Biologia

Qual a diferença entre DNA e RNA

Qual a diferença entre DNA e RNA
Imagem: education-portal.com

Tanto DNA como RNA são substancias essenciais para a formação dos nossos genes. Fazem parte do mecanismo de da transferência e replicação das características hereditárias, que passam de pai para filho. Se você está curioso para saber Qual a Diferença entre o DNA e o RNA, nós preparamos esse post para você no umCOMO!

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre mitose e meiose

Índice

  1. O DNA
  2. O RNA
  3. DNA X RNA
  4. Aplicação prática na analise de DNA e RNA

O DNA

DNA é a sigla usada para se referir ao ácido desoxirribonucléico, é composto por uma estrutura que forma uma dupla hélice, é uma fita dupla de nucleotídeos compostos por adenina, guanina (que são chamadas de purinas) e a citosina e timina (que são chamadas de pirimidinas). Possui também duas extremidades, uma com o sentido 3' (se lê: três linha) e outro com o sentido 5' (se lê: cinco linha), na primeira extremidade citada: a 3' encontrasse uma hidroxila, e na segunda citada 5' encontra-se um fosfato.

A dupla hélice de nucleotídeos do DNA também é ligada por pontes de hidrogênio.

O RNA

Já o RNA é a sigla utilizada para ácido ribonucléico. Ele é produzido a partir de um DNA de transcrição, o RNA manda comandos para que comece um processo chamado tradução. Um das principais diferenças entre DNA e RNA é o sentido das linhas, o seu sentido é 5' 3', ou seja, o contrário do DNA.

O RNA tem como função fazer parte do processo de produção de ribossomos que produzem proteínas, esse tipo de RNA é chamado RNA ribossômico. Também existe mais 2 tipos de RNA: o mensageiro e o transportador, sendo que o transportador tem a função de transportar aminoácidos até o ribossomo para que aconteça a produção de proteína, e o mensageiro é quem leva as informações para que o RNA possa sintetizá-las.

DNA X RNA

Uma das principais diferenças entre DNA e RNA é o fato de que no DNA a pentose é desoxirribose, e no RNA a pentose é ribose, outra muito importante é que o DNA possui uma dupla cadeia de nucleotídeos e o RNA possui só uma cadeia simples.

O RNA também possui uma cadeia curta enquanto o DNA possui cadeias mais longas. Difere também no fato de que o DNA pode ser encontrado no núcleo da célula enquanto o RNA, por sua vez, é encontrado no citosol da célula.

Aplicação prática na analise de DNA e RNA

O DNA é utilizado para identificar doenças genéticas, erros genéticos, complicações genéticas. Também é muito preciso quanto na realização de testes de paternidade e comparação de DNA visto que todas as pessoas possuem DNA diferentes, exceto os gêmeos idênticos.

A aplicação de analise de RNA se dá principalmente com a utilização do método de PCR, para a detecção de genomas virais: Ex: Hepatite C.

Quanto mais a ciência faz avanços no estudo do corpo humano e nas descobertas em relação ao RNA e DNA mais curas são produzidas para diversas doenças de cunho genético e viral. A importância dessas duas estruturas fundamentais do nosso organismo é foco de estudos e muitos pesquisadores dedicam a vida para desvendar os segredos por trás das estruturas que dão origem a cada ser vivo. É importante também o desenvolvimento de técnicas que possam quantificar e dosar de forma mais precisa essas duas estruturas, existem várias, mas os cientistas buscam cada dia mais aprimorar os recursos para que os custos sejam menores e cada vez mais rápidos e com mais especificidade ainda.

Você pode ver mais detalhadamente o que é um DNA

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre DNA e RNA, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Conselhos

  • Se você ainda tem alguma dúvida, comente! Será um prazer te ajudar!
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Jeová Fernandes
Adenina e citosina são chamadas de purinas, a Guanina, Timina e Uracila são chamadas de pirimidinas.
A sua avaliação:
valeska popozuda
oque è paparocçitona?
A sua avaliação:
lucia maria rodrigues
São infomações maravilhosas, mas gostaria de obter mais ou seja me aprofundar mais.
Editor umComo.com.br
Oi Lucia! Pode encontrar mais informações sobre o DNA, nestes artigos:
http://saude.umcomo.com.br/artigo/o-que-e-o-dna-6522.html
http://saude.umcomo.com.br/artigo/como-e-feito-o-exame-de-dna-13348.html
Obrigada pelo seu comentário!
Mari Furttado
Purinas são Adenina e Guanina
Fernando Amparo Gomes
Muito bom, adorei. Estas informacoes vao me ajudar muito a estudar para o enem. Obrigado pelos altores, continuem assim. E mantenham informado. Vlew
Editor umComo.com.br
Oi Fernando, que bom saber que a informação foi útil! Obrigada pelo comentário e continue nos acompanhando :)
Imagem: education-portal.com
Qual a diferença entre DNA e RNA