Dioses y diosas

Deuses astecas: os principais e suas características

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 6 abril 2022
Deuses astecas: os principais e suas características

As antigas culturas mesoamericanas eram sociedades que acreditavam em deuses diferentes, ou seja, politeístas, assim como os romanos e os nórdicos. Na mitologia asteca, o Sol desempenhava um papel muito importante e também se caracterizava pela celebração de rituais em que não faltavam sacrifícios humanos para agradar seus deuses.

Por esta razão, os deuses da civilização asteca têm sido fonte de inspiração para criar muitos deuses em filmes e livros de ficção-científica. Embora alguns sejam populares, seus nomes reais e significados ainda são desconhecidos para muitas pessoas. Se você quer saber sobre Deuses astecas: os principais e suas características, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Deuses hindus: quais são os principais?

Índice

  1. Tláloc
  2. Huitzilopochtli
  3. Tezcatlipoca
  4. Tonatiuh
  5. Centéotl
  6. Chalchiuhtlicue
  7. Xipe Totec
  8. Quetzalcoatl
  9. Tlaltecuhtli
  10. Mayahuel
  11. Metzli
  12. Yacatecuhli
  13. Ixtlilton
  14. Mictlantecuhtli
  15. Ahuiateteo
Ver mais >>

Tláloc

Tlaloc é o deus asteca da chuva e das tempestades. Especialistas em culturas mesoamericanas consideram que é provavelmente uma das mais antigas divindades astecas da região.

Ele foi associado com produção agrícola boa e fertilidade. Também era conhecido como "néctar da terra" e "aquele que fez as coisas brotarem", mas fenômenos como raios e terremotos também foram atribuídos a ele.

Deuses astecas: os principais e suas características - Tláloc

Huitzilopochtli

Se você estava se perguntando qual é o deus mais poderoso do México, Huitzilopochtli é um deus asteca considerado o Pai dos astecas, de tal forma que ele era seu principal patrono.

Huitzilopochtli, que é o deus mais poderoso da mitologia asteca, também é filho do deus Tonatiuh e da deusa Coatlicue. Quando ele nasceu, foi apoiado por sua família. Usou uma cobra de fogo como arma e acabou se tornando governante do Sol.

Tezcatlipoca

Dentro da mitologia asteca, ele era considerado o oposto de Quetzalcoatl. Este deus mexicano foi nomeado como o Tezcatlipoca preto e Quetzalcoatl o Tezcatlipoca branco. Ele era a divindade do céu e da terra, a origem da felicidade e do poder, mestre das batalhas e representava as trevas, o desconhecido e a providência.

Deuses astecas: os principais e suas características - Tezcatlipoca

Tonatiuh

Tonatiuh é um dos deuses astecas mais importantes, pois é considerado o deus mexicano do Sol e líder do céu. Ele era encarregado de dar calor a seu povo com seu poder. Ele também foi considerado o santo padroeiro dos guerreiros. Ele buscou vigor e saúde para todos os responsáveis ​​pela defesa do povo asteca.

Centéotl

Este deus asteca também é conhecido pelo nome de Cintéotl e é a divindade do milho. Este alimento era essencial nas culturas mesoamericanas. Portanto, não é de surpreender que os astecas tivessem seu próprio deus para esse vegetal.

O milho significava a representação do sustento e do dual, da embriaguez e do consumo de álcool para fins cerimoniais.

Chalchiuhtlicue

Chalchiuhtlicue é uma das deusas astecas que também tinha poder sobre a água corrente e as "nuvens de água doce". O significado de seu nome é "aquele com a saia de jade" e ela também era a deusa asteca dos nascimentos. Nos templos, era representada com uma saia de tons esverdeados e azulados, representando uma cachoeira.

