Anatomia Humana

Quais são as extremidades do corpo humano

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são as extremidades do corpo humano
Imagem: outramedicina.com

As extremidades do corpo humano são órgãos externos e articulados que desempenham diferentes funções locomotoras. O ser humano dispõe concretamente de quatro extremidades; por um lado as extremidades superiores, os dois braços e, por outro, as extremidades inferiores, que são as duas pernas. No seguinte artigo sobre quais são as extremidades do corpo humano contamos com detalhe suas funções, bem como as partes que as compõem.

Também lhe pode interessar: Quais são os ossos do tórax

Extremidades superiores: braços

As extremidades superiores do corpo humano são os braços, os quais estão ligados à parte superior do tronco e, desempenham concretamente a função de dar mobilidade para pegar, segurar e manipular objetos e realizar diferentes atividades. As extremidades superiores são compostas por quatro partes que se distinguem facilmente:

- Mão

- Antebraço

- Braço

- Cintura escapular

As extremidades superiores estão unidas ao tronco e compostas por duas clavículas e duas omoplatas. Nos braços, encontram-se os ossos úmero, cúbito e rádio; e nas mãos, o carpo, o metacarpo e as falanges dos dedos.

Quais são as extremidades do corpo humano - Extremidades superiores: braços
Imagem: teliga.net

Extremidades inferiores: pernas

As extremidades inferiores do corpo humano são as pernas, as quais estão fixadas ao tronco ao nível da pélvis através da articulação do quadril. Entre suas funções, estão a de segurar o peso de todo o corpo além de permitir caminhar, correr, pular e, em resumo, levar você a qualquer lugar. As extremidades inferiores são formadas pelas seguintes partes:

- Coxa

- Perna

- Pé

- Cintura pélvica

Os ossos principais da extremidade inferior do corpo humano são o fêmur, a tíbia, o perônio, os ossos tarsos e metatarsos do pé e as falanges dos dedos do pé.

Imagem: traslaprimerapiel.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as extremidades do corpo humano, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: outramedicina.com
Imagem: teliga.net
1 de 2
Quais são as extremidades do corpo humano