Aulas de biologia

Quais são as funções da pele

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 fevereiro 2020
Quais são as funções da pele
Imagem: misaludaldia.com

A pele é o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Além disso, pode revelar doenças ou disfunções que outros órgãos sofrem. Ou seja, pode chegar a ser o rosto visível de algumas doenças ou disfunções. Nem toda a pele do corpo tem a mesma espessura. Por exemplo, nas palmas das mãos e dos pés é mais grossa que em outras partes do corpo humano. Sua principal função, entre outras, é a proteção. A seguir, em umComo mostramos-lhe quais são as funções da pele.

Também lhe pode interessar: Quais são as funções do esqueleto
Passos a seguir:
1

Proteção: A pele protege o corpo humano de qualquer tipo de ataque externo. Como, por exemplo, de pancadas, queimaduras, pressão, perda de água e calor, ações de agentes químicos, penetração de gérmenes. Seleciona aquilo que é prejudicial para o corpo e o que é benéfico.

2

Manutenção da hidratação: A pele é 70% água e é o que permite a vitalidade nela. Por esta razão, quando a quantidade de água diminui a camada córnea pode chegar a perder elasticidade e é quando dizemos que temos a pele seca. Quando a pele está bem hidratada regeneram-se as células cutâneas, que, como consequência, renovam a pele; por sua vez, tem uma maior flexibilidade facilitando uma melhor cicatrização e prevenção de surgimento de rugas.

3

Nutrição: Quando há uma necessidade de nutrição é que há uma falta de lipídios. Os lipídios ajudam a restaurar a função de barreira da pele e a restabelecer as membranas celulares. Por isso, quando faltam lipídios a função de barreira fica debilitada e há um aumento da desidratação, perde-se elasticidade e a pele torna-se mais vulnerável, e até podem chegar aparecer rugas.

4

Reprodução: As células vivas reproduzem-se por meio da mitose trocando as células velhas pelas células novas. Pois bem, as células da pele, que se encontram na epiderme -camada superior da pele- reproduzem-se a cada 28 dias. Graças a esta substituição das células, os cortes ou qualquer tipo de ferida podem cicatrizar de forma rápida.

5

Secreção: As glândulas de secreção podem ser écrinas -segregam líquido e suor-, apócrinas e holócrinas ou sebáceas. Sua origem é por causa da desintegração e diferenciação celular completa. Ao longo da vida vai-se modificando, mas o ponto mais alto é na puberdade.

6

Eliminação: A pele regula a temperatura corporal e realiza-se eliminando o calor, evaporando o suor secretado e, por sua vez, eliminando todas aquelas substâncias que sejam nocivas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as funções da pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: misaludaldia.com
Quais são as funções da pele