Quais são as regiões vulcânicas do mundo
Neste artigo de umComo.com.br vamos explicar quais são as diferentes regiões vulcânicas do planeta Terra que atualmente estão em atividade. Atualmente a tectônica de placas engloba e explica a origem dos diversos fenômenos geológicos que se desenvolvem no mundo e entre eles os vulcões.
A Região vulcânica Circumpacífica
Esta região é conhecida como o "Anel de Fogo do Pacífico" porque é onde se produzem os maiores terremotos e abriga quase 80% dos vulcões ativos. Este cinto estende-se circularmente ao redor de todo o Oceano Pacifico e abrange as costas das Américas (Sul, Centro e Norte), Alaska, ilhas Aleutianas, Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e as ilhas localizadas na Antártida.
Região vulcânica Mediterrânea-Asiática
Esta região estende-se do Oceano Atlântico até o Oceano Pacífico, passando pelo Mediterrâneo e pelo continente asiático. Os vulcões mais representativos são o Etna, Vulcano, Stromboli e Vesúvio (Itália), Almeria e Olot no cabo de Gata (SE de Espanha).
Região vulcânica Índica
Esta região rodeia o Oceano Índico e por Sumatra-Java junta-se com a região Circumpacífica. Também existem muitas ilhas e montanhas submarinas na dorsal Índica que apresentam vulcanismo ativo: Ilha Reunião e as Ilhas Comores no estreito de Madagascar.
Região vulcânica Africana
Esta região abrange todos os vulcões localizados no rift continental que se estende de Moçambique, na Africa, até Turquia. Os vulcões mais representativos são o Kilimanjaro, Meru, Kenya e o de Nyiragongo. Entre Etiópia e Somália encontra-se o nascimento de um novo oceano com a presença de uma incipiente dorsal oceânica que separa a placa Africana da Arábica e na qual existem muitos vulcões como o Erta-Ale e Fantale, na Etiópia. Na África Ocidental o vulcanismo está presente nas Ilhas de Fernando Pó, Príncipe, São Tomé e Annobon.
Região vulcânica Atlântica
Esta região estende-se de Norte a Sul, ao longo da parte central do Oceano Atlântico. Nela, o vulcanismo setentrional se localiza na Ilha de Jan Mayen no mar da Groenlândia e na Dorsal Atlântica com vulcões nas ilhas de Ascensão, Santa Helena, Tristan da Cunha e Gough. No Atlântico Central o vulcanismo está presente nas Ilhas Madeira e Selvagens, além dos arquipélagos dos Açores e as Canárias (Tenerife - Teide, La Palma - Teneguía).
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as regiões vulcânicas do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.
Conselhos
- Hoje em dia, dos 500 vulcões ativos no mundo, só um 5% se mantém em atividade contínua e alguns deles com manifestações superficiais muito impressionantes como o Stromboli e Vesúvio na Itália, Kilimanjaro na Etiópia, Mauna Elogio e Mauna Kea no Havaí. Estes vulcões em erupção constituem-se como perigos latentes, pois poderiam causar graves danos à população e infraestrutura das cidades que se localizam próximas a eles. No entanto, os vulcões não só têm causado destruição, mas também têm permitido contar com a presença de diversos recursos naturais como a energia geotérmica (calor e águas termais) e minerais, além do turismo. Por exemplo, no Japão, Itália e Canadá utiliza-se o calor proveniente do interior da Terra para gerar calefação nas residências.