Quais são os ossos da perna

Quais são os ossos da perna

Quando atingimos a idade adulta o nosso corpo está formado por 206 ossos, e cada um deles cumpre uma importante função para nos permitir realizar tarefas tão importantes como caminhar, nos mover, saltar e até escutar, pois zonas como o ouvido médio contam também com pequenos feixes que transmitem a vibração dos sons, garantindo a nossa audição.

E quando se trata de extremidades como os braços ou as pernas a presença do esqueleto é bem mais evidente, ainda que nem sempre saibamos o nome de cada uma de suas partes. Se você quer saber quais são os ossos da perna continue lendo, porque neste artigo de umComo vamos explicar tudo para você.

O que se entende por perna?

Antes de esclarecermos quais são os ossos da perna, é importante esclarecer a que área nos referimos exatamente, pois ainda que não saiba, existe uma diferença entre o conceito anatômico de perna e a ideia popular desta zona.

Em anatomia, a perna é o terceiro segmento dos membros inferiores e vai desde o joelho até o tornozelo, ou seja, só compreende a zona que normalmente chamamos de panturrilha. Portanto, para os especialistas em anatomia ou os profissionais da ciência, a zona da coxa não se inclui na perna e, portanto, os ossos que a formam também não.

De forma popular, chamamos perna a todo nosso membro inferior, desde a coxa até o tornozelo. Tendo em conta estes dois conceitos, pode-se explicar por que em alguns lugares se explica que a perna está formada por 2 ossos e em outros se diz que são 3.

Os ossos que formam a perna e a coxa

A nível anatômico e de acordo com a explicação anterior, os ossos da perna são dois:

  • A tíbia: trata-se de um osso longo cujo extremo mais distante faz parte da articulação do joelho. Encontra-se ao lado do perônio e está ligada a ele através da membrana intraóssea da perna. Este importante osso ajuda-nos a suportar o nosso peso, ao mesmo tempo em que participa no adequado movimento do corpo.
  • O perônio: conhecido também como fíbula, está localizado na parte externa de nossa perna. Assim como a tíbia, ajuda-nos a suportar parte do peso do corpo de forma eficaz.

Por sua vez, o osso da coxa é o fêmur que, além disso, é o osso mais longo e robusto do nosso corpo. Permite unir a coxa com o quadril e, graças à rótula, faz parte também da articulação do joelho junto com a tíbia, de maneira que estes três ossos são parte fundamental do movimento de nossas extremidades inferiores e de sua correta saúde e bem-estar. Lembre-se que desde o ponto de vista da anatomia a coxa não se inclui na perna, por isso para muitos especialistas o fêmur não está entre os ossos da perna e a distinção deve ser feita de forma separada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os ossos da perna, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.