Química

Qual a diferença entre smog e efeito estufa

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre smog e efeito estufa
Imagem: portalsaofrancisco.com.br

Tanto smog quanto efeito estufa são termos que se referem à poluição do ar, seja em grandes cidades ou não. Ambas as situações são causadas por excesso de poluentes no ar como o dióxido de carbono, produzido por motores de carro, grandes fábricas e a constante destruição de florestas. O uso de petróleo, gás e carvão contribuem para esse aumento anual que chega a 0.4% do dióxido de carbono no ar. Neste artigo, umComo te explica a diferença entre smog e efeito estufa e quando devemos utilizar estes termos.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre átomos e íons

Smog

Smog é um termo inglês que surge a partir da junção das palavras smoke e fog, que traduzido para o português quer dizer fumaça e neblina, respectivamente. Este termo serve para designar situações quando a poluição em grandes centros urbanos bloqueia parte da visibilidade do céu e neste processo, inúmeras reações químicas ocorrem simultaneamente.

Quando gases como o ozônio (O3) ultrapassam os níveis aceitáveis e saudáveis no ambiente das grandes cidades temos o efeito smog. Para as pessoas que vivem neste ambiente essa situação pode agravar inúmeros problemas respiratórios. Pessoas podem que são mais sensíveis podem apresentar sintomas depois de permanecerem algumas horas neste ar poluído, principalmente se já sofrem de alguma enfermidade pulmonar ou cardiovascular. Boca seca, nariz entupido sem motivos aparentes podem ser sinais de smog no ar.

Qual a diferença entre smog e efeito estufa - Smog
Imagem: colegioweb.com.br

Efeito estufa

O efeito estufa é a forma que a terra tem como maneira de manter a sua temperatura, desta forma ele pode ser bom ou mau para o ambiente. Existem pessoas que defendem que o efeito estufa pode causar o aquecimento global e pessoas que afirmam que ele é benéfico por amenizar as variações de temperatura.

De qualquer forma, a definição do efeito estufa se dá ao fato da concentração de gases na atmosfera reter maior calor e causar um maior aquecimento ou aproveitamento de calor solar.

A atmosfera terrestre é altamente transparente à luz solar embora 35% de toda essa luz seja refletida enquanto os outros 65% ficam na terra, essa luz que deveria refletir sobre a terra e então ser direcionada para o espaço acaba tendo o seu calor armazenado na terra pois os gases da atmosfera como o Dióxido de Carbono, Metano, Óxidos de Azoto e Ozônio trabalham como uma estufa e deixam esse calor armazenado em nossa superfície terrestre (esses gases porém, representam cerca de 1% de toda a atmosfera).

Quando as pessoas dizem aquecimento global elas se referem a uma consequência do efeito estufa que com o aumento anual dos seus gases poluentes em 0.4% podem aumentar a temperatura mundial, causando o derretimento de algumas camadas de gelo polares e fazendo com que o nível do mar aumente. A meta é que com o efeito estufa o nível do mar suba em 30cm no período de 100 anos e a temperatura, entre 2 a 6º.

Qual a diferença entre smog e efeito estufa - Efeito estufa
Imagem: mundoeducacao.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre smog e efeito estufa, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: portalsaofrancisco.com.br
Imagem: colegioweb.com.br
Imagem: mundoeducacao.com
1 de 3
Qual a diferença entre smog e efeito estufa