
Os países usam símbolos diversos em suas bandeiras para representar diferentes coisas. Esses símbolos vão desde aqueles que representam objetos animados, como animais, até objetos inanimados, como características físicas e elementos astrológicos, entre outros. Uma delas, muito comum, encontrada em grande parte das bandeiras do mundo, é a lua.
A representação da lua nas diferentes bandeiras é desenhada em diferentes formas e tamanhos. Também passa por diferentes fases: algumas bandeiras usam a lua em forma de crescente e outras usam o símbolo da lua cheia. A forma crescente está relacionada aos países muçulmanos do Oriente Médio e do Norte da África. Para descobrir quais são as bandeiras com lua, suas histórias e mais detalhes sobre suas simbologias, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.
Turquia
A composição da bandeira turca é muito simples, pois possui apenas 3 elementos característicos: o marcante fundo vermelho, a estrela branca e a lua minguante. Um dos aspectos a destacar sobre esta bandeira é que ela possui dois nomes diferentes: Ay Yildiz, cujo significado em turco é lua e estrela; e Alsancak, que significa bandeira vermelha.
Relativo aos elementos representados, a cor vermelha foi escolhida devido à enorme importância desta cor na história da Turquia, especialmente por todas as batalhas sangrentas que ocorreram na Guerra da Independência Turca. A lua crescente se junta à estrela branca e adquirem um significado conjunto, remetendo ao Islã, ou seja, a religião abraâmica monoteísta que se baseia no Alcorão. Em suma, é uma bandeira com um importante significado religioso.

Maldivas
A bandeira das Maldivas é muito recente, desde que foi adotada em 1963. Caracteriza-se por apresentar um jogo visual, pois à primeira vista parece desenhada em perspectiva. É composta por um fundo vermelho, um retângulo verde localizado no centro e uma lua crescente branca.
A cor verde e a lua são símbolos da religião islâmica. Além disso, esta cor representa todas as palmeiras que compõem esta ilha, tornando-se uma fonte de vida para ela. Por sua vez, a lua reflete o poder da fé islâmica que os habitantes possuem e o fundo vermelho refere-se ao sangue daqueles que sacrificaram suas vidas pela nação.

Malásia
A Malásia também tem uma bandeira recente, tendo adotado a sua forma atual em 16 de setembro de 1963. É composta por 7 faixas horizontais vermelhas e 6 brancas, representando conjuntamente os 13 estados federados malaios e a própria federação malaia.
No canto superior esquerdo da bandeira há um quadrante azul que contém em seu interior uma lua crescente, sendo um símbolo que remete à cultura islâmica existente no país, junto com a estrela de 14 pontas, que tem significado idêntico ao das faixas horizontais. A lua e a estrela são amarelas em referência a monarquia da Malásia.

Mongólia
Na lateral do mastro da bandeira mongol, há um emblema amarelo. Tem o formato de uma lua que faz parte de um símbolo chamado Soyombo, que é uma representação geométrica do sol, da terra, do fogo, da água e da própria lua.

Bangladesh
A bandeira de Bangladesh foi adotada em 1972. Possui uma grande lua vermelha que representa o sangue derramado pelo seu povo na luta pela independência do país. A cor verde do fundo da bandeira remete à exuberância da terra.

Uzbequistão
A bandeira do Uzbequistão tem uma lua crescente branca no canto superior esquerdo. É acompanhada por 12 pequenas estrelas brancas, o que a torna uma das bandeiras do mundo com mais estrelas. As cores desta bandeira são três: azul, branco e verde, aparecendo em três listras horizontais.

Argélia
Esta bandeira foi adotada em 3 de julho de 1962 e é composta por duas metades: uma verde ao lado do mastro e outra branca na asa. No centro da bandeira há uma lua crescente minguante junto com uma estrela de cinco pontas. Ambos os elementos são vermelhos.
O branco representa a pureza, e tanto o verde quanto a lua crescente representam o Islã. Por sua vez, a estrela representa os 5 pilares da religião islâmica.

Líbia
A bandeira da Líbia foi adotada pela primeira vez em 1951. Permaneceu oficial até 1969 e foi readotada em 2011. Possui três listras: vermelha, preta e verde. Tem uma lua minguante colocada no centro e uma estrela (Vênus): ambos os elementos são brancos.
As três listras de cada lado simbolizam uma das 3 províncias históricas do país: Tripolitânia, Cirenaica e Fezzan. Além disso, esses tons são cores clássicas pan-árabes.

Tunísia
A bandeira da Tunísia não sofreu muitas alterações desde que foi adotada em 1831. A lua crescente e a estrela que nela aparecem são símbolos tradicionais do Islã e servem para indicar que a Tunísia fazia parte do Império Otomano.
A cor vermelha da bandeira foi tomada pelos otomanos. A bandeira nacional da Tunísia foi recuperada com a independência do país da França em março de 1956, uma vez que foi alterada após o estabelecimento do domínio colonial francês em 1881.

Singapura
Esta bandeira foi adotada em 1959, ano em que Singapura conseguiu se tornar um território autônomo dentro do Império Britânico e permaneceu como bandeira nacional depois que a independência do país culminou em agosto de 1965. Seu desenho é um vermelho horizontal em dois tons sobre branco.
No quadrante superior esquerdo, uma lua crescente branca está sobreposta à frente de um pentágono formado por cinco pequenas estrelas brancas de 5 pontas. Os elementos contidos na bandeira denotam uma jovem nação Singapuriana em ascensão, de fraternidade e igualdade universais e de ideais nacionais.

Outras bandeiras com lua
Além das bandeiras com lua mostradas acima, existem outras que possuem pelo menos uma lua em sua composição. São as bandeiras dos seguintes países:
- Bandeira do Nepal.
- Bandeira da Mauritânia.
- Bandeira do Azerbaijão.
- Bandeira do Laos.
- Bandeira de Palau.
- Bandeira do Turcomenistão.
Agora que você sabe quais são as bandeiras com lua, descubra também as Bandeiras com sol e as Bandeiras com estrelas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Bandeiras com lua, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.