Partilhar

Quais são as partes da vagina

Quais são as partes da vagina

A vagina é a região da mulher que está preparada para receber a penetração do pênis e, assim, possibilitar a fecundação natural. No entanto, nesta parte do corpo feminino há diferentes regiões que é preciso conhecer para entender seu funcionamento e compreender, melhor, a natureza humana. Neste artigo de umComo.com.br vamos revelar para você quais são as partes da vagina, mas, além disso, também vamos lembrar as partes do sistema reprodutor feminino, pois ambas estão conectadas e são imprescindíveis para cumprir com a função de procriação.

Também lhe pode interessar: Quais são as funções da pele

A vagina

Quando falamos de vagina nos referimos ao conduto elástico que há nos genitais da mulher. É a área onde o homem penetra a mulher no ato sexual e tem uma forma de cano que liga a vulva (que está no exterior) com o colo do útero, lugar onde os espermatozoides deslizam para ter acesso ao óvulo e conseguir, assim, a fecundação.

O tamanho da vagina é diferente em cada pessoa e a flexibilidade e capacidade de dilatação varia muito de uma mulher para outra. Normalmente, a vagina costuma ter 8 centímetros de comprimento e sua largura é variável pois quando acolhe o pênis se dilata e o mesmo ocorre no momento do parto, quando costuma aumentar de forma considerável para poder liberar o bebê.

As funções da vagina dividem-se em 3 tipos principais:

  • Expulsar o fluxo menstrual: é o conduto pelo qual se elimina o sangue que mensalmente sai com a menstruação e que procede do interior do útero.
  • Acolher o pênis durante o sexo: é a região mediante a qual é possível manter relações sexuais e onde o homem expulsa os espermatozoides.
  • Conduto do parto: a vagina também é a zona pela qual o bebê sai no momento de parir.

As paredes que se encontram na vagina estão recobertas por uma mucosa que é a responsável por fazer com que esta região esteja saudável e livre de infecções. É por este motivo que é importante manter uma correta higiene íntima, já que por este canal podem entrar bactérias e vírus que podem produzir infecções. Neste artigo de umComo.com.br contamos como manter uma boa higiene íntima para ficar protegida.

Quais são as partes da vagina - A vagina

As partes dos genitais femininos

Agora que já especificamos que a vagina é o conduto pelo qual ocorre a penetração, vamos continuar referindo as partes que você encontrará na região genital feminina, pois além da vagina encontramos outras partes que vale a pena conhecer.

  • Vulva: quando falamos da vulva nos referimos a todas as partes que há na região genital feminina. É o nome genérico que designa todas as áreas sexuais que listamos de seguida.
  • O monte púbico (ou de Vênus): é a zona superior que está coberta com pelo pubiano e que se encarrega de ocultar e proteger a vulva. Digamos que é a zona onde está o osso, bem onde acaba o dorso.
  • Dobras externas (ou grandes lábios): são as dobras que fecham quando as pernas se juntam e se encarregam de proteger a região para impedir infecções ou agentes externos. Estendem-se do monte de Vênus até à zona da vagina e estão recobertos também por pelo pubiano.
  • Dobras internas (ou pequenos lábios): são mais sensíveis ao toque, não têm pelo e, quando se praticam relações sexuais, incham e escurecem. Ficam sob os grandes lábios e estão repletos de terminações nervosas e vasos sanguíneos, daí a extrema sensibilidade da região. Estes lábios encarregam-se de cobrir o clitóris.
  • Clitóris: é uma parte pequena que tem uma forma arredondada, como se fosse uma pequena bola de gude ou uma ervilha. É a parte mais sensível ao tato e mediante a qual as mulheres podem ser excitadas e atingir facilmente o orgasmo. Está situado sob o Monte de Vênus no ponto onde se encontra com os pequenos lábios e, quando estimulado, enche de sangue e, por isso, pode endurecer e aumentar.
  • Vagina: já indicamos no parágrafo anterior o que é a vagina e quais são suas funções, neste desenho podemos situá-la dentro da vulva.
  • Hímen: é uma camada de pele muito fina que se encontra no interior do conduto vaginal; pode esticar ou rasgar e este processo produz sangramento. Praticar esporte, cair ou ter relações sexuais são alguns dos fatores que podem fazer com que o hímen se rompa ainda que seja verdade que algumas pessoas nascem sem hímen. Até hoje não tem nenhuma função biológica conhecida.
  • Abertura urinária: é a parte do corpo que liga com a uretra, um conduto curto que permite que a urina seja excretada da bexiga para fora do corpo. Não cumpre nenhuma função sexual, mas encontra-se igualmente na região da vulva.
  • Ânus: é o conduto que une com o reto, isto é, a parte inferior do intestino encarregada de eliminar as fezes do nosso organismo.
Quais são as partes da vagina - As partes dos genitais femininos
Fonte: sites.google.com

O sistema reprodutor feminino

Mas, como já indicamos, a região da vulva é só a parte externa do aparelho reprodutor feminino e, para que possa ocorrer a gestação de um embrião, é necessário a intervenção dos órgãos internos que permitem acolher o óvulo fecundado, gestar esse óvulo e, depois, expulsá-lo para o mundo.

  • Ovários: são os responsáveis por criar os óvulos, isto é, os elementos imprescindíveis para que haja fecundação. Mensalmente, os ovários soltam um óvulo que desce pelas trompas de Falópio; isto é o que conhecemos como a menstruação. Se este óvulo for fecundado com um espermatozoide ocorre a gravidez, caso não seja assim, o óvulo se desintegra e ocorre o sangramento da menstruação. As mulheres têm dois ovários, um em cada extremidade da trompa e o seu tamanho costuma ser como o de uma amêndoa. Em umComo.com.br contamos qual é o tamanho normal dos ovários.
  • Trompas de Falópio: são os condutos que ligam os ovários à matriz e é a zona pela qual se movem os óvulos quando mensalmente são expulsos dos ovários.
  • Matriz: também se conhece com o nome de útero e é um músculo oco por dentro, já que é a região onde se desenvolve o bebê quando o óvulo é fecundado. Caso o espermatozoide não adentre o óvulo, este se desfaz na matriz e aparece o sangue da menstruação.
  • Cérvix: é a área onde a matriz se abre, isto é, onde se liga com a vagina. Também se encarrega de proteger a matriz do pênis durante o ato sexual; além disso, no momento do parto esta área se abre para deixar o bebê sair da matriz até à vagina.
  • Vagina: é a zona que permite que o bebê gestado possa sair para o exterior. Como já comentamos anteriormente, trata-se de um conduto flexível que pode chegar a dilatar-se muito para permitir extrair o bebê facilmente.
Quais são as partes da vagina - O sistema reprodutor feminino

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as partes da vagina, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Quais são as partes da vagina

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
genivaldo waene xerente
quais sao as parte da vagina

Quais são as partes da vagina
Fonte: sites.google.com
1 de 4
Quais são as partes da vagina

Voltar ao topo da página