Partilhar

Qual a diferença entre parasita e hospedeiro

Por Yuri Ferreira. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre parasita e hospedeiro
Imagem: hypescience.com

Existem diversos termos de grande aplicação que não conhecemos na totalidade e ficamos meio confusos ao entrar em contato com essas palavras. Desde gírias até termos científicos, certas vezes simplesmente não sabemos a aplicação correta das palavras e acabamos cometendo erros banais. As palavras parasita e hospedeiro são comuns tanto para a compreensão de processos biológicos quanto para eventos da cultura popular e das relações sociais. Talvez até já tenham te falado que tem alguém te parasitando e você não entendeu. Para finalmente entender qual a diferença entre parasita e hospedeiro, umComo.com.br fez esse artigo para você.

Também lhe pode interessar: Qual a diferença entre átomos e íons

Parasita

Entender o que significa a palavra parasita é essencial tanto para compreender termos da cultura popular quanto para saber mais sobre saúde e biologia. O parasita é um ser que se infiltra em um ser vivo e se alimenta e sobrevive do ser infiltrado. Por exemplo, uma lombriga que se infiltra em seu corpo está parasitando, porque se alimenta do que você se alimenta.

Existem vários exemplos de parasita. Os vírus, por exemplo, parasitam e se hospedam em nossas células e por isso ficamos profundamento fracos quando estamos gripados. O vírus da dengue, por exemplo, parasita o Aedes aegypt (mosquito da dengue) mas não lhe causa dano, mas quando parasita nosso corpo causa muitos problemas de saúde.

No sentido popular, chamamos parasita aquele que busca viver sem necessidade de esforço, se hospedando de maneira preguiçosa em algo ou alguém que dá o sustento sem pedir trabalho em troca. Por exemplo, ao acusar alguém de ser "parasita do estado" você está acusando alguém de viver às custas do governo sem trabalhar ou fazer esforços.

Hospedeiro

O hospedeiro é o ser que abriga o parasita, de maneira agressiva ou passiva. Por exemplo, quando estamos gripados, hospedamos o vírus da gripe e ele, na sua condição de parasita, se alimenta da nossa vitalidade. Porém, essa definição é única e exclusivamente biológica e medicinal. É importante ressaltar que o parasita tem como natureza ser agressivo e na maioria dos casos causar danos ao hospedeiro, que tem como única opção batalhar contra o parasita.

No sentido popular, hospedeiro é aquele que faz a hospedagem, ou seja, aquele que cede o lugar para outra pessoa, em troca de dinheiro ou não. Ou seja, a dona de uma pousada é uma hospedeira mas não é parasitada pois a hospedagem é voluntária. Esse é o sentido popular de hospedeiro, que se difere bastante do sentido medicinal de hospedeiro.

A diferença entre hospedeiro e parasita

A principal diferença entre hospedeiro e parasita é que o parasita é o consumidor do hospedeiro. Eles estão sempre interligados, onde há um parasita há um hospedeiro e apesar de interligados e necessários um ao outro, cada um exerce um papel diferente na relação. Existe aquele que parasita e o que é parasitado, no caso, o hospedeiro. Entender essa relação é muito importante para compreender diversos problemas de saúde com você e também com seus animais. Se você acha que seu animal está sendo parasitado temos diversos artigos sobre o assunto

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre parasita e hospedeiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário sobre Qual a diferença entre parasita e hospedeiro

O que lhe pareceu o artigo?

Qual a diferença entre parasita e hospedeiro
Imagem: hypescience.com
Qual a diferença entre parasita e hospedeiro

Voltar ao topo da página