Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições

Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições

Na sociedade grega e em alguns países latino-americanos, a terça-feira 13 é um dia de má sorte carregada de superstição. Apesar de que algumas pessoas nem percebem esta coincidência entre o dia da semana e do mês, outros deixam de fazer algumas coisas quando chega esta data. Apesar de não existir nenhum consenso entre teorias científicas e religiosas, a terça-feira treze possui uma simbologia à sua volta. Mas é bom destacar que nos países anglo-saxônicos é a sexta-feira 13 o dia que recebe esta conotação. Descubra neste artigo de umComo.com.br qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições.

Origem

Apesar de se desconhecer exatamente a verdadeira origem desta superstição sobre a terça-feira treze, a verdade é que ela vem da união de dois fatores de má sorte. Porque "Marte" é, segundo a mitologia grega, o Deus da guerra, por isso a terça-feira é regida pelo planeta vermelho, da destruição, do sangue e da violência.

Da mesma forma, o número 13 é o mais azarado de todos porque é o capítulo do Apocalipse correspondente ao anticristo e o dia da besta; na Última Ceia os assistentes foram 12 apóstolos e Jesus, que posteriormente foi crucificado; no tarot, corresponde à morte, etc. Inclusive existe a triscaidecafobia, isto é, o medo irracional ao número 13 que algumas pessoas no mundo sofrem.

Refrões

São muitos os refrões e ditados populares que avisam da importância de não tomar decisões nem realizar atos importantes em uma terça-feira 13.

  • "Na terça-feira, nem se case nem embarque".
  • "Na terça-feira nem jogue galinha, nem case sua filha".
  • "Na terça-feira, seu filho não case e seu porco não mate".
  • "De terça-feira nem teça o tecido, nem case sua filha, nem a leve para confessar porque não dirá a verdade".
  • "Na terça-feira nem troque de casa, nem sua filha case, nem sua roupa teça".

Fatos supersticiosos

- Dizem que em uma terça-feira 13 você não deve cortar suas unhas nem o cabelo.

- Muitos aviões não têm a fila 13.

- Alguns edifícios, como hotéis, pulam do andar 12 ao 14.

- Vale destacar que existe gente que foi diagnosticada com trezidavomartiofobia, ou seja, pânico à terça-feira 13.

Sexta-feira 13

É bom destacar que no Brasil, nos países nórdicos e anglo-saxônicos, é a sexta-feira 13 que adquire um caráter supersticioso, supostamente porque Cristo foi crucificado nesse dia. A fobia deste dia recebe o nome de frigatriscaidecafobia, pânico total de sexta-feira 13.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a origem da terça-feira 13 e suas superstições, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.