Química

Qual a diferença entre ácido e base?

Bruno Garcia
Por Bruno Garcia. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual a diferença entre ácido e base?

Presença garantida na sua mesa, no seu armário da cozinha e muitas vezes vocês mesmo os manipula diariamente, mas você sabe o que são e qual a diferença entre ácido e base? Continue lendo este artigo de umComo e aprenda um pouco mais sobre química.

Também lhe pode interessar: Como nomear os ácidos

Passos a seguir:

1

Não precisa ficar assustado porque ácidos não são só aquelas substâncias químicas que corroem as coisas, eles são substâncias presentes em todas as partes, inclusive dentro de você, no seu estômago, você tem o suco gástrico, que é uma mistura de várias substâncias e é um ácido.

Mas o que significa dizer que é um ácido, ou mesmo uma base? Qual é a diferença entre os dois realmente?

2

Para isso é necessário entendermos o PH

O pH é como medidas a acidez ou basicidade de uma substância, medida através da quantidade de íons de hidrônio presentes. Isso significa falar que todas as substâncias, quando colocadas na água, soltam uma quantidade íons, que é uma molécula com carga de elétrons positiva ou negativa.

Quando encontramos íons de hidrônio (H3O+) que tem carga positiva, significa que a substância é ácida, agora quando encontramos íons de hidróxido (OH-) que tem carga negativa, significa que a substância é básica.

Qual a diferença entre ácido e base? - Passo 2
Imagem: brebet.com
3

Mas de onde vêm as cargas?

Você deve ter reparado que no caso do ácido a fórmula possui um sinal positivo, e no caso das bases, um sinal negativo. Isso significa dizer que essa molécula perdeu elétrons quando positiva ou perdeu elétrons quando positiva.

4

Então como sabemos qual a diferença?

Podemos medir essa diferença de carga diretamente com um potenciômetro, parecido com o que usamos para medir eletricidade na tomada, ou através de indicadores indiretos, geralmente pedaços de papel com preparados que mudam de cor para indicar.

A escala de pH vai de 0 a 14, pois medem essa quantidade de carga que em geral obedece esses números, sendo que:

0 a 7 = ácidos

7 = neutros

Acima de 7 = bases

5

Quase tudo o que comemos tem uma pequena carga e podem ser classificados como ácidos ou básicos, uma maneira de você saber isso é através do gosto desses alimentos, o que tem um sabor mais azedo é ácido e o que tem um sabor mais amargo é básico, quando misturamos os dois, se tiverem uma intensidade parecida, obtemos algo neutro. Por exemplo, quando o nosso estômago fica muito ácido, abaixo do seu normal que é 2, tomamos leite de magnésio que tem um pH 10.

6

Quase tudo o que comemos tem uma pequena carga e podem ser classificados como ácidos ou básicos, uma maneira de você saber isso é através do gosto desses alimentos, o que tem um sabor mais azedo é ácido e o que tem um sabor mais amargo é básico, quando misturamos os dois, se tiverem uma intensidade parecida, obtemos algo neutro. Por exemplo, quando o nosso estômago fica muito ácido, abaixo do seu normal que é 2, tomamos leite de magnésio que tem um pH 10. Veja também o nosso artigo sobre como medir o ph do nosso corpo.

7

Todos são perigosos?

Como já dissemos a grande maioria das substâncias, e isso inclui alimentos como o leite que tem pH 6,8, a coca cola que tem pH 2,5 e até mesmo a saliva humana que varia entre 6,5 e 7,4.

O único perigo está em substâncias com alta concentração chegando próximo de zero, às vezes até mesmo indo mais abaixo ou ainda chegando a 14 e ultrapassando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre ácido e base?, recomendamos que entre na nossa categoria de Educação e Formação universitária.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
GEORGINA
QUERO SABER UMA DIFERENCIA RESUMIDA ENTRE ÁCIDO E BASES!
Imagem: brebet.com
1 de 2
Qual a diferença entre ácido e base?