Partilhar

Quais são os ossos da perna

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os ossos da perna

Quando atingimos a idade adulta o nosso corpo está formado por 206 ossos, e cada um deles cumpre uma importante função para nos permitir realizar tarefas tão importantes como caminhar, nos mover, saltar e até escutar, pois zonas como o ouvido médio contam também com pequenos feixes que transmitem a vibração dos sons, garantindo a nossa audição.

E quando se trata de extremidades como os braços ou as pernas a presença do esqueleto é bem mais evidente, ainda que nem sempre saibamos o nome de cada uma de suas partes. Se você quer saber quais são os ossos da perna continue lendo, porque neste artigo de umComo vamos explicar tudo para você.

Também lhe pode interessar: Quais são os ossos do tórax

O que se entende por perna?

Antes de esclarecermos quais são os ossos da perna, é importante esclarecer a que área nos referimos exatamente, pois ainda que não saiba, existe uma diferença entre o conceito anatômico de perna e a ideia popular desta zona.

Em anatomia, a perna é o terceiro segmento dos membros inferiores e vai desde o joelho até o tornozelo, ou seja, só compreende a zona que normalmente chamamos de panturrilha. Portanto, para os especialistas em anatomia ou os profissionais da ciência, a zona da coxa não se inclui na perna e, portanto, os ossos que a formam também não.

De forma popular, chamamos perna a todo nosso membro inferior, desde a coxa até o tornozelo. Tendo em conta estes dois conceitos, pode-se explicar por que em alguns lugares se explica que a perna está formada por 2 ossos e em outros se diz que são 3.

Quais são os ossos da perna - O que se entende por perna?

Os ossos que formam a perna e a coxa

A nível anatômico e de acordo com a explicação anterior, os ossos da perna são dois:

  • A tíbia: trata-se de um osso longo cujo extremo mais distante faz parte da articulação do joelho. Encontra-se ao lado do perônio e está ligada a ele através da membrana intraóssea da perna. Este importante osso ajuda-nos a suportar o nosso peso, ao mesmo tempo em que participa no adequado movimento do corpo.
  • O perônio: conhecido também como fíbula, está localizado na parte externa de nossa perna. Assim como a tíbia, ajuda-nos a suportar parte do peso do corpo de forma eficaz.

Por sua vez, o osso da coxa é o fêmur que, além disso, é o osso mais longo e robusto do nosso corpo. Permite unir a coxa com o quadril e, graças à rótula, faz parte também da articulação do joelho junto com a tíbia, de maneira que estes três ossos são parte fundamental do movimento de nossas extremidades inferiores e de sua correta saúde e bem-estar. Lembre-se que desde o ponto de vista da anatomia a coxa não se inclui na perna, por isso para muitos especialistas o fêmur não está entre os ossos da perna e a distinção deve ser feita de forma separada.

Quais são os ossos da perna - Os ossos que formam a perna e a coxa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os ossos da perna, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário sobre Quais são os ossos da perna

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
leonardo
os ossos são perônio tíbia fêmur rútula

Quais são os ossos da perna
1 de 3
Quais são os ossos da perna

Voltar ao topo da página