Lendas do Antigo Egito

Quais são os principais deuses egípcios

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os principais deuses egípcios

A mitologia egípcia é uma das mais completas que podemos encontrar, por isso os deuses de Egito ocupavam um papel central na vida desta antiga civilização, de tal forma que os rituais que conhecemos na atualidade provenientes desta cultura, como é o caso da mumificação, surgiam do desejo de manter o corpo intacto para a outra vida, a qual desfrutariam no além junto aos deuses.

Esta tradição é muito rica, tanto como a própria lista de deidades que se adoravam nesta cultura, as quais podiam mudar dependendo da cidade na qual se encontrassem os fiéis. No entanto, um grupo de figuras ficaram como as mais importantes do antigo Egito. Se quer saber quais são os principais deuses egípcios, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Os principais deuses nórdicos

Índice

  1. A relação dos egípcios com seus deuses
  2. Ra, o deus do sol
  3. Amón, o deus da cidade de Tebas
  4. Osíris, o deus da ressurreição
  5. Isis, deusa da vida
  6. Hórus, o deus do céu
  7. Anúbis, deus das mumificações
  8. Seth, deus das trevas ou do deserto
  9. Hathor, deusa do amor, da festa, da dança...
  10. Outros dos principais deuses egípcios
Ver mais >>

A relação dos egípcios com seus deuses

À exceção do período de Amarna, no qual o faraó Akenatón decretou como único Deus Atón, os egípcios foram politeístas, o que quer dizer que adoravam diferentes deuses que veneravam com diversos propósitos. No entanto, ao longo da vasta história desta civilização antiga, diferentes deuses estiveram à frente como os mais importantes, sendo sempre o faraó o representante da deidade do céu na terra, por isso era visto pelo povo como um ser de luz especial e não apenas como um governante.

A relação dos egípcios com seus deuses era muito estreita, neles encontravam a explicação para os acontecimentos naturais, às voltas que suas próprias vidas davam, a diversos aspectos relacionados com a alma e a natureza humana e a muitas das coisas que ocorriam ao seu redor, por isso os veneravam em santuários e templos não oficiais, já que nos oficiais só podiam entrar os sacerdotes; rezavam pedindo que intercedessem por eles e realizavam diversos tipos de rituais para se aproximarem das suas deidades.

Ainda que hoje só conheçamos alguns nomes, diversos arqueólogos e egiptólogos concordam que, enquanto esta civilização durou, se veneraram mais de 1.400 figuras, pelo menos essa é a informação que se conseguiu reunir através dos textos antigos. Durante os mais de 3.000 anos que durou esta civilização, diferentes deidades estiveram à frente, com base nisso hoje podemos destacar uma lista com os principais deuses egípcios.

Ra, o deus do sol

É o deus do sol e uma das deidades mais conhecidas nos nossos tempos, ainda que antes de 2.400 AC só fosse uma deidade solar menor. No entanto, a partir da dinastia V foi convertido em um deus maior e no principal protetor dos faraós.

Representado como um homem com cabeça de falcão, era o responsável por dar vida a tudo devido à sua ligação com o sol, razão pela qual o deus Amón, um dos mais importantes da mitologia egípcia, acabaria se fundindo com Ra para se converter no grande Amón-Ra.

Quais são os principais deuses egípcios - Ra, o deus do sol

Amón, o deus da cidade de Tebas

Além de ser o deus da cidade de Tebas, "o oculto", significado de seu nome, foi adorado durante muito tempo como o criador supremo e a deidade mais importante dos egípcios. No entanto, como explicamos antes, acabaria sendo absorvido por Ra e convertido em Amon-Ra.

Durante um período inicial foi conhecido como o deus dos ventos, por isso muitas embarcações levavam seu nome no leme para encontrar proteção durante suas viagens.

