Qual a diferença entre DNA e RNA
Tanto DNA como RNA são substancias essenciais para a formação dos nossos genes. Fazem parte do mecanismo de da transferência e replicação das características hereditárias, que passam de pai para filho. Se você está curioso para saber Qual a Diferença entre o DNA e o RNA, nós preparamos esse post para você no umCOMO!
O DNA
DNA é a sigla usada para se referir ao ácido desoxirribonucléico, é composto por uma estrutura que forma uma dupla hélice, é uma fita dupla de nucleotídeos compostos por adenina, guanina (que são chamadas de purinas) e a citosina e timina (que são chamadas de pirimidinas). Possui também duas extremidades, uma com o sentido 3' (se lê: três linha) e outro com o sentido 5' (se lê: cinco linha), na primeira extremidade citada: a 3' encontrasse uma hidroxila, e na segunda citada 5' encontra-se um fosfato.
A dupla hélice de nucleotídeos do DNA também é ligada por pontes de hidrogênio.
O RNA
Já o RNA é a sigla utilizada para ácido ribonucléico. Ele é produzido a partir de um DNA de transcrição, o RNA manda comandos para que comece um processo chamado tradução. Um das principais diferenças entre DNA e RNA é o sentido das linhas, o seu sentido é 5' 3', ou seja, o contrário do DNA.
O RNA tem como função fazer parte do processo de produção de ribossomos que produzem proteínas, esse tipo de RNA é chamado RNA ribossômico. Também existe mais 2 tipos de RNA: o mensageiro e o transportador, sendo que o transportador tem a função de transportar aminoácidos até o ribossomo para que aconteça a produção de proteína, e o mensageiro é quem leva as informações para que o RNA possa sintetizá-las.
DNA X RNA
Uma das principais diferenças entre DNA e RNA é o fato de que no DNA a pentose é desoxirribose, e no RNA a pentose é ribose, outra muito importante é que o DNA possui uma dupla cadeia de nucleotídeos e o RNA possui só uma cadeia simples.
O RNA também possui uma cadeia curta enquanto o DNA possui cadeias mais longas. Difere também no fato de que o DNA pode ser encontrado no núcleo da célula enquanto o RNA, por sua vez, é encontrado no citosol da célula.
Aplicação prática na analise de DNA e RNA
O DNA é utilizado para identificar doenças genéticas, erros genéticos, complicações genéticas. Também é muito preciso quanto na realização de testes de paternidade e comparação de DNA visto que todas as pessoas possuem DNA diferentes, exceto os gêmeos idênticos.
A aplicação de analise de RNA se dá principalmente com a utilização do método de PCR, para a detecção de genomas virais: Ex: Hepatite C.
Quanto mais a ciência faz avanços no estudo do corpo humano e nas descobertas em relação ao RNA e DNA mais curas são produzidas para diversas doenças de cunho genético e viral. A importância dessas duas estruturas fundamentais do nosso organismo é foco de estudos e muitos pesquisadores dedicam a vida para desvendar os segredos por trás das estruturas que dão origem a cada ser vivo. É importante também o desenvolvimento de técnicas que possam quantificar e dosar de forma mais precisa essas duas estruturas, existem várias, mas os cientistas buscam cada dia mais aprimorar os recursos para que os custos sejam menores e cada vez mais rápidos e com mais especificidade ainda.
Você pode ver mais detalhadamente o que é um DNA
Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre DNA e RNA, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.
Conselhos
- Se você ainda tem alguma dúvida, comente! Será um prazer te ajudar!