Outros Lendas e Folclore

30 nomes de sereias e seus significados

30 nomes de sereias e seus significados

Assim como fadas, bruxas e gnomos, as sereias são seres fictícios que fazem parte do imaginário de todos, entretanto, o que poucos sabem é que esses seres são mitológicos que têm sua origem nos mitos gregos e que foram assim que começaram a existir para que pudessem chegar até o dia de hoje em filmes e livros. As sereias, de forma geral, são caracterizadas por seus poderes ligados à natureza e também por sua beleza fora do comum, sendo fonte de inspiração para muitos na hora de procurar nomes. Caso você se interesse por esses seres mágicos e queria aprender mais sobre suas nomes e origens, inspire-se neste artigo do umCOMO 29 nomes de sereias e seus significados.

Também lhe pode interessar: Qual o significado dos números no nome

Índice

  1. 20 nomes de sereias da mitologia grega
  2. Nomes de sereias na Umbanda
  3. Nomes de sereias famosas da ficção
  4. A lenda de Iara

20 nomes de sereias da mitologia grega

As sereias são seres mitológicos antigos que estão presentes desde a Grécia Antiga tanto nas crenças quanto na literatura do povo grego, estando presentes em narrativas clássicas como a Odisséia de Homero, obra datada do século VIII a.C. Veja abaixo alguns significados de nomes de sereias e seus significados na mitologia grega:

  • Admete: a inquebrável, indomável;
  • Adrasteia: a inevitável;
  • Aethra: céu claro;
  • Amatheia: Deusa terna;
  • Calypso: "ocultar";
  • Callirroe: fluidez bela;
  • Dione: "a divina";
  • Doris: ninfa das abundâncias marinhas;
  • Galene: ninfa da calma dos mares;
  • Halia: ninfa das águas salgadas;
  • Electra: âmber;
  • Eudora: principal, líder;
  • Eurynome: nômade;
  • Metis: sabedoria;
  • Pasiphae: fortemente brilhante;
  • Peitho: persuasão;
  • Pleione: rainha velejante;
  • Plouto: riqueza;
  • Telesto: sucesso;
  • Tique: sorte.

Na mitologia grega, todas as sereias são ninfas filhas do titã Oceano e são chamadas de oceânides.

Além das sereias, outro elemento da natureza que pode ter belos nomes são as pedras. Para aprender um pouco sobre, veja 22 nomes de pedras preciosas e seus significados.

30 nomes de sereias e seus significados - 20 nomes de sereias da mitologia grega

Nomes de sereias na Umbanda

A umbanda é uma religião afro-brasileira que mistura elementos de outras religiões. Na umbanda as sereias são vistas como seres poderosos considerados entidades espirituais, são espíritos que não encarnaram e que possuem a capacidades usualmente relacionadas com serias, como a do canto. Além, os oxirás da umbanda ligados às águas podem oferecer proteção, sabedoria etc.

Veja abaixo nomes de sereias brasileiras pertencentes à umbanda:

  • Oxum: ainda que não seja representada com o aspecto de sereia que conhecemos, Oxum é uma orixá que reina em águas doces e que está fortemente ligada ao sexo feminino. A orixá é filha de Iemanjá e Oxalá e esposa de Xangô, possui diversos adornos em ouro e representa e beleza e também a juventude. Oxum é frequentemente relacionada às cachoeiras.
  • Iemanjá: (foto)essa entidade é mãe de grande parte dos oxirás e, após se transformar num rio que desagua na oceano utilizando capacidades proporcionadas por Olokun, seu pai e maior força dos mares, ganhou o título de rainha dos mares. Responsável por proporcionar o equilíbrio interior daqueles que a pedem.
  • Nanã Buruquê: responsável pela vida e pela morte (encarnação e desencarnação), essa oxirá tem como território de domínio os pântanos e mangue, sendo muito relacionada à lama. Por ter suas origens na origem da Terra, Nanã é respeitada por sua idade e comumente chamada de "avó".
  • Olokun: metade peixe e metade homem, o oxirá é pai de Iemanjá e a maior das forças aquáticas por representar a íra do mar e suas profundezas.