Quais são os principais deuses egípcios - Amón, o deus da cidade de Tebas

Osíris, o deus da ressurreição

Osíris é um dos principais e mais importantes deuses dos egípcios. Segundo decisão de seu pai, esta deidade devia herdar o reino da parte fértil de Egito, enquanto seu irmão Seth reinaria na parte seca, mas este último não suportou o ciúme e a inveja que isto lhe causava e decidiu matá-lo, cortando seu corpo em 14 pedaços que espalhou pelo mundo. A irmã de ambos, Isis, que depois se converteria na esposa de Osíris, se encarregou de reunir todos os pedaços que encontrou embalsamando-o para o fazer ressuscitar novamente. Trata-se do primeiro indício de mumificação nesta cultura.

Achava-se que uma vez por ano Osíris morria e ressuscitava, por isso é a deidade da ressurreição e dos mortos. Como se atribuía a ele a responsabilidade das cheias do Nilo, é também um deus muito ligado à fertilidade e à agricultura.

Quais são os principais deuses egípcios - Osíris, o deus da ressurreição

Isis, deusa da vida

Irmã e esposa de Osíris, é a deusa mais importante para os egípcios, a mãe de todos os deuses e a que dá vida. Considerava-lhe a deidade da maternidade e dos nascimentos, pois foi a responsável por dar vida novamente a Osíris após Seth esquartejá-lo.

Quais são os principais deuses egípcios - Isis, deusa da vida

Hórus, o deus do céu

Representado com cabeça de falcão e duplamente coroado, Hórus era o deus do céu, o filho de Isis e Osíris que teve que ser escondido por sua mãe pois seu tio Seth também queria matá-lo para impedir que herdasse o trono. Considera-lhe como o elevado, quem luta contra Seth para vingar o que fez com seu pai, conseguindo finalmente matá-lo e converter-se no deus do mundo dos vivos enquanto seu pai governava o mundo dos mortos.

Junto de seus pais forma uma das tríades de deuses mais importantes do antigo Egito.

Quais são os principais deuses egípcios - Hórus, o deus do céu

Anúbis, deus das mumificações

Representado tanto como homem com cabeça de chacal como por um chacal, é o sobrinho de Osíris e um dos primeiros deuses do além, sendo conhecido como "o senhor da necrópole". É o responsável por presidir os rituais de mumificação e também de acompanhar o corpo do defunto para o além, guiando-o até ao seu caminho final.

Quais são os principais deuses egípcios - Anúbis, deus das mumificações

Seth, deus das trevas ou do deserto

Seth foi a personificação do mal e da destruição na mitologia egípcia, isto principalmente por sua decisão de matar e esquartejar seu irmão. Sua cabeça de estranho animal reforçava a crença de que era um Deus escuro, no entanto, também foi a deidade do deserto, pois a ele lhe correspondeu reinar na parte seca do Egito.

Durante um breve período da história do antigo Egito foi considerado como um protetor das caravanas no deserto, no entanto, maioritariamente foi visto como o deus das trevas.

Quais são os principais deuses egípcios - Seth, deus das trevas ou do deserto

Hathor, deusa do amor, da festa, da dança...

Seu nome significa a morada de Hórus e, junto com Isis, foi uma das deusas egípcias mais veneradas. Era a esposa de Hórus e representava muitas das coisas boas da vida: o amor, a alegria, a música, a dança, por isso era muito querida pelos fiéis.

Quais são os principais deuses egípcios - Hathor, deusa do amor, da festa, da dança...

Outros dos principais deuses egípcios

  • Apis: deus solar da fertilidade e da agricultura, é conhecido como o boi sagrado.
  • Maat, deusa da justiça.
  • Bastet, era a deusa dos nascimentos e das grávidas, com sua cabeça de gato, um dos animais mais venerados no antigo Egito, era uma importante deidade.
  • Ptah, deus criador e principal deidade da cidade de Menfis.
  • Toht: deus encarregado de inventar a escritura e deidade da sabedoria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os principais deuses egípcios, recomendamos que entre na nossa categoria de Cultura e Sociedade.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
LAERCIO
MUITO BOM!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Laercio! Muito obrigada pelo seu comentário valeu! Continue acompanhando a nossa página :)
1 de 9
Quais são os principais deuses egípcios