Partilhar

Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições

Na sociedade grega e em alguns países latino-americanos, a terça-feira 13 é um dia de má sorte carregada de superstição. Apesar de que algumas pessoas nem percebem esta coincidência entre o dia da semana e do mês, outros deixam de fazer algumas coisas quando chega esta data. Apesar de não existir nenhum consenso entre teorias científicas e religiosas, a terça-feira treze possui uma simbologia à sua volta. Mas é bom destacar que nos países anglo-saxônicos é a sexta-feira 13 o dia que recebe esta conotação. Descubra neste artigo de umComo.com.br qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre mito e lenda

Origem

Apesar de se desconhecer exatamente a verdadeira origem desta superstição sobre a terça-feira treze, a verdade é que ela vem da união de dois fatores de má sorte. Porque "Marte" é, segundo a mitologia grega, o Deus da guerra, por isso a terça-feira é regida pelo planeta vermelho, da destruição, do sangue e da violência.

Da mesma forma, o número 13 é o mais azarado de todos porque é o capítulo do Apocalipse correspondente ao anticristo e o dia da besta; na Última Ceia os assistentes foram 12 apóstolos e Jesus, que posteriormente foi crucificado; no tarot, corresponde à morte, etc. Inclusive existe a triscaidecafobia, isto é, o medo irracional ao número 13 que algumas pessoas no mundo sofrem.

Refrões

São muitos os refrões e ditados populares que avisam da importância de não tomar decisões nem realizar atos importantes em uma terça-feira 13.

  • "Na terça-feira, nem se case nem embarque".
  • "Na terça-feira nem jogue galinha, nem case sua filha".
  • "Na terça-feira, seu filho não case e seu porco não mate".
  • "De terça-feira nem teça o tecido, nem case sua filha, nem a leve para confessar porque não dirá a verdade".
  • "Na terça-feira nem troque de casa, nem sua filha case, nem sua roupa teça".

Fatos supersticiosos

- Dizem que em uma terça-feira 13 você não deve cortar suas unhas nem o cabelo.

- Muitos aviões não têm a fila 13.

- Alguns edifícios, como hotéis, pulam do andar 12 ao 14.

- Vale destacar que existe gente que foi diagnosticada com trezidavomartiofobia, ou seja, pânico à terça-feira 13.

Sexta-feira 13

É bom destacar que no Brasil, nos países nórdicos e anglo-saxônicos, é a sexta-feira 13 que adquire um caráter supersticioso, supostamente porque Cristo foi crucificado nesse dia. A fobia deste dia recebe o nome de frigatriscaidecafobia, pânico total de sexta-feira 13.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário sobre Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Fernando
A origem da SEXTA FEIRA 13 ser dia de AZAR é errada, ela é considerada o dia do MAL AGOURO. Pois....na época da cruzadas...os cavaleiros TEMPLäRIOS se tornaram uma potência tanto em dinheiro/riquezas como em respeito e admiração. Pois eles davam segurança aos mercadores do deserto ( tuaregs e outros nomades) e estes retribuíam com ouro, prata, mercadorias, etc... e estes mercadore davam muito valor à Bravura dos templários e os consideravam "SEUS PROTETORES". A sede escrota da IGREJA do VATICANO (como não poderia deixar a chance de fazer uma cagada passar desapercebida.....) deu ordem à um clérico ( puxa-saco ) de ir e acabar com todo e qualquer um que se opusesse a supremacia do VATICANO ( era isso que o Vaticano entendia...ele VATICANO tinha que ser o mais mais na TERRA e não os Nobres e corajosos templários, ficarem com algum mérito em reconhecimento aos seus esforços. O puxa-saco foi e chegado no centro de operações ( quartel) dos Templários deu ordens e condenou os templários à morrerem em fogueiras pois os condenou por atos de heresia ! Afinal cabeça de político e de inquisitor...só sai merda !!! O líder do templários bem como seus comandados, foram queimados em fogueiras em uma sexta-feira dia 13. Por ter sido condenado como sendo um herege, um ímpio perante DEUS, esse líder teve como último ato de sua vida, um ato de heresia, que foi, amaldiçoar todas as sextas-feiras 13. Na sexta-feira 13 sub-sequente à morte deste líder e seus comandados,....o puxa-saco ( inquisitor ) sofreu um acidente e morreu. Na segunda-sexta-feira 13, o papa ou outro idiota qualquer que havia dado a ordem de execução, sofreu um acidente e também morreu. Então surgiu a lenda do mal agouro da sexta-feira 13.

Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições
Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições

Voltar ao topo da página