Como redigir um e-mail de trabalho
Quando entramos ao mundo do trabalho começamos a aprender os truques e a pôr em prática todas as ferramentas que conhecemos para desempenhar nosso trabalho, mas são poucas as empresas que oferecem a seus empregados treinamento na área da linguagem empresarial. Assim, muitas pessoas desconhecem qual é a forma correta de comunicar-se de forma escrita dentro de uma organização, de que modo devemos iniciar um texto?, como me dirigir a meu superior ou a meus colegas? Em umComo.com.br esclarecemos para você alguns pontos básicos para que você saiba como redigir um e-mail de trabalho.
Nível da comunicação
Se é você quem inicia a comunicação, você deve estabelecer o nível de formalidade do e-mail. A forma como você se comunica por escrito com seus colegas próximos e com seu chefe ou com um desconhecido não é a mesma. Independentemente da intimidade, o importante é que você sempre use uma linguagem clara e correta.
Cumprimento inicial
O nível de formalidade e de intimidade vai lhe permitir estabelecer o cumprimento inicial. Por exemplo, com um desconhecido ou um superior distante de você, você poderia começar escrevendo um cumprimento formal "Prezado Pedro Santos", com seu chefe talvez pudesse ser "Bom dia João" ou "Bom dia Sr. João" e com seus colegas próximos, um "olá" ou "olá, tudo bom", que é mais informal e próximo sem deixar de ser adequado.
Apresentação
Se você estiver escrevendo um e-mail de trabalho para um fornecedor ou algum contato da empresa que ainda não lhe conhece é muito importante que você se apresente com seu cargo depois do cumprimento, para que o leitor possa localizar você rapidamente. "Prezado Paulo Perez, meu nome é Fulano Tal, redator do site umComo.com.br"
Clareza no conteúdo
Depois de ter se apresentado enuncie o propósito de seu e-mail com clareza e da forma mais breve possível, por exemplo: "entro em contato com o Senhor para saber o status da impressão dos 2000 cartões de visita encarregados à sua empresa no passado mês de Janeiro"
Despedida e contato
Quando você tiver terminado de redigir o e-mail de trabalho, agradeça o leitor, seja pela informação que estará prestes a lhe fornecer, pela ajuda, etc. Estabeleça uma despedida cordial, onde além do mais estejam todos os seus dados de contato, por exemplo:
- Agradeço de antemão
- Saudações cordiais (ou Abraço, se houver mais intimidade)
- Fulano de Tal
- Redator de umComo.com.br
- E-mail xxxx
- Telefone xxx
Evite mensagens confusas
Não dê informação a mais se não tiver certeza, não confunda seu leitor e tente colocar todas as dúvidas, desejos ou necessidades que você tiver no e-mail, de maneira tal que você não se veja na obrigação de escrever outro novamente para dizer "aaah esqueci de comentar...". Quando o e-mail estiver finalizado SEMPRE leia-o antes de enviar, assim você poderá corrigir os erros ou melhorar o que for necessário.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como redigir um e-mail de trabalho, recomendamos que entre na nossa categoria de Formação.
Conselhos
- É importante, seja qual for o propósito do e-mail: informar, solicitar, expressar, etc., que o conteúdo esteja claro para o leitor, que não se preste a confusões
- Não use palavras confusas que possam se prestar a confusões, em algumas ocasiões menos é mais, lembre-se disto
- Revise sempre o e-mail antes de enviar, para ter certeza de não ter cometido nenhum erro e de que você está dizendo o que deseja