Química

Qual a diferença entre ânodo e cátodo

Bruno Garcia
Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre ânodo e cátodo

Elas estão em nossos telefones, em nossos controles, em todos os lugares de nossas casas, e, no entanto não sabemos como funcionam, você sabe como funciona uma pilha? Para isso você tem que saber qual é a diferença entre as suas duas partes principais: cátodo e ânodo. Continue lendo este artigo de umComo e descubra qual a diferença entre ânodo e cátodo.

Também lhe pode interessar: Como nomear os ácidos

Passos a seguir:

1

Uma pilha não é necessariamente aquele cilindro que vai atrás do controle remoto da sua televisão, uma pilha é qualquer aparelho que utiliza uma reação química para produzir energia elétrica, isso inclui a bateria do seu celular e do seu carro, do seu notebook e claro, a do controle remoto da sua televisão.

A reação química que ocorre dentro de uma pilha é chamada de oxirredução isso significa que ela é constituída de dois metais diferentes que trocam elétrons entre si, através do circuito elétrico, essa é a parte que realmente importa, pois é através disso que conseguimos cargas elétricas.

2

De maneira bem simplifica uma pilha é constituída de três partes: núcleo, entrada e saída. O núcleo pode ser de muitos materiais, geralmente de um zinco e cobre o local por onde saem os elétrons é o que chamamos de ânodo e por onde voltam para dentro da pilha é o que chamamos de cátodo.

Qual a diferença entre ânodo e cátodo - Passo 2
3

Para tornar as coisas mais fáceis de visualizar imagine que o circuito que a bateria alimenta seja um campo de futebol durante um longo treinamento, muito mais longo que um jogo regular. Para não exaurir o jogador, o técnico faz substituições o tempo todo e os jogadores, ao invés de entrar e sair pelo lado do campo, tem de entrar por uma linha de fundo e sair por outra. Eles fazem isso até todos os jogadores estarem cansados e não poderem mais jogar.

4

Assim funciona uma pilha, dando elétrons para o circuito através do ânodo até que toda a reação esteja completa e ela não consiga mais fornecer energia. E agora já entendeu qual a diferença entre o ânodo e o cátodo? Deixe suas dúvidas nos comentário, teremos todo o prazer em ajudar você.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre ânodo e cátodo, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Qual a diferença entre ânodo e cátodo