Outros Educação ciências

O que é a troposfera

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 19 março 2022
O que é a troposfera

A troposfera é uma camada externa do planeta Terra que é muito importante por suas funções. É a camada da atmosfera mais próxima da crosta terrestre, por isso sua relevância é enorme. Apesar de tudo, há um certo desconhecimento sobre o que é e quais são suas características, principalmente em pessoas distantes do mundo da ciência.

Para se conscientizar de sua importância em favor do meio ambiente e para a vida humana, é preciso se aprofundar sobre o significado da troposfera e suas funções. Descubra o que é a troposfera lendo este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como ocorre o ciclo da água na natureza

Índice

  1. O que é a troposfera
  2. Quais são as características da troposfera
  3. Qual a importância da troposfera?

O que é a troposfera

A troposfera é a camada mais baixa ou superficial pertencente às camadas da atmosfera e às camadas externas da Terra. Destaca-se por conter a maior quantidade de massa de ar de toda a atmosfera: 75% em massa. Além disso, contém:

  • Nitrogênio (78%).
  • Oxigênio (21%).
  • Vapor de água, argônio e dióxido de carbono em proporção inferior a 1% da composição gasosa da troposfera.

Por definição, pode-se dizer que a troposfera é a camada da atmosfera abaixo da estratosfera delimitada pela tropopausa a uma altura de 14 km. Além disso, a troposfera é uma camada com capacidade de conter a maior quantidade de vapor d'água em comparação com o restante das camadas da atmosfera.

Portanto, é fundamental permitir o ciclo da água, ou seja, aquele que contribui para que o líquido vital chegue a todas as partes da Terra, garantindo, assim, a existência da vida. Portanto, é uma das camadas externas mais importantes da Terra porque:

  • Permite processos biológicos como, por exemplo, a fotossíntese e a respiração
  • Regula o clima do planeta, permitindo o ciclo da água, a geração de ventos e a formação de nuvens
  • Ele contém a maior quantidade de CO2, ou seja, o gás que é o principal responsável pelas mudanças climáticas
O que é a troposfera - O que é a troposfera

Quais são as características da troposfera

Agora que você já sabe o que é a troposfera, vou listar suas principais características abaixo:

  • É a camada mais interna. É o mais baixo da atmosfera. Portanto, é a camada que está na crosta do planeta Terra.
  • Tem uma espessura de 8 a 14 quilômetros. Isso varia dependendo do local de onde as medições são feitas. Portanto, é mais largo nas áreas equatoriais e mais fino nos pólos sul e norte da Terra. De qualquer forma, sua altitude média é de 14 quilômetros.
  • Abriga fenômenos climáticos. É a camada da atmosfera na qual ocorrem todos os fenômenos climáticos, a mistura de gases e os processos que causam o clima, chuva, vento e outros processos.
  • Contém oxigênio. A troposfera é uma das camadas da atmosfera que contém o ar e, portanto, o oxigênio respirado pelo ser humano e pelos demais seres vivos que habitam a crosta terrestre. Contém também as nuvens, responsáveis ​​pela queda de chuva e água que serve para manter a vida na Terra.
  • Sua altura varia de acordo com a estação do ano. Ou seja, do verão ao inverno. No verão, atinge 20 quilômetros de altura nas zonas equatoriais; em vez disso, atinge uma altura de aproximadamente 7 metros nos polos norte e sul durante o inverno.
  • Tem uma composição gasosa e química. A composição da troposfera é a seguinte: 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de vapor de água, argônio e dióxido de carbono.
  • Contém 75% da massa. Isso significa que abriga uma massa correspondente a toda a atmosfera.
  • É a camada mais importante. A troposfera é considerada a camada mais relevante da atmosfera por ser o local onde todos os seres vivos convivem e interagem.
  • Composta pela tropopausa. A troposfera é unida por outra camada de ar conhecida como tropopausa no topo. A tropopausa separa a troposfera da estratosfera e também da superfície da Terra na parte inferior.
  • Contém 99% de vapor de água. Essas concentrações de vapor d'água mudam de acordo com a posição latitudinal, ou seja, de norte a sul. Elas são mais altas acima dos trópicos, chegando a 3% e são reduzidos nas áreas polares.
  • Varia entre 16ºC e -60ºC. A troposfera pode estar a 16ºC mas, estando perto da superfície, pode cair drasticamente para -60ºC, perto da tropopausa. Assim, diminui em correlação com o aumento da altitude.

Qual a importância da troposfera?

A troposfera é a camada mais importante da atmosfera porque é onde ocorrem todos os processos climatológicos:

  • Formam-se nuvens que ajudam a regular a temperatura. Condensação e chuva também se originam.
  • Os ventos são produzidos na troposfera que, combinados com o movimento dos gases, a temperatura e o ciclo da água, originam os diferentes eventos troposféricos.
  • Essa camada contém dióxido de carbono (CO2), ou seja, o gás responsável pelo efeito estufa no planeta Terra. Quanto mais CO2 se acumular, maior será o aumento da temperatura. O dióxido de carbono é atualmente bem conhecido por ser a causa das mudanças climáticas.

Se você gostou deste post sobre o que é a troposfera, recomendamos que você consulte nossos seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é a troposfera, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que é a troposfera