Biologia

Qual a diferença entre artéria e veia

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 12 dezembro 2019
Qual a diferença entre artéria e veia
Imagem: filadelfovirtual.blogspot.com

De modo geral não é difícil perceber as diferenças entre veias e artérias, ambas tem funções diferentes e assim como as funções, características diferentes de forma que seja possível diferenciá-las a olho nu. Neste artigo umComo te explica qual a diferença entre veia e artéria.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre átomos e íons

Índice

  1. Quais as suas características desses vasos sanguíneos
  2. Algumas das funções das veias e artérias
  3. Critérios de diferenciação entre veia e artéria

Quais as suas características desses vasos sanguíneos

Tanto a veia como a artéria são tipos de vasos sanguíneos, ou seja, servem para levar e trazer o sangue, os vasos capilares também servem como exemplo de vaso sanguíneo e a sua função é levar o sangue em pequenas e constantes quantidades para as extremidades do corpo, os vasos capilares são os términos das ramificações das artérias. Imagine o corpo de vasos sanguíneos no corpo humano como se fosse uma estrutura de uma árvore, é basicamente assim que funciona.

Pensando na estrutura dos vasos sanguíneos, imagino que a maioria das pessoas já viu alguma imagem mostrando as veias e artérias do corpo, com elas, designadas pelas cores azul e vermelha, respectivamente. Essas cores se dão por causa de sua função e dos elementos que são transportados dentro delas, explicarei mais a frente do texto.

Algumas das funções das veias e artérias

As artérias, são os vasos que saem do coração para transportar as substancias necessárias pro corpo, e as suas células enquanto as veias fazem o trabalho contrário, trazem o sangue que foi levado até as células novamente para o coração e assim funciona a circulação sanguínea.

As veias, em seu caminho de volta carregam muitos elementos, dentre a maioria dos elementos transportados temos o Oxigênio e CO2, que refletem uma cor predominantemente azul e por isso as veias são representadas por esta cor, e é como podemos identificá-la através da pele.

Uma curiosidade: É provável que você já tenha notado a presença de veias com coloração verde na sua pele, não se preocupe, você não é daltônico. A coloração verde se da ao simples fato da mistura de algumas cores primárias. Sabemos que a coloração das veias é azul, e se misturarmos este azul com o amarelo da camada de gordura que sobrepõe essas veias, temos a cor verde.

Qual a diferença entre artéria e veia - Algumas das funções das veias e artérias
Imagem: infoescola.com

Critérios de diferenciação entre veia e artéria

As artérias são naturalmente mais grossas do que as veias, pois suportam mais pressão do que as segundas. Ao olharmos para nossa pele, em caso de pessoas que possuem pele fina de forma que seja possível ver as veias e artérias, se coincidir de uma veia estar próxima a uma artéria, é possível reparar a diferença não só pela cor mas também pelas características. A artéria tem espessura interna reduzida, porém, parede externa mais espessa e as veias são o contrario.

(A região do pulso é um bom lugar, pela espessura da pele é possível ver as veias e artérias de quase todas as pessoas)

Alguns critérios microscópicos da diferenciação desses vasos sanguíneos.

  • As artérias tem uma parte elástica no seu interior que ocupa grande parte do seu trajeto e que não existe nas veias, esta parte elástica ajuda na resistência da artéria.
  • Os vasa vasorum existem em maior quantidade nas veias que nas artérias e nas veias mais calibrosas existem na túnica adventícia e também na túnica média.
Qual a diferença entre artéria e veia - Critérios de diferenciação entre veia e artéria

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre artéria e veia, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: filadelfovirtual.blogspot.com
Imagem: infoescola.com
1 de 3
Qual a diferença entre artéria e veia