Como Elvis Presley morreu
Elvis Presley é considerado o primeiro ídolo de massa e o grande precursor do nascimento do fenômeno dos fãs como tal. Sua carreira musical quebrou padrões e sua popularidade transcendeu fronteiras. Por isso, muito se tem falado, escrito e debatido sobre o que aconteceu em Graceland, sua icônica mansão, quando faleceu, bem como as causas de sua morte prematura aos 42 anos.
Desde que foi divulgada a notícia de sua morte, surgiram uma série de especulações e rumores que, hoje, continuam válidos. Embora a teoria mais difundida e aceita seja a de que ele sofreu uma parada cardíaca. Apesar de todos saberem que sua saúde cardiovascular era precária, as circunstâncias que cercaram sua morte estimularam todo tipo de boatos a respeito. Para descobrir como Elvis Presley morreu, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
Quando Elvis Presley morreu
Em 16 de agosto de 1977, às 15h30, um ataque cardíaco causou a morte de Elvis Presley em sua mansão localizada na 3754 Elvis Presley Boulevard, em Memphis, Tennessee. Sua parceira, Ginger Alden, foi quem o encontrou morto no chão do banheiro do quarto principal, de bruços.
Durante 30 minutos, a equipe de reanimação da ambulância, encarregada de atender a chamada de emergência, tentou trazê-lo de volta à vida, mas sem sucesso. O corpo sem vida do artista foi levado ao Baptist Memorial Hospital em Memphis, onde um grupo de 10 médicos realizaram uma autópsia. A autópsia durou 4 horas e um dos peritos legistas encarregados de realizá-la foi Jerry T. Francisco, o mesmo que realizou a autópsia de Martin Luther King Jr.
Como Elvis Presley morreu
A saúde cardiovascular do cantor era ruim. Além disso, os médicos detectaram várias doenças que Elvis tinha, como diabetes e uma doença inflamatória autoimune. Tendo em conta o delicado estado de saúde do artista, os resultados dos exames realizados após a sua morte foram surpreendentes.
Amostras de urina, sangue e tecidos colhidas na autópsia de Elvis Presley e enviadas para análise detectaram também a presença de 10 substâncias diferentes, incluindo vários tipos de opiáceos.
Um infarto agudo do miocárdio, ou seja, uma parada cardíaca, é a causa oficial da morte de Elvis Presley. Às suas doenças somava-se o peso, já que quase chegava aos 130 quilos e era um peso enorme para os seus órgãos.
A polêmica em torno da morte de Elvis Presley
Todas as circunstâncias expostas sobre o falecimento de Elvis Presley geraram grande polêmica sobre a sua morte com o passar do tempo. Seu médico, George Nichopoulos, foi formalmente acusado de homicídio, mas acabou sendo considerado inocente porque só foi confirmada a ele a responsabilidade pela prescrição de duas das dez substâncias detectadas na análise toxicológica. Mesmo assim, ele não conseguiu impedir que o conselho médico do Tennessee revogasse sua licença por negligência médica.
Por isso, sempre houve um debate sobre a morte de Elvis, questionando se foi uma simples insuficiência cardíaca ou uma overdose de medicamentos. Especula-se até que sua morte foi resultado de uma reação autoimune causada por um traumatismo cranioencefálico.
De qualquer forma, parece claro que Elvis Presley não morreu por assassinato nem cometeu suicídio. Atualmente, a teoria mais difundida e aceita sobre sua morte é a de que sofreu uma parada cardíaca na qual, além de sua delicada saúde cardiovascular, o abuso de codeína pode ter desempenhado um papel fundamental, entre outros opiáceos.
Onde fica o túmulo de Elvis Presley
Após a morte de Elvis Presley em agosto de 1977, ele foi enterrado ao lado de sua mãe no cemitério Forest Hill. Após uma tentativa fracassada de roubar seus corpos, os restos mortais do cantor e de sua mãe foram transferidos em 2 de outubro para o Jardim de Meditação de Graceland, onde foram enterrados.
Mais tarde, também foram enterrados seu pai Vernon, falecido em 1979, e Minnie Presley, sua avó materna falecida em 1980. Além disso, uma pequena pedra homenageia Jesse Garon, irmão gêmeo de Elvis que morreu ao nascer. Em 1º de outubro de 2020, Benjamin Keough, filho de Lisa Marie Presley e neto de Elvis, foi enterrado no mesmo local meses após seu suicídio, em 12 de julho do mesmo ano. E após a morte de Lisa Marie em 12 de janeiro de 2023, seu corpo foi enterrado ao lado de seu pai Elvis e de seu filho Benjamin Keough.
O túmulo de Elvis Presley e do restante da sua família é frequentemente visitado pelos fãs do cantor, que deixam flores e lembranças em homenagem à sua memória.
Agora que você sabe como Elvis Presley morreu, descubra Como morreu Grace Kelly: o acidente de carro que tirou sua vida.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como Elvis Presley morreu, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.