Crosta da Terra

Qual é a diferença entre magma e lava

Qual é a diferença entre magma e lava
Imagem: quizz.biz

Os vulcões são das formações geológicas mais interessantes que podemos encontrar, embora às vezes suas erupções possam pôr em risco as populações que se encontram ao redor. Nosso planeta está cheio de importantes regiões vulcânicas, algumas destas crateras se encontram ativas e outras inativas. Sabemos que os termos magma e lava estão relacionados com os vulcões, mas eles têm o mesmo significado? Em umComo.com.br explicamos qual é a diferença entre magma e vulcão.

Também lhe pode interessar: Qual é a diferença entre átomo e molécula
Passos a seguir:
1

Embora às vezes costumamos usar magma e lava como sinônimos, a realidade é que se trata de dois termos diferentes, ambos vinculados aos vulcões mas que servem para descrever duas partes diferentes das crateras.

2

O magma é a rocha fundida que se encontra dentro da crosta terrestre, submetida a temperaturas de calor extremo. É composto por líquidos, partículas voláteis e elementos sólidos. Quando o magma esfria, se converte em rocha ígnea, a qual pode ser de duas classes, dependendo de sua localização:

  • Se está dentro da crosta terrestre, converte-se em rocha plutônica
  • Mas se o magma se funde e sobe para a superfície da terra, converte-se em lava
Qual é a diferença entre magma e lava - Passo 2
3

Assim sendo, a lava é o magma quando tiver saído da crosta da terra, o que ocorre durante as erupções vulcânicas. Suas temperaturas, de extremo calor, rondam entre os 700º C e os 1200º C, e diferente do magma que pode esfriar rapidamente, a lava é bem mais espessa, por isso demora para arrefecer. Esta é uma das razões pelas quais estar próximo de uma zona de erupção vulcânica é arriscado, inclusive dias após a mesma ter ocorrido.

4

Estas são as diferenças entre magma e lava, agora que você já sabe, não há motivos para se confundir novamente.

Qual é a diferença entre magma e lava - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é a diferença entre magma e lava, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
milla yohanna
qual é a diferença de extenção de inércia
A sua avaliação:
Mc Jaison
muito utiu isso
A sua avaliação:
caroline
a relaçao que ha entre manto magma e a lava dos vulçoes
Imagem: quizz.biz
1 de 3
Qual é a diferença entre magma e lava