Deuses astecas: os principais e suas características - Chalchiuhtlicue

Xipe Totec

Xipe Totec não poderia faltar nessa lista dos principais deuses astecas. Como foi o caso de Tlaloc, o deus asteca Xipe Totec era reverenciado pela ótima fertilidade agrícola. Ele também era a divindade das minas de ouro e do leste.

Este deus mexicano foi retratado vestindo pele humana esfolada, representando a morte de plantas velhas e moribundas, e o crescimento de novos brotos.

Quetzalcoatl

É provavelmente o deus asteca mais popular. Ele era conhecido como "a serpente emplumada" e seu grau de importância era tão alto que ele era considerado por alguns como o principal deus do panteão asteca, competindo com Huitzilopochtli, que é o deus mais poderoso da mitologia asteca.

Quetzalcoatl é o deus asteca da luz, vida, fertilidade, sabedoria, ventos, aprendizado e conhecimento. Além disso, esse deus era o patrono da criatividade. Ele foi considerado governante do oeste e patrono do dia.

Tlaltecuhtli

Seu nome significa "aquele que dá e devora a vida". Ele era considerado o deus asteca da terra. Exigiu numerosos sacrifícios humanos para sua subsistência de acordo com as crenças astecas.

Este deus mexicano representava a superfície da terra. Acreditava-se que o sol era comido vorazmente todas as noites para devolvê-lo na manhã seguinte. Foi representado na forma de um monstro marinho.

Deuses astecas: os principais e suas características - Tlaltecuhtli

Mayahuel

Dentro do grupo de deusas astecas, Mayahuel era a divindade da fertilidade, da planta agave e da nutrição. Acreditava-se que seu sangue era feito de pulque, ou seja, uma bebida alcoólica feita de agave.

Esta deusa asteca era representada como uma mulher com 400 seios com os quais podia alimentar seus 400 coelhos, que eram chamados de Centzon Totochtin.

Metzli

Ela era uma das divindades astecas mais respeitadas no panteão asteca. Ela era a deusa asteca da Lua e a representação do amor materno. Ela tinha a capacidade de controlar as águas pela ação de suas cobras, causando uma série de tempestades e inundações. Ainda assim, também oferecia boa sorte.

Yacatecuhli

Era um deus asteca protetor de mercadores e comerciantes. Para alcançar suas bênçãos, aqueles que podiam pagar ofereceram seus escravos a esse deus mexicano. Em sua representação, Yacatecuhli se destaca por seu nariz proeminente que foi usado como indicador do caminho a seguir.

Deuses astecas: os principais e suas características - Yacatecuhli

Ixtlilton

Este deus asteca representava dança, diversão, jogos e celebração. Era o santo padroeiro das festividades astecas. Ele também era considerado o deus asteca da medicina e da cura. Os feridos foram transferidos para o templo.

Ixtlilton era considerado uma divindade asteca que cuidava de crianças, especialmente aquelas nascidas com deficiência.

Mictlantecuhtli

Entre os principais deuses astecas da morte, Mictlantecuhtli era o marido da divindade da morte, razão pela qual ele também era o deus asteca da morte e do submundo. Ele também era considerado uma divindade das sombras.

Segundo a mitologia asteca, Mictlantecuhtli era um senhor que governava Mictlan, um lugar habitado por almas falecidas cuja tranquilidade e escuridão faziam do local um lugar onde ninguém queria parar.

Deuses astecas: os principais e suas características - Mictlantecuhtli

Ahuiateteo

Não se tratava de um deus na prática, mas de um conjunto de deuses astecas. Ahuiateteo era composto pelos representantes da depravação, vícios, prazeres terrenos e mundanos. Eram relacionados aos Tzitzimimeh, ou seja, seres sobrenaturais ligados a infortúnios como guerras, secas e morte.

Agora que você sabe quais são os principais deuses astecas e seu significado, você pode querer saber Quais são os principais deuses maias ou Quais são os principais deuses egípcios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Deuses astecas: os principais e suas características, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 7
Deuses astecas: os principais e suas características