Vale dizer que, por não serem seres encarnados, existem representações das sereias da Umbanda que têm função lúdica, afinal, não se tratam de corpos, mas de espíritos sem carne e com forte capacidade energética. As entidades citadas fazem parte da Linha das Águas.

Gostou de aprender um pouco mais sobre os nomes de sereias da Umbanda e as entidades que os representam? Para mais informações relacionadas, veja como surgiu a Umbanda.

30 nomes de sereias e seus significados - Nomes de sereias na Umbanda
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Nomes de sereias famosas da ficção

  • Ariel: conhecida pela animação A Pequena Sereia de 1989, essa sereia é extremamente curiosa acerca do mundo humano, o que se torna mais intenso quando acaba se apaixonando por um príncipe e tendo sua vida dividida entre a terra e os mares. No fim da história, Ariel acaba se casando com o príncipe após ser transformada em ser humano pelo seu pai.
  • Madison: protagonista do filme Splash, uma sereia em minha vida, é uma sereia que acaba conhecendo um humano e se apaixonando, chegando a viajar pelos mares em sua busca até que o encontra. Madison tem poucos conhecimentos acerca da vida humana, o que envolve até mesmo a comunicação e convenções básicas, entretanto, com o convívio humano, acaba aprendendo a viver em sociedade. Ao fim do enredo, Madison e seu amado acabam abdicando da vida na cidade grande e indo viver nos mares.
  • Aquaman: personagem dos quadrinhos com primeira publicação em 1941, esse tritão é um super-heroi que possui poderes que envolvem grande força e agilidade, além de outros relacionados aos mares como a capacidade controlar as águas e também seres marinhos, os usando a seu favor. Apesar de já bastante antigo, o personagem segue até hoje presente em representações cinematográficas.
  • A Sereia: personagem do curta-metragem homônimo de 1904, prova que esses seres míticos estão presentes no cinema desde sua origem, afinal, trata-se de uma obra feita no início do cinema mudo.

Se sentiu inspirada pela beleza desses seres aquáticos? Veja como fazer cabelo de sereia e dê um toque especial no seu look.

A lenda de Iara

Dentre os nomes de sereias latinas, o primeiro que nos vêm a cabeça quando pensamos nesses seres mitológicos é Iara, personagem do folclore brasileiro cujas origens estão em crenças indígenas.

Iara era uma índia forte, bela e independente que, por suas qualidades, causava inveja nos irmãos, que tentaram a matar. Conseguindo fugir e sobrevivendo, Iara vira o jogo e acaba matando seus irmãos visando sua proteção, entretanto, movido pela ira, seu pai a jogou no rio.

Salva pelos peixes, a jovem é transformada em uma sereia com a capacidade de enlouquecer qualquer homem que ouça seu canto. Segundo a crença, é possível encontrar a jovem sereia na beira de rios, sempre sozinha e entoando cantos hipnotizantes, o que faz com que muitos evitem passar em águas doces sozinhos, principalmente durante o fim do dia, quando a luz do sol já está indo embora.

Se você tem paixão pelas sereias, sugerimos também o artigo que explica como fazer uma cauda de sereia para nadar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 30 nomes de sereias e seus significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Rebecca
boa noite, só queria deixar meu ponto de vista sendo uma frequentadora da religião Afro Brasileira.
oxum não é uma sereia, e sim a Rainha das águas doces. Yemanja mesmo sendo irmã de Oxum pode sim ser considerada uma sereia, pois á tipos de entidades da "linhagem" de Yemanja que são sereias, porém não são todas.
um beijo e uma boa noite
Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons
1 de 3
30 nomes de sereias e seus significados