee, Brandon Lee, seguiu seus passos no mundo do cinema de artes marciais e morreu 20 anos depois de seu pai, em 1993. Brandon Lee também morreu muito jovem, aos 28 anos de idade, em um acidente esquisito quando foi baleado durante um de seus filmes: uma pistola de adereço que não deveria ter sido carregada disparou uma bala em seu abdômen. Como com a morte de seu pai, surgiram rumores de conspiração mesmo após a declaração oficial pelas autoridades de um acidente como a causa da morte.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Bruce Lee morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como Bruce Lee morreu