Os Planetas

Quais são as camadas da Terra

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. 24 agosto 2021
Quais são as camadas da Terra

Os avanços da sismologia e o estudo da propagação das ondas sísmicas no interior do planeta Terra nos ajudaram a saber mais sobre a composição do nosso planeta e das diferentes partes da Terra. Você sabe qual é a estrutura do nosso planeta? Quer conhecer melhor as camadas da geosfera?

Se as respostas para as perguntas acima forem afirmativas, você chegou ao artigo perfeito! No umCOMO te explicamos quais são as camadas da Terra, incluindo tanto suas camadas mais externas, como a estrutura interna da Terra. Pegue papel e lápis, porque você vai aprender sobre muitas características e curiosidades acerca da estrutura do planeta Terra.

Também lhe pode interessar: Quais são as funções da pele

Quais são as características do planeta Terra

Se você para para pensar quantos anos tem a Terra, trata-se de um planeta formado há mais de 4.5 bilhões de anos, por isso, por mais que saibamos muito sobre ela, ainda guarda muito o que descobrir. Sem dúvidas, é um planeta muito especial devido à grande quantidade de vida que abriga. Para conhecê-lo melhor, veremos suas características.

Características da Terra em geral

Quando falamos sobre a Terra é imprescindível conhecer suas características gerais, as que fazem dela um planeta único dentro do sistema solar.

  • Diâmetro:12,756 km
  • Massa: 5.9722 x 1024 kg
  • Densidade: 5.513 g/cm3
  • Volume: 1,083,206,916,846 km3
  • Temperatura mínima/máxima: -88ºC / 58ºC

Qual a distância entre a Terra e o Sol

A Terra é um planeta que se encontra dentro do Sistema Solar. A distância entre o Sol e a Terra é de cerca de 150 milhões de quilômetros, o que faz com que ela ocupe a terceira posição em relação à proximidade com o astro rei.

Sua localização faz com que nosso planeta orbite ao redor do Sol, estrela da qual provêm a luz e o calor que permitem a existência da vida. Em termos básicos, estes são os movimentos da Terra:

  • Rotação: é o giro ao redor de seu eixo em sentido anti-horário. A rotação permite a consecução dos dias depois de dar uma volta completa sobre si mesma. Assim, cada volta da rotação é completada em 24 horas, ou seja, tem a duração de um dia.
  • Translação: é o movimento da Terra ao redor do sol em uma órbita elíptica. Graças a sua inclinação de 23,45º são possíveis as estações: inverno, primavera, verão e outono. Quando o planeta dá completamente a volta ao Sol, um ano é completado, o que representa 365 dias.

Se você quer saber se a lua é maior que a Terra, dê uma olhada neste outro artigo.

Temperatura da Terra

Conforme vimos, a Terra conta com uma posição privilegiada, posto que está perto suficiente do sol para que seus raios esquentem a superfície terrestre e, por sua vez, o suficientemente longe para evitar que o vento solar arraste o planeta para fora de seu campo gravitacional. Além disso, a atmosfera controla o calor que entra na superfície terrestre, garantindo que as temperaturas sejam ideais para a vida.

Contudo, devido a inclinação da Terra e ao movimento de translação, entre outras coisas, a temperatura do planeta Terra varia dependendo da zona e da estação. Embora existam temperaturas extremas de até 58 °C ou -88°C, é considerado que a temperatura média é de 15°C.

Habitabilidade

Ainda que a Terra tenha se formado há 4.5 bilhões de anos, 1 bilhão de anos tiveram que passar para que o planeta virasse um espaço apto para a vida. Assim, tem 3.5 milhões de anos que apareceram os primeiros seres vivos no planeta. Porém, por que a Terra é o único planeta habitável?

Quando foi originada, a Terra era uma espécie de bola de fogo formada a partir de meteoritos que foram se agrupando pouco a pouco, motivo pela qual a vida no nosso planeta não era possível. No entanto, a lava e os gases que cobriam a superfície terrestre formaram a atmosfera e a hidrosfera. Assim, a superfície esfriou e se solidificou. Isso combinado com a energia solar e outras características permitiu a aparição dos primeiros seres vivos.

A Terra é um planeta vivo, em contínuo movimento e mudança, desde sua formação até hoje. Estas mudanças podem ser internas, através de manifestações que têm origem no seu interior, como a exposição de vulcões, terremotos, deslocamento de placas da litosfera que movem os continentes. Também podem ser mudanças externas, como a chuva ou o vento, que ajudam a modificar seu relevo.

Agora que você já sabe quais são as camadas da Terra e suas características principais, aprenda O que aconteceria se a Terra parasse de girar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as camadas da Terra, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Quais são as camadas da Terra